Introdução a dinâmica tática do futebol - 1ª parte (conceito de futebol como ciência)

Esse é o primeiro post de uma série que pretendo publicar neste blog, nesse espaço o futebol será analisado nos seus pormenores táticos, de forma a conceber o esporte não apenas como um jogo em suas características de atleticismo, destreza, esquemas numéricos e sorte, e sim, aproximando-o de uma ciência.


Teoria e conceitos táticos aplicáveis ao futebol


INTRODUÇÃO A DINÂMICA TÁTICA DO FUTEBOL - 1ª PARTE
 
Por: André Salgueiro Lima


O leitor que se propor a examinar esse conteúdo provavelmente é um indivíduo que já possui algum conhecimento sobre futebol e no intuito de aprofundar os seus conhecimentos chegou a esses textos, a própria idéia de pesquisa, de busca por conhecimento já é um forte indício de que o leitor possui uma bagagem bastante razoável de conhecimento na área.

As postagens que serão divulgadas nessa seção servirão como uma ponte que leverá o leitor a um nível de conhecimento avançado, mesmo para quem não é um "entendido" de futebol, esses textos tem a pretensão de doutrinar as mentes ávidas por conhecimento, e que sofrem com a escassez de um material de qualidade para estudo.


 Maracanã do ponto de vista do torcedor. Um dos estádios emblemáticos na história do futebol mundial, nele foi realizada a final da Copa do Mundo de 1950 e provavelmente receberá também a final da Copa de 2014, o estádio Mário Filho é com certeza parte da cultura futebolística brasileira.

Não pretendo me estender demais nesse primeiro momento falando sobre o surgimento do esporte, ou analisando cada uma de suas regras haverá um momento mais oportuno para tais abordagens, então, para dar início ao estudo do futebol como uma ciência, a princípio temos que conhecer qual é o objeto, no presente caso, o objeto de estudo é o próprio desporto, o futebol.

Como dizia o pensador "Definir é limitar", mas para essa análise se faz necessária a delimitação do objeto de estudo, mesmo que fadado ao erro, tentarei conceituar o futebol como: Um esporte coletivo, em que duas equipes confrontam-se por um tempo delimitado, possui sistemática de regras própria e requer o uso agregado de aspectos físicos, técnicos e mentais dos praticantes.

Sem dúvida trata-se de um esporte coletivo pois é jogado em equipe, via de regra cada equipe de futebol é composta por 11 jogadores, contando também com jogadores reservas cujo número varia de acordo com as regras específicas da competição/amistoso.

Tal como no basquete, boxe, judô ou tênis de mesa uma partida do futebol será sempre de um contra um, (isso é, uma equipe contra outra equipe), diferente do que ocorre em esportes como a natação, poker ou atletismo, nesses esportes os atletas podem disputar ao mesmo tempo contra vários outros atletas ao mesmo tempo.

O tempo de duração numa partida de futebol é de 90 minutos, sendo 45 minutos no primeiro tempo e 45 minutos no segundo tempo com um intervalo entre os mesmos, existindo também a possibilidade de tempo extra (prorrogação), nos casos de empate quando as regras da competição assim exigir. Em cada um desses tempos, o árbitro pode adicionar alguns minutos a mais de jogo, a fim de compensar o tempo de jogo perdido enquanto haviam paralizações. E ainda, o tempo de jogo pode variar quando o jogo se tratar de uma categoria de idade diferente, tal como Sub-20, Sub-17 ou veteranos.

Convém dizer que o tempo de uma partida de futebol é relativamente delimitado, divergindo de esportes como o tênis cuja partida pode terminar rapidamente ou durar horas, melhor ainda é o exemplo de esportes de combate como o MMA (mixed martial arts), nesses uma luta pode terminar em segundos com um nocaute.

Como qualquer esporte, jogo ou brincadeira o futebol tem as suas regras próprias, dessa forma é independente de qualquer outra atividade semelhante.

O futebol se caracteriza também pelo uso conjunto de vertentes físicas, técnicas e mentais dentro do jogo, diferentemente do levantamento de peso que é predominantemente físico ou do xadrez predominantemente mental.

Uma breve análise etimológica: A palavra futebol é a tradução do inglês Football que vem de foot = pé e ball = bola, daí notamos o principal elemento nas regras do futebol, é um esporte com bola no qual são utilizados predominantemente os pés.

Uma vez definido um conceito do que é futebol, vejamos então, ainda de forma extremamente superficial, no que consiste o jogo de futebol, seu objetivo e as regras mais básicas.

O futebol é praticado é um grande campo retângular de grama natural ou sintética, que possui entre outras marcações, uma linha divisória no meio desse campo, uma trave retangular prostada no chão em cada um dos extremos desse ratângulo, essa trave possui pouco mais de 2m de altura e 7m de largura.

Apenas uma bola fica no campo de jogo, os jogadores não podem tocar a bola com as mãos ou membros superiores (braço ou antebraço), cada equipe inicia o jogo em uma metade do campo e tem como objetivo fazer com que a bola passe por dentro da trave do campo oposto, isso é, do lado de campo da equipe adversária, a isso, é chamado de gol.

Como já foi exposto, uma partida de futebol possui o seu tempo delimitado em dois períodos de 45 minutos cada um, nos quais duas equipes se enfrentam para alcançar a vitória, a equipe vitoriosa é aquela que ao final da partida obtiver o maior número de gols.

Via de regra o futebol permite a possibilidade do empate, mas existem competições ou partidas singulares em que não pode haver um empate, nesses casos são realizados meios como a prorrogação e ou a disputa de pênaltis para chegar a um vencedor.



Artigos seguintes desta série:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário