Análise do jogo Real Madrid vs Galatasaray do dia 03/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo


Análise do jogo Real Madrid vs Galatasaray, do dia 03/04/2013,confronto válido pelas quartas de final de UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Após um jogo muito duro contra o Schalke 04 o Galatasaray conseguiu essa oportunidade de disputar as quartas de final contra um dos times mais fortes do mundo, o Real Madrid, esse foi o primeiro jogo do mata-mata, e os turcos sentiram o poder de fogo do Real Madrid jogando no Santiago Bernabéu, os mandantes eram mesmo favoritos para este confronto.

O Galatasaray entrou em campo com o goleador da competição, Burak Yilmaz, além dele as duas grandes contratações, Drogba e Sneijder chamam atenção pelo lado dos turcos, já pelo Real Madrid, o técnico José Mourinho escalou o seu time base, incluindo alguns jogadores que são usados com frequência no sistema de rotação do plantel. Benzema titular no ataque, o jovem prodígio da defesa Varane fez dupla de zaga com Sérgio Ramos, na lateral esquerda Fábio Coentrão foi a escolhido, o que faz sentido se considerarmos que Marcelo está voltando de lesão, e na lateral direita foi usado o coringa Essien onde normalmente é utilizado Arbeloa.

ANÁLISE DO JOGO


Pouco a pouco a qualidade do elenco do Real Madrid foi matando o Galatasaray, o time de Madrid sempre muito objetivo quando tem a posse de bola criava oportunidades com o talento do seu losango ofensivo: Ozil, Dí María, Cristiano e Benzema, não demorou para Benzema ameaçar fortemente os turcos com uma cabeçada, mas foi em outra jogada que os merengues abriram o placar, quando Ozil deu a assistência para Cristiano Ronaldo marcar o primeiro gol.

Observamos um Galatasaray forte, não demorou para que o marfinense Didier Drogba conseguisse receber uma bola e girar ultrapassando Varane e finalizar para o gol, esse remate falho talvez tenha sido a melhor chance dos turcos na partida, talvez um gol nesse momento mudasse toda sequência do jogo, mas não foi o que ocorreu.

Taticamente acredito que o time visitante não foi bem na sua organização defensiva que me pareceu muito focada em manter um posicionamento fixo, Felipe Melo por exemplo, aparecia como um meio-campo defensivo, centralizado no campo e à frente dos zagueiros e praticamente não saiu de sua posição. A falta de mobilidade dos jogadores no seu posicionamento defensivo, jogadores que por vezes não se ocupavam da marcação de ninguém, ficando inúteis enquanto o time era atacado.

Com aproximadamente 30 minutos de jogo, Cristiano fechava pelo meio e Benzema foi para o segundo poste, Essien fez o cruzamento pela direita, a bola atravessou a área do Galatasaray, nem Cristiano Ronaldo nem o defensor do Galatasaray conseguiram chegar na bola, e foi Benzema quem recebeu, pelas costas de Eboué que bobeou no lance, o francês executou a finalização e marcou o segundo gol do Real.

Liderando o placar o time da casa podia jogar com ainda mais tranquilidade, dando campo a seu adversário confiando em sua capacidade defensiva e no seu contra-ataque mortífero, o time adversário conseguiu ameaçar mas falhou nas poucas oportunidades efetivas de finalização. Quando o primeiro tempo terminou o time turco tinha mais tempo de posse de bola e teria também finalizado mais vezes, o diferencial foi o aproveitamento das oportunidades criadas.

O que se viu a partir do segundo gol e durante o segundo tempo foi um Galatasaray abatido, como se os jogadores se sentissem impotentes de fazer qualquer coisa para mudar aquele cenário. O Real Madrid cozinhou o jogo em fogo baixo, o segundo tempo foi inferior tanto em técnica quanto em determinação.

Para piorar ainda mais as possibilidades do Galatasaray, o time sofreu com duas decisões discutíveis da arbitragem, em uma delas o jogador do Real Madrid teria tocado com a mão na bola e cometido pênalti, na outra, Yilmaz avançava dentro da área e foi calçado ao driblar Sérgio Ramos, além de não dar o pênalti o árbitro ainda o advertiu com o cartão amarelo, este, deixou Yilmaz inelegível para o próximo jogo.

Na continuidade do jogo, Mourinho fez algumas substituições, Higuaín entrou no lugar de Benzema, e Modric para o de Ozil. Posteriormente, Pepe foi chamado para substituir Dí María.

Higuaín entrou bem, e querendo jogo, até mesmo disputando bolas de carrinho na saída de bola do adversário. Em um lance de bola parada, Xabi Alonso fez o cruzamento e o atacante Higuaín avançou para bola completamente sem marcação em falha grave do time turco, o argentino nem sequer precisou pular para cabecear e marcar o terceiro gol do Real.

Cristiano Ronaldo fez bom jogo, apareceu bem para marcar o primeiro gol e deixar o time em situação confortável, mas com o seguimento da partida a sua atitude foi um pouco egocêntrica e vaidosa, em certa ocasião tentou uma finalização mirabolante, acrobática e completamente desnecessária.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Após essa vitória de 3-0 podemos dizer que o Real Madrid já tem sua vaga 99% garantida nas semi-finais, somente um torcedor muito otimista do Galatarasay poderia acreditar em uma reviravolta, não bastasse a derrota por três gols de diferença, o time turco sequer marcou um gol na casa do adversário e ainda não poderá contar com Burak Yilmaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário