Confira a análise da 9ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.
Leia e saiba tudo que aconteceu
nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos,
os resultados e a crônica completa de cada jogo.Por: Francisco Bacelar Costa
FC
PORTO 2 vs 1 ACADÊMICA
Num jogo tradicionalmente difícil para os Dragões que nunca foram tão bem como nos últimos jogos. A Académica fez jus ao seu modelo de jogo em que se vê uma grande eficiência no momento da transição defensiva e no posicionamento defensivo.
Num jogo que tem talvez como fator mais estranho, o fato de Jackson Martinez, atacante colombiano que tem estado em grande fase, não ter marcado tendo mesmo desperdiçado dois lances de gol.
Homem do jogo: Lucho Gonzalez, mais uma vez obrigado por Vitor Pereira a jogar 90 minutos, demonstrou grande capacidade física, e aquilo que o próprio treinador havia dito na antevisão do jogo, dizendo que El Comandante é o jogador mais rápido a pensar o jogo que o próprio treinador conheceu.
RIO
AVE 0 vs 1 SL BENFICA
Num jogo que já se esperava muito renhido, ainda que obviamente o Benfica leva-se uma certa vantagem, isso veio a ser provado.
Lima resolveu o jogo num lance confuso na área dos homens da casa.
A equipa de Nuno Espirito Santo buscou impor o seu jogo e quis mesmo ditar o jogo tanto quanto o adversário, a estatística da posse de bola reflete esse comportamento: 50% para cada lado.
Num ultimo suspiro os Vilacondenses ainda fizeram tremer os corações dos torcedores do Benfica com uma grande jogada a ser concluída com uma enorme defesa de Artur Moraes.
Homem do jogo: Lima, exibição muito abaixo das expectativas dos torcedores encarnados, muito por culpa da bela exibição dos verdes e brancos do norte. Valeu, mais uma vez, o gol do brasileiro que cada vez mais vale a pena os milhões gastos por ele, que diga-se de passagem, até não foram muitos.
ESTORIL
2 vs 0 MOREIRENSE
No primeiro confronto entre equipas que subiram de divisão esta época, os Canarinhos não deixaram escapar os 3 pontos.
Num jogo bastante equilibrado, os homens da casa que ate tiveram menos posse de bola, souberam aproveitar as suas oportunidades e superiorizaram-se aos de Moreira de Cónegos, com clara superioridade nas finalizações, valeu a pontaria certeira de Jefferson e Luis Leal.
Homem do jogo: Luis Leal, protagonizou a diferença entre as duas equipas usando a velocidade e a explosão, atributos que lhe são reconhecidos.
MARÍTIMO
1 vs 1 V. SETÚBAL
Num jogo que veio prolongar a agonia vivida pelos Maritimistas, valeu o golo de Danilo Dias para repor alguma justiça num placar que não condizia com o jogo.
O Setúbal foi sempre muito fiel a seu estilo, bloco baixo, velocidade e qualidade de progressão com bola, é de notar que os Setubalenses trabalharam muito bem sem bola, sendo assim uma equipa solida e coesa, contra um Marítimo incapaz de circular a bola e desfazer o bloco dos Sadinos.
Homem do jogo: Danilo Dias, de longe o melhor jogador em campo, sempre tenttou levar a sua equipe para a frente e depois o gol que veio ajudar a uma certeza de que era o homem que mais se destacava nesta equipe.
SPORTING
CP 1 vs 0 SC BRAGA
Uma pequena critica a Peseiro que parece que leu mal o jogo, preocupando-se em demasia com as transições rápidas dos Leões, impedindo assim que o meio-campo fosse tão construtivo como Custódio. A colocação de Djamal, juntamente com a marcação serrada a Hugo Viana impediu que o Braga tivesse uma boa circulação.
Tudo isto contrasta com uma grande leitura dos Leões que pela mão de Vercauteren souberam montar bem a estratégia para o jogo,com uma solução para jogar nas costas de Ricky van Wolfswinkel a ser bem escolhida, Pranjic.
Homem do jogo: Pranjic, jogando fora da sua posição, ocupou bem os espaços e puxou para ele todo o jogo, escoando muito bem o mesmo.
V.
GUIMARÃES 1 vs 3 NACIONAL
Dizer que os homens da cidade berço da nação Lusa entraram com excesso de confiança não é exagero, como se mais cedo ou mais tarde resolveriam o jogo.
Com
um grave erro de Mexer que além perder a bola ainda cometeu falta
que resultou no pênalti convertido por João Ribeiro.
Num segundo tempo dominado pelos madeirenses, os 3 gols foram merecidos, num jogo em que o Nacional se superiorizou.
Varias trocas de sistema com o Nacional a largar o 4x4x2 losango e a aderir ao 4x3x3, que deu resultados bem melhores.
Homem do jogo: Mateus, mudou todo o jogo com a sua velocidade e explosividade, um gol e intervenção nos outros dois golos, num jogo no mínimo confuso e com vários momentos caricatos.
Num segundo tempo dominado pelos madeirenses, os 3 gols foram merecidos, num jogo em que o Nacional se superiorizou.
Varias trocas de sistema com o Nacional a largar o 4x4x2 losango e a aderir ao 4x3x3, que deu resultados bem melhores.
Homem do jogo: Mateus, mudou todo o jogo com a sua velocidade e explosividade, um gol e intervenção nos outros dois golos, num jogo no mínimo confuso e com vários momentos caricatos.
OLHANENSE
1 vs 0 BEIRA-MAR
Os homens de Olhão que procuram explorar as transições rápidas ofensivas, viram-se a ter que dividir a posse com uma equipa também ela de contra-ataque.
Os rubro-negros foram em frente e acabaram mesmo por marcar aos auri-negros por Abdi que está fazendo um bom início de temporada.
Num jogo muito dividido mas com pouca intensidade, foi talvez o jogo mais "morto" desta rodada.
Homem do jogo: Abdi, mais um gol, tem apresentado-se muito bem nesta temporada.
GIL
VICENTE 0 vs 1 PAÇOS DE FERREIRA
Num jogo algo esquisito, e resolvido à bomba por Antunes, o Paços quis sempre mais que o Gil e por isso derrotou os homens de Paulo Alves.
Sem criticar, cabe apenas ressaltar que o Paços demonstra alguma falta de capacidade de circulação de bola e se demonstra um pouco atabalhoado na transição ofensiva.
Gil muito fiel a seu estilo, resguardado defensivamente e tentando sair rápido para o ataque nunca foi extremamente perigoso.
Homem do jogo: Antunes, resolveu um jogo muitíssimo complicado com um belo gol.
Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.
Parabéns ao autor/analista da 9ª jornada do Liga Portuguesa, que demonstra profundos conhecimentos de futebol e da sua envolvencia.
ResponderExcluirTenho pena de não ser um aderente do Facebook para ler mais umas páginas brilhantes sobre análises aos nossos jogos, tão maltratados são na comunucação social da especialidade!!!