Análise do jogo Borussia Dortmund vs Málaga do dia 09/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Borussia Dortmund vs Málaga, do dia 09/04/2013,confronto válido pelas quartas de final de UEFA Champions League 2012/13. Se quiser ver a análise do jogo de ida clique aqui.

Por: André Salgueiro Lima



INTRODUÇÃO AO JOGO


Essa foi a partida decisiva entre Dortmund e Málaga que brigam por uma vaga na semi-final da UEFA Champions League, no primeiro jodo tivemos um empate por 0-0, resultado que deu ao Málaga a vantagem da classificação em caso de qualquer empate com gols nesta partida na casa dos alemães.

A torcida do Borussia Dortmund lotou o estádio e deu espetáculo como já era esperado, tivemos um jogo muito emocionante decidido no último minuto, essa é uma daquelas partidas de futebol na qual quem assistiu jamais vai esquecer.

Em campo tivemos algumas mudanças em relação ao primeiro jogo, pelo Málaga, Iturra e Weligton estavam suspensos, jogaram Camacho no meio-campo e Sánchez na zaga, e no setor de meio-campo/ataque, Saviola ficou no banco, Júlio Baptista foi escalado no ataque e Duda entrou na posição de Meio-Campo Ofensivo. No Dortmund, Bender titular no meio-campo e o Extremo Direito Blaszczykowski "Kuba" também titular.

ANÁLISE DO JOGO


No início da partida pudemos observar as diferentes abordagens táticas para essa partida, o time da casa com o bloco avançado, marcando com pressão e pressing desde a grande área do adversário quando este tinha a posse de bola, enquanto o clube espanhol mantinha sua marcação atrás da linha da bola, o que ficou bastante claro em um lance com aproxidamente 10 minutos de jogo, os zagueiros Felipe Santana e Subotic tinha a bola na zona defensiva do campo, e nenhum dos jogadores do Málaga os pressionavam, mas não haviam opções de passe, vimos quase um minuto de passes entre Felipe e Subotic, notou-se também que o Borussia não pretendia usar a ligação direta a partir da defesa.

No primeiro jogo o Málaga teve muitos problemas para conter o ímpeto ofensivo do Borussia, nesta partida o comportamente defensivo do time espanhol foi bem mais eficiente, apesar dos gols sofridos a quantidade de oportunidades concedidas foi menor, podemos destacar também a habilidade do coletivo defensivo do Málaga em realizar a armadilha do impedimento, que por vezes anulou o ataque adversário.

O Borussia tinha a responsabilidade e necessidade de buscar o ataque, e um pouco por consequência disso os espaços apareciam para o adversário, o Málaga teve certa facilidada em trabalhar as jogadas ofensivas usando passes rasteiros, quem melhor aproveitou o espaço concedido foi Joaquim, o meia fez um excelente primeiro tempo, marcando um gol aos 25 minutos do primeiro tempo em uma bela jogada.

O gol foi muito comemorado pelo Málaga que nessa situação poderia sofrer um gol e ainda se classificaria, para o Dortmund foi um golpe, e que forçou o time ainda mais para o ataque. Mas o Dortmund conseguiu o empate ainda no primeiro tempo com Lewandowski, que recebeu belíssima assistência de Reus, houve uma falha na zaga do Málaga que não acompanhou o atacante polonês do Dortmund.

No segundo tempo a abordagem de jogo do Málaga mudou, mesmo ainda em vantagem o time espanhol aceitou um jogo mais franco, as chances surgiram para ambos os lados, e foi o time visitante que marcou o gol, com erro da arbitragem que não viu o impedimento, Eliseu que tinha saído do banco de reservas marcou aos 82 minutos de jogo.

Com menos de 10 minutos para o fim do jogo esse gol provavelmente decidiria o confronto, agora o Borussia precisaria de 2 gols para obter a vaga, e o Málaga só precisava se defender e esperar o apito final, contavam também com o goleiro Caballero que já havia realizado duas defesas difíceis.

Quando tudo parecia decidido o futebol mostrou a sua imprevisibilidade, um daqueles momentos em que não há o que ser dito sobre tática ou habilidades, tudo se resumiu em coração, em emoção, a pura paixão que move os atletas, e que faz torcedores e fãs amarem esse esporte.

O Borussia Dortmund conseguiu os 2 gols que precisava durante o tempo adicional do jogo! Diante de sua torcida, um final digno de Hollywood, aliás, nenhum diretor do mundo conseguiria reproduzir esse momento, é pura emoção, pura paixão e tudo é real!

Gols marcados por Marco Reus e pelo zagueiro Felipe Santana, o gol decisivo também foi marcado em uma situação de impedimento, esse, bastante difícil de ser percebido.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Nas oitavas de final, o Porto era favorito contra o Málaga e venceu, e quando aconteceu o sorteio e Málaga e Borussia Dortmund foram colocados frente a frente, o favoritismo foi dado ao Borussia, a verdade é que os espanhóis sempre foram a zebra, já não era esperado que chegassem até onde chegaram, mas eles estavam lá e por muito pouco não seguiram adiante, conquistando a admiração dos fãs de futebol, que viram um time vibrante e guerreiro, colocaram seus corações em campo em cada jogo e quando foram enfim derrotados, desabaram, junto a comemoração do adversário vieram as lágrimas dos atletas do Málaga e de seus torcedores ao redor do mundo, uma cena emocionante, os espanhóis foram incríveis e podem voltar para casa com a cabeça erguida.

E o que dizer sobre o Dortmund?

O pensador italiano Nicolau Maquiavel compara a sorte a uma mulher, são ambas imprevisíveis, mas ele também diz que são os impetuosos, os corajosos, aqueles que possuem as melhores chances de conquistá-las.

O jovem time do Borussia Dortmund mostrou o seu coração e sua coragem para chegarem a semi final, veremos como será o seu comportamento nos jogos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário