Previsão para a UEFA Champions League 2012/2013 (2ª parte)

Continuando com a análise grupo a grupo da UEFA Champions League, agora, com os quatro grupos restantes.

GRUPO E
CHELSEA
JUVENTUS
SHAKHTAR
NORDSJAELLAND

O grupo E parece definido antes mesmo do começo, Chelsea e Juventus devem garantir suas vagas contanto que façam sua lição de casa e não percam os jogos "mais fáceis".

O Chelsea é o atual campeão da UCL investiu forte novamente esse ano e deve permanecer como uma das mais fortes equipes do futebol mundial, o time londrino atravessa um momento de renovação, nessa temporada alguns jogadores bem jovens foram contratados, entre eles o brasileiro Oscar e o belga Eden Hazard que tem sido o comandante ofensivo da equipe participando de grande parte dos gols da equipe. O Chelsea não deve se satisfazer com nada menos que as quartas de finais da UCL, com possibilidades de obter novamente o título.

O campeão italiano deve alcançar a próxima fase da competição sem maiores dificuldades, o jogo contra o Chelsea será um teste interessante para Juve verificar seu desempenho contra as mais fortes equipes europeias fora do cenário doméstico. Nesse ano apenas 2 clubes italianos atingiram a fase de grupos da UCL, pouco para o futebol de tantas conquistas, Juve e Milan são as esperenças para essa temporada.

Alguns pontos contam a favor da Juventus, o elenco é bom, serve de base para a seleção italiana vice-campeã europeia, Buffon é considerado um dos melhores goleiros do mundo, Giogio Chiellini chama atenção na defesa que pode utilizar-se também do brasileiro veterano Lúcio, Cáceres, Barzagli, Bonucci e Vidal. O meio-campo tem o articulador de técnica refinada Andrea Pirlo, Marchisio um meio-campo com forte chegada ao ataque.

Se houver alguma surpresa no grupo ela com certeza será proveniente do Shakhtar, a equipe ucraniana tem 100% de aproveitamento no campeonato nacional, vencendo todos os 9 jogos que disputou. Se o Shaktr quiser alguma chance na UCL deverá vencer o coadjuvante  Nordsjaelland, e conseguir roubar pontos de algum dos favoritos, além de torcer para um vacilo dos mesmos.

Terry e Lampard, veteranos do Chelsea
Jon Terry e Frank Lampard, jogadores em final de carreira que contribuíram para a construção do time de super craques do Chelsea.

GRUPO F
BATE BORISOV
BAYERN DE MUNIQUE
LILLE
VALÊNCIA

A equipe do Bayern foi muito bem nas última edição da Champions ficando com o 2º lugar num jogo dramático que poderia ter vencido, nessa temporada o clube alemão manteve basicamente todo elenco e ainda reforçou-se com Javi Martinez e o atacante Mario Mandzukic. Dessa forma, espera-se do Bayern a classificação para próxima fase de forma tranquila, e um bom desempenho na fase seguinte.

Ofuscados pelo brilho do Bayern ficam os franceses do Lille e os espanhóis do Valência, ambos tem um elenco mediano com dois ou três jogadores que se destacam, a tendência é que briguem pela segunda vaga do grupo, contudo, aquele que chegar a fase seguinte precisará suar muito a camisa para vencer as disputas do mata-mata. O Bate Borisov seria uma enorme surpresa caso alcançasse a vaga na fase seguinte.

Badstuber, craque do Bayern de Munique
Badstuber, jogador versátil do Bayern.

GRUPO G
BARCELONA
BENFICA
CELTIC
SPARTAK


O Barça deverá jogar a fase de grupos como se fizesse um passeio no parque, entre os três adversários não há nenhum deles que possa jogar a altura do time catalão. O Barcelona tem um dos melhores times do mundo, é o grupo mais comentado da atualidade seja pela individualidade de Messi ou do jogo coletivo que ficou caracterizado como sua marca registrada, deles, não se espera nada menos do que vitórias e possiveis goleadas, é um dos favoritos para vencer a UCL, vejamos como será o Barcelona com a substituição do técnico Pep Guardiola.

Analisando o Barcelona diria que esse time é aquele que melhor consegue impor o seu jogo a seus adversários, sendo pouco afetado ao jogar no estádio adversário, mantém o mesmo tipo de jogo seja dentro de casa ou fora, time pequeno ou grande, o Barça tem fraquezas talvez até mais evidentes do que os outros times do topo, porém, as fraquezas dificilmente são exploradas pelos adversários devido a forma que impõe seu jogo.

Entre os três times restantes o Benfica é teoricamente o mais forte, com bastante tradição no futebol, poderá valer-se também da sua torcida portuguesa apaixonada nos jogos que tiver o mando de campo. Contudo, não seria de estranhar se o Celtic ou o mesmo o Spartak tomasse a segunda vaga.

craques do controle de bola no barcelona
Iniesta, Messi e Xavi.

GRUPO H
BRAGA
CFR CRUJ
GALATASARAY
MANCHESTER UNITED

A situação deste grupo é bastante semelhante a do grupo H, com o Manchester United sendo franco favorito sem nenhum adversário a altura. A disputa aqui deve ficar entre Braga e Galatasaray, um deles deverá conseguir a vaga restante do grupo, entre estes, acredito que o Galatasaray tenha o melhor time.

Não vejo possibilidades do Cruj nem mesmo na fase de grupos. O Braga seria um adversário desejável na fase eliminatória e os turcos poderiam jogar a um nível melhor, com um pouco de sorte poderia chegar até as quartas de finais. 

Favorito no grupo e um dos favoritos para competição ainda que sem tantas estrelas como seus maiores rivais europeus, o United é favorito para qualquer competição que entre, na última década são poucos os times que permaneceram no topo por tanto tempo, a equipe de Manchester não pode ser subestimada, a camisa pesa, a tradição e a torcida contam a seu favor.

Talvez o ponto mais forte do Manchester United seja a não dependência de qualquer jogador, o elenco é completo e com diversas opções entre as reservas, o time de Ferguson pode adaptar-se a situações adversas, realizar revezamento entre atletas ou mesmo lidar com perdas de jogadores, a maioria deles é muito eficiente em sua função específica, encaixando-se ao time de forma coerente e benéfica ao grupo.

rooney, speed and power
Wayne Rooney, atacante lutador do Manchester United.

Esse é o prognóstico para a Champions dessa temporada, os jogos são realizados no meio de semana, normalmente terças e quartas, com exceção da final, mas ainda falta bastante tempo, uma nova jornada começa agora, esperamos um futebol de alto nível, a grande festa do futebol europeu vai começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário