Introdução a dinâmica tática do futebol - 6ª parte (funções táticas)

organização funcional no futebol teoria do futebol



No último artigo desta série nós vimos o que são os sistemas táticos, a organização estrutural da equipe. Hoje nós vamos estudar o que são as funções táticas, que são a origem da organização funcional do time.

Por: André Salgueiro Lima


Cada jogador da equipe possui uma referência posicional, e ainda possuem cada qual a sua função tática individual, sendo esta última ainda mais importante para o modelo de jogo.

No artigo que falamos sobre as posições no futebol nós pudemos conhecer todas as possíveis posições dentro do campo, e entender que estas posições somente representam o local em campo que o jogador tendencialmente ocupará. A referência posicional por si só, atribui poucas obrigações táticas ao jogador, esta lacuna é suprida pela função tática individual.
A função tática diz ao jogador muito mais do que somente o espaço que deverá ocupar no campo, ela atribui todas as tarefas que o atleta deverá realizar durante o jogo, isso é, as ações que se esperam dele (com ou sem a bola).

aprenda o significado das funções táticas no futebol

As condutas definidas pela função tática abordam todos os aspectos do jogo, podemos citar como exemplo: Como o jogador deverá se posicionar nas transições, que tipo de marcação fazer, como realizar a marcação, em quais situações deverá se movimentar para as laterais, quando deverá centralizar, se deve buscar por passes em profundidade, se deve tentar chutes de fora da área. Esses são só alguns exemplos, a função tática envolve absolutamente todos os aspectos do jogo.
É claro que a função tática é um conceito teórico, provavelmente a maior parte dos jogadores não sabem o que é função tática ou organização funcional, provavelmente muitos técnicos e comentaristas também não saibam, porém, todo jogador de futebol assume uma função tática, sabendo ou não o conceito teórico.
A função tática é definida por alguns fatores diferentes, podemos destacar os principais: A própria experiência do atleta, a cultura tática dos lugares em que já passou e jogou, e principalmente, as ordens do técnico que estipula como ele deverá agir dentro de campo.
O sistema tático é a representação coletiva das referências posicionais dos jogadores, que são individuais. Ao sistema tático dá-se o nome de organização estrutural. Com a organização funcional ocorre algo semelhante.

organização funcional, tática coletiva no futebol

Cada jogador possui uma função tática, a qual exerce individualmente, contudo, juntas essas funções táticas representam a tática coletiva da equipe. Essa tática coletiva é chamada por organização funcional.
A organização estrutural e a organização funcional juntas representam o modelo de jogo da equipe.

Artigos seguintes desta série:

Link para parte 7 (modelo de jogo)
Link para parte 8 (fases do jogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário