Análise da 14ª rodada do campeonato português

Confira a análise da 14ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.

destaques da rodada do campeonato portugues

Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.


Por: Francisco Bacelar Costa

SL Benfica 2 vs 2 FC Porto

No jogo chave da jornada, o bicampeão nacional (FC Porto) deslocou-se ao terreno do eterno rival para protagonizar um dos melhores jogos deste campeonato em todos os aspectos, emocionante do primeiro ao último instante.
O Benfica apresentou-se no seu habitual 4-1-3-2 com Artur no gol, Maxi na lateral direita, Jardel e Garay na zaga e Melgarejo na lateral esquerda. Matic como médio defensivo, a linha de três foi composta por: Salvio, Enzo Pérez e Gaitán e uma dupla de atacantes com Lima e Cardozo.
O FC Porto apresentou-se na Luz com o seu habitual 4-3-3 ainda que com Defour (médio adaptado a ponta direita). Porto escalado com: o goleiro Helton, na defesa: Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro, Fernando como médio defensivo, Moutinho e Lucho compondo o meio-campo, seguindo-se Defour e Varela e na frente Jackson Martínez.
O Porto entrou impressionantemente bem, a pressionar o Benfica e a chegar ao gol logo após 8 minutos de jogo por Mangala numa bola parada em que a defesa do Benfica falha na marcação.
2 minutos depois, a equipa encarnada responde da melhor forma ao gol do Porto e com uma jogada linda entre Cardozo, Jardel e Matic, este último assinou um gol fabuloso.
Aos 15’ minutos, Jackson Martínez rouba a bola após um erro de Artur e assina o 1-2, e novamente, 2 minutos depois, Gaitán responde finalizou no cruzamento de Salvio que perante a displicência de Otamendi após o corte de Helton encosta para o fundo das redes restabelecendo a igualdade que durou até ao final do jogo.
Vítor Pereira (treinador do FC Porto-VP) sugeriu que o Benfica contra o Porto era bola longa para Cardozo e aproveitar as segundas bolas, o que é certo, é que durante parte do tempo, foi assim que o Benfica coexistiu a um período de domínio dos Dragões que terminou com o começo do cansaço e com o qual VP não soube lidar, visto que no banco não tinham grandes soluções ofensivas, Izmaylov tinha acabado de chegar, Kelvin ainda não está preparado e Sebá ainda não deu provas que está ao nível pedido.
Quanto a Jorge Jesus, deu impressão que não leu bem o jogo, porque a entrada de Ola John era necessária mais cedo, com um Porto totalmente desgastado nas linhas. Jesus procurou tapar o corredor central colocando Carlos Martins, mais duro e trabalhador que Enzo, mas talvez a participação de ambos fosse a melhor solução.

Homem do jogo: Pelo Porto: Mangala muito tranquilo na defesa com bons desarmes e passes seguros, do lado do Benfica, Matic, grande gol e grande jogo, apesar de haver um excesso de agressividade que o poderia ter levado a uma expulsão (bem como a Maxi Pereira numa entrada bárbara sobre João Moutinho).

Olhanense 0 vs 2 Sporting

No jogo de estreia de Jesualdo no banco do Sporting no campeonato, a equipe correspondeu, entrou pressionante com o habitual 4-2-3-1, e Adrien como construtor de jogo. O time assumiu um jogo com personalidade e capacidade de superação, marcou cedo e controlou bem, quando impôs velocidade chegou ao 2-0, com novo sangue parece que o coração leonino voltou a funcionar.
Após a saída de Sérgio Conceição, entrou Manuel Cajuda, apostou nos melhores que tinha em mãos e assumiu o favoritismo, atitude que pode não ter sido muito inteligente, visto que estava jogando contra um grande time. A equipe não teve capacidade para atingir os seus objectivos e o favoritismo acabou por tornar-se fatídico.

Homem do jogo: Zakaria Labyad, grande jogo, grande gol…GRANDE jogador.

Nacional 3 vs 2 Sp. Braga

O Braga que só teria a ganhar em caso de vitória (além dos 3 pontos), entrou com um time diferente, com Ismaily, Rúben Amorim e Rúben Micael no banco, substituídos por Baiano, Hélder Barbosa e Mossoró.
Entraram melhores e chegaram à vantagem por Hélder Barbosa.
Depois, adormeceram e foram surpreendidos por um Nacional fortíssimo após o intervalo. Diego Barcellos (que saiu aos 88’ para entrar Candeias) entrou para sair Isael e Jota entrou para sair Moreno, tudo isto mudou a atitude dos insulares que em explosão chegaram ao 3-1 com um gol contra de Ismaily que entretanto havia entrado.
Éder ainda reduziu, mas após a expulsão de Hugo Viana tudo piorou e o Nacional que iniciara em 4-4-2 acabou em 4-3-3 com Candeias de um lado e Rondón do outro.

Homem do jogo: Diego Barcellos, mais que ninguém sabe como mexer com o jogo, e prova disso é a vitória conseguida após a sua entrada.

Outros jogos da rodada:

V. Guimarães 1x1 Marítimo
V. Setúbal 5x0 Moreirense
Paços de Ferreira 1x0 Académica
Gil Vicente 0x1 Rio Ave
Beira-mar 0x1 Estoril
 


Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário