Análise da 9ª rodada do campeonato português

oitava rodada do campeonato português, análise


 Confira a análise da 9ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.

Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.

Por: Francisco Bacelar Costa


 FC PORTO 2 vs 1 ACADÊMICA

Num jogo tradicionalmente difícil para os Dragões que nunca foram tão bem como nos últimos jogos. A Académica fez jus ao seu modelo de jogo em que se vê uma grande eficiência no momento da transição defensiva e no posicionamento defensivo.
Num jogo que tem talvez como fator mais estranho, o fato de Jackson Martinez, atacante colombiano que tem estado em grande fase, não ter marcado tendo mesmo desperdiçado dois lances de gol.

Homem do jogo: Lucho Gonzalez, mais uma vez obrigado por Vitor Pereira a jogar 90 minutos, demonstrou grande capacidade física, e aquilo que o próprio treinador havia dito na antevisão do jogo, dizendo que El Comandante é o jogador mais rápido a pensar o jogo que o próprio treinador conheceu.


RIO AVE 0 vs 1 SL BENFICA

Num jogo que já se esperava muito renhido, ainda que obviamente o Benfica leva-se uma certa vantagem, isso veio a ser provado.
Lima resolveu o jogo num lance confuso na área dos homens da casa.
A equipa de Nuno Espirito Santo buscou impor o seu jogo e quis mesmo ditar o jogo tanto quanto o adversário, a estatística da posse de bola reflete esse comportamento: 50% para cada lado.
Num ultimo suspiro os Vilacondenses ainda fizeram tremer os corações dos torcedores do Benfica com uma grande jogada a ser concluída com uma enorme defesa de Artur Moraes.

Homem do jogo: Lima, exibição muito abaixo das expectativas dos torcedores encarnados, muito por culpa da bela exibição dos verdes e brancos do norte. Valeu, mais uma vez, o gol do brasileiro que cada vez mais vale a pena os milhões gastos por ele, que diga-se de passagem, até não foram muitos.


ESTORIL 2 vs 0 MOREIRENSE

No primeiro confronto entre equipas que subiram de divisão esta época, os Canarinhos não deixaram escapar os 3 pontos.
Num jogo bastante equilibrado, os homens da casa que ate tiveram menos posse de bola, souberam aproveitar as suas oportunidades e superiorizaram-se aos de Moreira de Cónegos, com clara superioridade nas finalizações, valeu a pontaria certeira de Jefferson e Luis Leal.

Homem do jogo: Luis Leal, protagonizou a diferença entre as duas equipas usando a velocidade e a explosão, atributos que lhe são reconhecidos.

MARÍTIMO 1 vs 1 V. SETÚBAL

Num jogo que veio prolongar a agonia vivida pelos Maritimistas, valeu o golo de Danilo Dias para repor alguma justiça num placar que não condizia com o jogo.
O Setúbal foi sempre muito fiel a seu estilo, bloco baixo, velocidade e qualidade de progressão com bola, é de notar que os Setubalenses trabalharam muito bem sem bola, sendo assim uma equipa solida e coesa, contra um Marítimo incapaz de circular a bola e desfazer o bloco dos Sadinos.

Homem do jogo: Danilo Dias, de longe o melhor jogador em campo, sempre tenttou levar a sua equipe para a frente e depois o gol que veio ajudar a uma certeza de que era o homem que mais se destacava nesta equipe.

SPORTING CP 1 vs 0 SC BRAGA

Uma pequena critica a Peseiro que parece que leu mal o jogo, preocupando-se em demasia com as transições rápidas dos Leões, impedindo assim que o meio-campo fosse tão construtivo como Custódio. A colocação de Djamal, juntamente com a marcação serrada a Hugo Viana impediu que o Braga tivesse uma boa circulação.
Tudo isto contrasta com uma grande leitura dos Leões que pela mão de Vercauteren souberam montar bem a estratégia para o jogo,com uma solução para jogar nas costas de Ricky van Wolfswinkel a ser bem escolhida, Pranjic.

Homem do jogo: Pranjic, jogando fora da sua posição, ocupou bem os espaços e puxou para ele todo o jogo, escoando muito bem o mesmo.


V. GUIMARÃES 1 vs 3 NACIONAL

Dizer que os homens da cidade berço da nação Lusa entraram com excesso de confiança não é exagero, como se mais cedo ou mais tarde resolveriam o jogo.
Com um grave erro de Mexer que além perder a bola ainda cometeu falta que resultou no pênalti convertido por João Ribeiro.
Num segundo tempo dominado pelos madeirenses, os 3 gols foram merecidos, num jogo em que o Nacional se superiorizou.
Varias trocas de sistema com o Nacional a largar o 4x4x2 losango e a aderir ao 4x3x3, que deu resultados bem melhores.

Homem do jogo: Mateus, mudou todo o jogo com a sua velocidade e explosividade, um gol e intervenção nos outros dois golos, num jogo no mínimo confuso e com vários momentos caricatos.


OLHANENSE 1 vs 0 BEIRA-MAR

Os homens de Olhão que procuram explorar as transições rápidas ofensivas, viram-se a ter que dividir a posse com uma equipa também ela de contra-ataque.
Os rubro-negros foram em frente e acabaram mesmo por marcar aos auri-negros por Abdi que está fazendo um bom início de temporada.
Num jogo muito dividido mas com pouca intensidade, foi talvez o jogo mais "morto" desta rodada.

Homem do jogo: Abdi, mais um gol, tem apresentado-se muito bem nesta temporada.


GIL VICENTE 0 vs 1 PAÇOS DE FERREIRA

Num jogo algo esquisito, e resolvido à bomba por Antunes, o Paços quis sempre mais que o Gil e por isso derrotou os homens de Paulo Alves.
Sem criticar, cabe apenas ressaltar que o Paços demonstra alguma falta de capacidade de circulação de bola e se demonstra um pouco atabalhoado na transição ofensiva.
Gil muito fiel a seu estilo, resguardado defensivamente e tentando sair rápido para o ataque nunca foi extremamente perigoso.

Homem do jogo: Antunes, resolveu um jogo muitíssimo complicado com um belo gol.


Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.

Um comentário:

  1. Parabéns ao autor/analista da 9ª jornada do Liga Portuguesa, que demonstra profundos conhecimentos de futebol e da sua envolvencia.
    Tenho pena de não ser um aderente do Facebook para ler mais umas páginas brilhantes sobre análises aos nossos jogos, tão maltratados são na comunucação social da especialidade!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário