Introdução a dinâmica tática do futebol - 7ª parte (modelo de jogo)


Finalmente posso dizer que esses artigos introdutórios estão chegando bem próximo do final, hoje vamos falar sobre o conceito de modelo de jogo que é essencial para qualquer um que deseje conhecer verdadeiramente sobre teoria do futebol.

Por: André Salgueiro Lima

conceito de modelo de jogo na teoria tática do futebolO modelo de jogo é a fusão da organização estrutural e da organização funcional, então você não terá nenhuma dificuldade para entender esse conceito de você já conhece os dois tipos de organização. Se ainda restar alguma dúvida leia novamente os dois últimos artigos desta série que abordaram estes temas, os links estão no final deste artigo.

Uma vez que você já saiba o que é o modelo de jogo, vamos analisar as características inerentes a ele.

O modelo de jogo é referencial, racional, específico, dinâmico, flexível e evolutivo.

  • Referencial
Acima de tudo, o modelo de jogo é o maior referencial tático de uma equipe de futebol, a partir dele o treinador estipula a organização funcional e estrutural da equipe e todo viés tático do time.
Também evidenciamos que o modelo de jogo deverá ser um norteador dos treinos, bem como das negociações de jogadores.

  • Racional
A racionalidade do modelo de jogo consiste em atender aos princípios de jogo ofensivos e defensivos do futebol, é um requisito mínimo para que um modelo de jogo possa ter eficácia quando levado a prática.

  • Específico
A especificidade do modelo de jogo se dá pelas diferenças daquilo que o treinador tem em mãos, para cada equipe existe a necessidade de criar um modelo específico, destinado a atender as ncessidades dela.
Nenhum modelo de jogo pode ser inteiramente copiado de uma equipe para outra, pois há inúmeras variáveis que devem ser consideradas na elaboração do mesmo, elas incluem por exemplo: O material humano que o técnico tem em mãos, a estrutura do clube, a torcida, as competições, entre tantos outros fatores.

  • Dinâmico
Essa característica advém da própria natureza do futebol como esporte, por mais que exista o estudo e o planejamento tático do jogo, uma partida de futebol sempre será imprevisível, e a própria imprevisibilidade é um dos componentes desta magia que é o futebol.
Com isso, devemos levar em consideração no modelo de jogo a imprevisibilidade que se dá tanto pelo acaso, como pela criatividade humana dos jogadores dentro de campo.

  • Evolutivo
Consideramos ainda o modelo de jogo como um ideal a ser buscado, o treinador e sua equipe juntos evoluem o modelo de jogo, jamais alcançando a excelência, sempre haverá algo a melhorar, algum detalhe para se aprofundar e treinar.
O modelo de jogo será sempre um produto em transformação, jamais alcançando seu estado final.

  • Flexível
Uma característica muito importante é a flexibilidade do modelo de jogo, considerando que durante uma temporada, um campeonato ou mesmo em uma única partida a equipe poderá se encontrar em diferentes situações, a flexibilidade é necessária para que o modelo de jogo possa se adaptar a estes diferentes cenários.


Neste ponto nós já sabemos o que é o modelo de jogo e quais as características que devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimento do mesmo.

Se você leu todos os artigos e conseguiu compreender os conceitos que foram trabalhados até aqui nesse curso (supondo que já não os tinha visto antes), com certeza o seu conhecimento teórico de futebol evoluiu.
Tente exercitar esse conhecimento durante as partidas de futebol em que assistir, observe o comportamento tático dos jogadores, tente perceber detalhes quanto ao modelo de jogo usado pelos times, o verdadeiro conhecedor do futebol consegue perceber detalhes que o torcedor e os fãs normais e leigos não conseguem.

 Artigos posteriores desta série:

Artigos antecedentes desta série:
Link para parte 1 (conceituando futebol como ciência)
Link para parte 2 (conceitos de estratégia e tática) 
Link para parte 3 (os setores do campo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário