Previsão para a UEFA Champions League 2012/2013 (1ª parte)

Na próxima terça-feira dia 18 de setembro terá início a fase de grupos da UEFA Champions League 2012/2013 a principal competição de clubes europeia. Teremos uma análise grupo a grupo, avaliando os favoritos para vencer essa competição e os clubes que podem destacar-se.

GRUPO A

DÍNAMO DE ZAGREB
DÍNAMO DE KIEV
PARIS SAINT GERMAIN
F.C. PORTO

Analisando jogador a jogador temos o PSG como franco favorito nesse grupo, o clube recebeu um alto investimento para essa temporada contratando uma série de jogadores de destaque no cenário mundial, exemplo disso foi a contratação do zagueiro Thiago Silva do Milan que entra na história como a transferência mais cara envolvendo um zagueiro. Contam ainda com o treinador Carlo Ancelotti que já foi campeão da UCL em duas ocasiões quando dirigia o Milan.

O desafio do PSG é fazer com que seus grandes valores individuais possam render para o grupo com máximo aproveitamento, já que nem sempre um time montado por transferências consegue a coesão necessária para destacar-se num futebol de nível tão elevado. Penso que o clube parisiense deverá melhorar nos próximos meses com o entrosamento da equipe, com uma resposta positiva a esse estágio de entrosamento o PSG se tornará um dos clubes protagonistas no cenário mundial.

O Porto tem um bom time que pode se apoiar na força da camisa e da sua torcida, sendo provavelmente o clube português com os melhores desempenhos no cenário atual, venceu sua última UCL na temporada 2003/2004, tendo vencido também o campeonato português nos últimos 2 anos, com algum esforço o clube português poderá chegar a próxima fase do campeonato, e com ainda mais esforço e muita, muita sorte pode vencer a competição.

O Dínamo de Kiev é uma das equipes mais fortes da Ucrânia com algum potencial para a UCL, alguns pontos a seu favor estão no próprio plantel, que conta com Yarmolenko e a sua recente contratação o croata Niko Kranjcar.

A tendência é que o PSG consiga sua classificação e que Porto e D. de Kiev briguem pela outra vaga para próxima fase, já o Dínamo de Zagreb provavelmente será mero figurante no grupo A.

psg partindo com força para a champions league
 Ezequiel Lavezzi, jogador de ataque contratado pelo PSG

GRUPO B
ARSENAL
MONTPELLIER
OLYMPIAKOS
SCHALKE 04

O grupo B parece bastante definido com Arsenal e Schalke 04 que me parecem bastantes superiores aos adversários Montpellier e Olympiacos, eventualmente uma surpresa poderia ocorrer por parte de uma dessas equipes, não seria a primeira vez que um time grego ou francês mesmo desacreditado e individualmente fraco conseguiu resultados satisfatórios para alcançar a fase final da UCL.

O Schalke 04 tem um time de bastante qualidade que mescla jogadores experientes e jovens promissores, com bons jogadores em todos os setores do campo, em um post anterior sobre a bundesliga já fiz alguns comentários sobre jogadores que chamam atenção no Schalke 04.

Certamente o plantel do Arsenal é o mais completo do grupo com um time bastante talentoso, ainda que tenham sofrido a perda do atacante Van Persie e do meio-campo Song, as chegadas de Cazorla, Podolski e Giroud devem deixar o Arsenal ainda melhor do que na temporada anterior. O time titular é bastante rápido, Gervinho, Walcott e Gibbs são frequentemente utilizados, ainda com os perigosos Arteta e Ramsey.

Podolski no arsenal, estrela do ataque
Lucas Podolski, atacante alemão que tem a dura missão de substituir Van Persie no Arsenal.

GRUPO C
ANDERLECHT
MÁLAGA
MILAN
ZENIT

Ainda que esse não seja o melhor momento do Milan o clube italiano é virtualmente o mais forte no grupo C. O time de milão entra em campo com o peso da camisa a seu favor, um time tradicional que já conquistou a Champions em 7 ocasiões, sendo a última delas na temporada 2006/2007, o elenco atual parece bastante inferior ao Milan de tempotas atrás que contava com Nesta, Maldini na defesa, e com os craques Kaká, Seedorf e Shevchenko nos melhores momentos da carreira.

Hoje a equipe está bastante diferente, o meio-campo de marcação Ambrosini é um dos jogadores remanescentes do antigo esquadrão, a Itália continua bem servida de goleiros, Abiatti e Marco Amelia estão listados a disposição do treinador para defender a meta milanesa, a defesa conta com Abate, Bonera, Mexes, Antonini que se destacam nesse setor, o meio-campo tem De Jong, Nocerino, Montolivo, Flamini com destaque para Kevin Prince Boateng meia ofensivo, o ataque faz uso dos brasileiros Pato e Robinho, Pazzini e o jovem Bojan emprestado vindo do Barcelona.

Acredito no potencial do Milan para chegar no mínimo as quartas de finais da UCL, pelo plantel de qualidade e pela tradição do clube, um dos atores que devem ser cruciais a sua campanha é manter os jogadores em bom estado físico, e ainda, a janela de transferências do início do ano pode vir a fechar qualquer espaço no plantel.

Zenit e Málaga devem brigar forte pela outra vaga do grupo, os russos tem vários jogadores que compõe a seleção nacional, e fizeram uma das contratações que mais abalou a última janela de transferências ao adquirir o brasileiro Hulk que atuava pelo Porto, o Zenit também pode contar com os estrangeiros Criscito e Witsel. Em contra partida, o Málaga possui a força de vários jogadores experientes de várias nacionalidades que já não estão na fase mais badalada da carreira mas ainda devem chamar atenção, entre os quais se inclui Javier Saviola.

Kevin Prince Boateng, meia atacante
 Kevin P. Boateng, meia ofensivo do Milan

GRUPO D
AJAX
BORUSSIA DORTMUND
MANCHESTER CITY
REAL MADRID

O chamado grupo da morte dessa temporada, todos os times do grupo foram campeões em suas ligas nacionais, cada jogo desse grupo é quase como uma final antecipada, principalmente o confronto de Real e Manchester. Analisando as forças do grupo dos campeões, a princípio o Manchester City e o Real Madrid são favoritos, mas os adversários do grupo Ajax e Borussia Dortmund estão em condições para enfrentá-los e roubar os três pontos.

Os times de Madri e Manchester são favoritos para vencer a UCL a partida de estréia do grupo será entre as duas potências, o jogo é simplesmente uma final antecipada, são dois times que estão no topo do futebol mundial. Elenco completo e milionário, com jogadores qualificados em todas as posições e ainda, um banco de revervas com jogadores que poderiam ser titulares em praticamente qualquer time, técnicos vencedores em ambos os lados, as opções táticas e alternativas são muitas, esse confronto será também um jogo de xadrez entre Mourinho e Mancini.

Dessa forma, vemos que Real Madrid e Manchester City são equivalentes, equipes sem nenhum ponto fraco evidente que devem proporcionar um espetáculo de primeira linha, dois times que estão no nível máximo, a diferença está no estilo de jogo e características individuais dos jogadores.

Por outro lado, a tarefa será muito dura para os campeões holandês e alemão, o que pode ser visto também como uma oportunidade única para aparecer no ambiente de nível mais elevado do futebol.

O Ajax é muito forte a nível nacional mas não tem tido sucesso na UCL, nas duas temporadas anteriores também tiveram a infelicidade de cair no grupo do Real Madrid, em 2011/2012 sofreram duas derrotas pelo placar de 3 a 0, e na temporada 2010/2011 perderam por 2 a 0 e 4 a 0. Em ambas as ocasiões não conseguiram a vaga para a fase final da competição. Esse ano, liderados pelo ex-jogador Frank de Boer a equipe de Amsterdã precisará se superar em campo para ficar entre os dois melhores de seu grupo.

Por fim, mas não menos importante temos o campeão alemão sabe da sua difícil missão na champions, para elevar a moral do Dortmund podemos lembrar do excelente desempenho do outro gigante alemão, o Bayern de Munique que apresentou-se muito bem nas últimas ligas, incluindo o vice-campeonato contra o Chelsea no último ano, o Dortmund conseguiu vencer o Bayern na copa nacional e na Bundesliga.

Em termos individuais o time alemão tem um bom elenco ainda que não no mesmo nível dos principais adversários do grupo, com destaque para o defensor Hummels e o centroavante polonês Lewandowski. Caso o Dortmund passe para próxima fase da UCL (Sim, é possível) o time com certeza entrará muito motivado para os confrontos eliminatórios, certos de que podem jogar como iguais contra quem quer que seja.

CR7, Craque do Real Madrid, estrela mundial
Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores da atualidade.

Esses são os grupos A, B, C e D da UCL 2012/2013, o próximo post dará fim a esta análise, abordando os quatro grupos restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário