Análise do jogo Málaga vs Borussia Dortmund do dia 03/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Málaga vs Borussia Dortmund, do dia 03/04/2013,confronto válido pelas quartas de final de UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Esse é o encontro do time que encantou os torcedores na fase de grupos com um jogo plástico, ofensivo e que levou o Dortmund a classificação mesmo no grupo da morte, eliminando o temido Manchester City e o tradicional Ajax, e do outro lado o underdog Málaga, o time espanhol que a princípio parece não intimidar ninguém chegou às quartas de final, mandando pra casa o Porto, equipe que demostrava um belo futebol, a equipe comandada pelo técnico Manuel Pellegrini recebeu em sua casa o jovem time do Borussia Dortmund.

O Málaga mandou a campo o seu time base, com Saviola titular no ataque (Roque Santa Cruz no banco), pelo lado do Dortmund, o zagueiro Matt Hummels que era dúvida para o jogo desfalcou a equipe, e tal como no jogo anterior contra o Shakhtar a dupla de zaga foi Subotic e Felipe Santana. O meio-campo experiente Sebastian Kehl foi preferido deixando no banco de reservas Bender.

Se considerarmos a idade dos jogadores do Málaga e do Dortmund podemos até comparar esta partida com aquela típica pelada de solteiros contra casados, salvo algumas exceções, como Isco que é um jovem talento a favor do Málaga, e o já referido Kehl que está no Borussia Dortmund desde 2001 e conta com 31 participações pela seleção alemã.

ANÁLISE DO JOGO


Aquele que tentar entender esse jogo apenas observando os números possivelmente seria levado a um grande erro, a posse de bola ficou completamente dividida, e a quantidade de finalizações foi semelhante (10 para o Málaga, 13 para o Dortmund), e o placar em 0-0, isso indicaria uma partida disputada e com equilíbrio, errado, o que se viu no estádio La Rosaleda foi um monólogo por parte do Dortmund.

O placar de 0-0 não é injusto, só existe injustiça no futebol quando ocorre um erro da arbitragem que causa consequências ao jogo, de resto, tudo é uma combinação de competências e as imprevisibilidades do futebol.

Mesmo fora de casa a equipe do Borussia Dortmund assumiu o controle das ações ofensivas desde o início até o final de jogo, o time alemão conseguia desenvolver as suas jogadas, e efetivamente criar excelentes condições de finalização, mas a capacidade de finalização foi terrível! Tanto Gotze, Reus e até o centroavante Lewandowski tiveram chances nítidas para marcar e falharam.

Não sei dizer se o problema foi de ordem técnica (no gesto técnico do chute em suas variáveis) ou mental, talvez os jovens jogadores do Dortmund estivessem muito nervosos, ou ainda, seria aquela displicência típica do jovem?

Aqueles que assistiram o primeiro embate de Porto vs Málaga, viram um Málaga passivo, e o Porto dominando as ações ofensivas por completo, ainda mais que nesse jogo, mas houve uma grande diferença, no embate contra o time português a organização defensiva do Málaga trabalhou muito bem, e mesmo atacando o tempo todo o Porto não teve oportunidades boas para finalizar. Nesse jogo, a defesa do Málaga pareceu completamente perdida diante dos ousados garotos de Dortmund.

A exceção, o goleiro do Málaga fez uma grande partida e se o placar se manteve em 0-0, parte disso se deve ao desempenho dele, Willy Caballero.

Pelo Dortmund, o meio-campo Gündogan fez uma boa partida cumprindo bem com as suas funções, dando ritmo de jogo ao time e enfiando bolas para o atacante e os meias ofensivos.

O time da casa bem mais experiente sabia que estava em apuros, tinham muita dificuldade na organização ofensiva, havia uma grande distância entre os jogadores, as melhores oportunidades do time vieram através de bolas paradas, ou de tentativas de jogadas individuais, Saviola foi incisivo e esteve perto de marcar um gol, Quando estevam apoiando os laterais Jesús e Antunes apareceram bem, Toulalan foi quem deu mais passes pelo seu time, e com bom índice de precisão.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Empatar em 0-0 em casa não foi um resultado tão ruim para o Málaga, o time é experiente e pode resistir a pressão da torcida no jogo de Dortmund, qualquer empate com gols lhes dará a classificação, de todos os empates, este era o melhor possível. Pelo ponto de vista do Borussia Dortmund eu diria que tudo que eles precisam é que seus garotos tornem-se homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário