Análise do jogo Galatasaray vs Real Madrid do dia 09/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo


Análise do jogo Galatasaray vs Real Madrid, do dia 09/04/2013,confronto válido pelas quartas de final de UEFA Champions League 2012/13. Se quiser ver a análise do jogo de ida clique aqui.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


No primeiro jogo deste confronto o Real Madrid recebeu o Galatasaray e venceu com certa facilidade por 3-0, um resultado muito complicado para ser revertido, pois além da diferença de 3 gols, o time turco não marcou gol na casa do adversário, sendo este o critério de desempate.

José Mourinho escalou o time visitante usando o seu estilo de rotação do plantel que já lhe é habitual, Essien na lateral direita, Coentrão na lateral esquerda, a dupla de zaga Varane e Pepe, no meio-campo Khedira e Modric (fazendo o papel normalmente desempenhado por Xabi Alonso), o trio dos meio-campistas ofensivos: Dí Maria, Ozil e Cristiano Ronaldo, e no ataque Higuaín.

O Galatasaray já entrou em campo prejudicado, não podendo contar com o goleador Burak Yilmaz suspenso por cartões amarelos, observe-se ainda que o cartão que recebeu no jogo anterior foi injusto. De resto, o clube turco pode mandar o seu time base com os destaques Drogba, Sneijder e companhia.


ANÁLISE DO JOGO

A equipe de Madrid se caracteriza pela qualiade individual do seu quarteto ofensivo que é muito objetivo e eficaz, não é um time que valoriza a posse de bola e trabalha as jogadas lentamente, pelo contrário, assim que entram em organização ofensiva partem para o ataque, de forma rápida, buscando chegar ao gol de maneira direta, dessa forma, é normal que o esse time tenha números inferiores na estatística de posse de bola, tal como neste jogo em que tiveram 43% da posse da bola.

O placar no primeiro jogo deixou o Real Madrid muito confortável para jogar na sua zona de conforto, utilizando o seu modelo de jogo habitual, talvez até ligeiramente mais defensivo que o normal, o Galatasaray detinha a bola mas sofria muita dificuldade para criar oportunidades de gol, e logo no início do jogo, com 8 minutos sofreram o primeiro gol do jogo, na falha de Eboué que permitiu a Cristiano Ronaldo avançasse pelas suas costas e alcançasse a bola cruzada por Khedira. O jogador português estava em impedimento, mas o gol foi validado, para desespero de Eboué e dos turcos.

Vale uma nota de destaque para Khedira, jogador de muita qualidade na marcação e desarme, além de boas capacidades físicas tem feito bons jogos e surpreendendo também ofensivamente, com uma movimentação sem bola muito inteligente.

Na continuidade do primeiro tempo vimos um Real Madrid bastante satisfeito com o resultado e o Galatasaray mesmo diante de sua torcida parecia impotente, e já se sentindo derrotado.

Mas o jogo ganhou alegria e emoção a começar por um belo lance de drible em que o lateral direito Eboué fez um "lençol" em Cristiano Ronaldo, e esse foi só o começo do atrevimento dos turcos, parecia até que o técnico Fatih Terim tivesse dado um ordem para os jogadores "jogarem bonito", e com aproximadamente 15 minutos do segundo tempo foi novamente Eboué que apareceu para receber uma assistência de Sneijder e bateu forte da entrada da área.

O gol deu pouco mais de ânimo ao time turco que aos poucos começou a acreditar no milagre da classificação, quando faltavam 20 minutos para o fim do primeiro tempo saíram dois gols em menos de 3 minutos, um deles com Sneijder, e o outro com Drogba que marcou de "letra". Todos os três gols do time turco foram muito bonitos.

Nos 10 minutos finais, tivemos as últims substituições, o time da casa ficou mais ofensivo, indo para o "tudo ou nada" Eboué deixou o campo para entrada de Elmander, enquanto o visitante resguardou-se sem mudar o sistema tático, Raúl Albiol jogador de características defensivas entrou no setor de meio-campo e com isso, Modric foi avançado para jogar como meio-campo ofensivo na posição que era ocupada por Ozil que foi substituído.

Apesar da luta o Galatasaray não conseguiu reverter a situação, e quando se expôs ao extremo acabou sofrendo o segundo gol, novamente pelos pés de Cristiano Ronaldo que finalizou no centro da área já aos 90 minutos.

O Galatasaray vence por 3-2 mas é eliminado.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Desde que a competição começou o Real Madrid é apontado como um dos favoritos, de fato possuem um time incrível mas seus resultados não tem sido brilhantes, contra o Galatasaray a apatia podia ser notada em vários momentos, principalmente no primeiro jogo. Também não foram convincentes nos duelos contra o forte Manchester United, onde foram até favorecidos por erro da arbitragem, e na fase de grupos não conseguiram passar pelo Borussi Dortmund (outro classificado para as semi finais).

Na minha opinião o Real possui os melhores valores individuais que formam um plantel com amplas opções de qualidade, taticamente o time está bem ajustado, os novos jogadores já parecem adaptados ao modelo de jogo proposto pelo "The Special One" José Mourinho, mas será que esse time está mentalmente preparado para vencer a competição? Os merengues precisam estar mais determinados e focados para levar o time a vitória nos próximos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário