Expectativas do campeonato italiano temporada 2013/2014

Postagem dedicada a um dos campeonatos nacionais mais tradicionais do mundo, a Serie A italiana. Veja o post na íntegra onde apresentamos os favoritos para a conquista do troféu nesta temporada, as contratações mais interessantes, e o que esperar desta competição.

Serie A. Itália

 (1ª divisão italiana de futebol)


Campeão anterior: Juventus
Favoritos para esta temporada: Juventus, Milan
Número de times: 20
Condições de classificação para torneios continentais: Os dois primeiros colocados ganham vaga direta para fase de grupos da UEFA Champions League, o terceiro lugar disputa um play-off, enquanto, o quarto e quinto colocados disputam play-offs para UEFA Europa League.
Condições de rebaixamento: As três equipes que terminarem a competição nos últimos lugares caem para segunda divisão italiana.

Equipes que disputam a Séria A 2013/2014.

Atalanta
Bologna
Cagliari
Catania
Chievo
FiorentinaGenoa
Internazionale
Juventus
Lazio
Livorno
Milan
Napoli
Parma
Roma
Sampdoria
Sassuolo
Torino
Udinese
Verona

O campeonato italiano teve início no dia 24/08/2013.


Juventus 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: Campeão
Treinador: Antonio Conte

A velha senhora é a equipe que por mais vezes conquistou o campeonato italiano, e também é aquela com os melhor desempenho nos últimos anos, tendo sido campeã nas duas últimas temporadas, na temporada anterior o título foi relativamente fácil, em vista da vantagem de 9 pontos sobre o vice-campeão, enquanto a nível continental, sofreram a derrota para o Bayern de Munique nas quartas de final, a equipe alemã teria se consagrado campeã do torneio.

A equipe da Juventus não mudou muito em relação a temporada passada, a maioria de seus atletas são italianos e muitos deles são presenças frequentes na seleção nacional, a Juventus tem sido o time que mais envia jogadores para a seleção italiana.

Contratações e destaques:

Contratações: O ataque da Juventus chegou a ser contestado por bastante tempo na temporada passada, agora para 2013/14 chegam a Turim dois atacantes de alto nível e com boa experiência, são eles o argentino Carlos Tévez e o espanhol Fernando Llorente, ambas foram excelentes contratações, Tévez poderá ser a solução ofensiva para os momentos em que a ousadia e a criatividade se fazem necessárias, e Llorente é um grande atacante que chegou a custo zero, em uma época em que tantos jogadores são negociados por valores surreais, uma transação inteligente e precisa como essa merece destaque.

Destaques:

Um dos melhores goleiros do mundo, titular absoluto na seleção italiana, Gianluigi Buffon é o guardião da meta de Juve, é o seu capitão e um dos símbolos desse time.

A trio de zaga Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci e Andrea Barzagli operam no habitual sistema tático de três zagueiros utilizado pela Juventus, são zagueiros robustos e altos, sólidos nas disputas aéreas.

Andrea Pirlo, o maestro, aos 34 anos, Pirlo é a cabeça pensante da Juventus, atua como meio-campista com funções de um organizador de jogo, trabalhando a partir da própria intermediária defensiva, também é conhecido pela sua pontaria nas cobranças de bola parada diretas ou indiretas.

Expectativa:

Espera-se que o time da Juventus mantenha o título, mas a tarefa pode ser bastante difícil, outros times se movimentaram bastante na preparação para esta época e pretendem atacar o título, a velha senhora precisa manter a sua regularidade para ser campeã novamente. Em outro plano, na UCL as coisas são bem mais complicadas, há muitos competidores que investiram pesado nos últimos anos e outros que vem em uma fase crescente, a possibilidade de conquistar o título é pequena, sendo mais provável a eliminação no início da fase do mata-mata, oitavas de final ou quartas de final.


Napoli 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: Vice-Campeão
Treinador: Rafael "Rafa" Benítez

O técnico Rafael Benítez foi contratado nesta temporada e terá em mãos um time muito bem estruturado e que já está classificado na fase de grupos da UCL deste ano. O Napoli foi vice-campeão italiano na temporada anterior, a última vez que conseguiram o título foi na temporada 1989/90 quando o lendário Diego Maradona atuava na equipe, essa é uma temporada que permite aos fãs do Napoli sonharem com uma nova conquista do campeonato italiano.

A grande sacada do Napoli para essa temporada foram as negociações, onde ainda que pese a venda de um jogador de muita qualidade (Cavani), receberam um valor muito alto nas transferências, e com o dinheiro em caixa puderam contratar bem, mantendo o nível de qualidade e até melhorando o time com algumas peças importantes.

O plantel do Napoli tem 6 jogadores italianos, e ao que parece o Espanhol será o segundo idioma adotado no clube já que contam com a presença de 3 espanhóis, 3 colombianos, 2 uruguaios e 2 argentinos, além do técnico Benítez outro espanhol.

Contratações e destaques:

Contratações: O Napoli perdeu alguns jogadores importantes, incluindo a grande venda de Cavani para o PSG que rendeu 63 milhões de euros para os cofres do Napoli, outros jogadores que foram figuras certas na temporada anterior também saíram, o goleiro Morgan De Sanctis por 500 mil euros e o zagueiro Campagnaro já em final de carreira nos 33 anos deixou o time em transferência livre indo para a Inter de Milão. Outra transação interessante foi o empréstimo do Chileno Vargas para o Grêmio, essa transação teve o valor superando 1 milhão de euros, valor incomum para um mero empréstimo.

Em contrapartida, o Napoli trouxe dois goleiros: o jovem Rafael, ex-Santos, defendeu o Brasil pelas olimpíadas em 2012 e o experiente Pepe Reina que chegou por empréstimo do Liverpool. Walter Gargano retorna do empréstimo de uma temporada na Inter de Milão.

Destaques:

Um dos melhores goleiros do mundo, titular absoluto na seleção italiana, Gianluigi Buffon é o guardião da meta de Juve, é o seu capitão e um dos símbolos desse time.

Os colômbianos: Pablo Armero, Zuniga e Duván Zapata.

Os espanhóis: A temporada 13/14 trouxe pro Napoli um técnico e três jogadores espanhóis, Raúl Albiol que deverá ser o zagueiro substituto de Campagnaro, Reina que poderá substituir Rafael caso esse não atenda as expectativas e José Callejón.

O maior investimento foi o alto valor empregado na contratação do argentino Gonzalo Higuaín, assim como outros do grupo, ele atuava pelo Real Madrid na temporada passada. Compará-lo com Maradona é algo distante da realidade, mas trazer um jogador argentino de tanta qualidade pode dar maiores esperanças para o torcedor do Napoli acreditar no sonho de conquistar o título novamente, como na época de Maradona. 


Fiorentina 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: 4º colocado
Treinador: Vincenzo Montella
Montella é um técnico bastante jovem e sem muita experiência está no comando da Viola desde a temporada passada, possui em mãos um bom time mas não tão bons quanto os principais adversários do campeonato.

Contratações e destaques:

Contratações: A Fiorentina fez algumas movimentações bastantes interessantes no mercado, perderam o seu homem de frente Jovetic mas receberam um valor bastante elevado nesta negociação, outros dois jogadores também saíram por alguns milhões de euros, Adem Ljajic e Harif Seferovic. O veterano Luca Toni de 36 anos que foi presença constante na última temporada deixou o clube para vestir a camisa do Verona.

O lateral direito De Silvestri estaria voltando de empréstimo mas renovou por mais uma temporada onde atuará emprestado a Sampdoria, outros jogadores também estão emprestados. E em sentido oposto, Sissoko deixou o clube retornando ao PSG devido ao final do contrato de empréstimo.

Entre jogadores experientes e jovens de potencial a equipe trouxe opções interessantes Ambrosini saído do Milan poderá ser uma opção de marcação no meio-campo apesar de sua idade avançada, e Joaquim que deixou o falido Málaga pode ser uma ótima saída na organização de jogadas pela direita, outro jogador já consagrado que estará na equipe é o Super Mario Gomez, saído do Bayern de Munique onde a disputa pela titularidade era muito difícil.

Os maiores valores investidos em transferências pela Viola foram gastos em Ante Rebic, Josip Ilicic e no colombiano Cuadrado que deverá assumir a lateral/ala direita, ótimo jogador contratado vindo da Udinese. 

Destaques:
Diferente dos principais adversários, a Viola não disponibiliza tantos jogadores pela os selecionados nacionais, o plantel não chama atenção em individualidades e sim para o coletivo, não há uma super estrela, são vários bons jogadores que dão profundidade e opções ao treinador, o time conta com Aquilani, meio-campo que às vezes é usado na seleção italiana, Giuseppe Rossi um bom atacante que está em seus 26 anos, além do defensor e capitão do time Manuel Pasqual.

Expectativa:
Um bom time que pode bater de frente contra qualquer adversário, entretanto, vão precisar de alguma melhora em termos de valores individuais para conseguir um título na Série A, o quarto lugar na última temporada foi uma boa classificação, e permite sonhar com a chance de classificar para Champions League nesta temporada, e tratando da competição continental, ainda que aos trancos e barrancos, conseguiam passar pelo Play-Off e estão na fase de grupos, seu time possui qualidade suficiente para ir bem longe na competição, mas precisarão que mais foco caso queiram atingir essa meta.


Milan 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: Terceiro colocado
Treinador: Massimiliano Allegri

Uma das equipes mais tradicionais do mundo que ostenta 7 títulos da Champions League em seu histórico, estão distantes de seu melhor momento, a sua defesa que sempre foi um dos traços mais marcantes, hoje é muito mais frágil. Dois jogadores tiveram suas camisas aposentadas: Paolo Maldini e Franco Baresi, dois defensores lendários do país. A busca do Milan não é apenas de conseguir o título italiano, é a busca da glória e a retomada de sua tradição.
O Milan precisou jogar as eliminatórias da Champions League nessa temporada, e bateu o PSV da Holanda para atingir a fase de grupos.
Contratações e destaques:

Contratações: Longe de seu melhor momento em campo, longe também de seus bons tempos financeiros, o Milan não fez contratações extravagantes, boa parte de suas movimentações no mercado foram com vistos baixos ou custo zero, e várias delas no intuito de trazer jogadores jovens com potencial de futuro, podemos dar uma atenção especial para Andrea Poli vindo da Sampdoria.

Emanuelson retornou de seu empréstimo ao Fulham, quem também retorna é Kaká, o meio-campo brasileiro que já foi eleito melhor do mundo quando ainda jogava pelo Milan, volta para sua casa, aos 31 anos o brazuca precisa se reinventar no futebol para retomar o status de jogador de classe mundial, de certa forma, a missão de Kaká é semelhante a de seu clube.

O Milan também conseguiu trazer outros valores interessantes, é o caso do zagueiro argentino Silvestre, e o atacante Matri, ex-Juventus.
Boateng e Ambrosini que eram presenças frequentes no time titular do Milan na última temporada deixaram o clube.


Destaques:

Os jovens de ouro: Mario Balotelli e El Shaarawy são os jogadores de quem o Milan tem maior expectativa, ambos, possuem forte vertente ofensiva e finalizadora, Shaarawy possui grande velocidade e agilidade enquanto Balotelli é dotado de grande força física.

Christian Abbiati: O goleiro do Milan é um dos melhores de seu país, mantém um ótimo nível e atua com regularidade ajudando o seu clube.

Expectativa:
Um time que precisa se encontrar em vários sentidos, alguns jogadores são experientes mas não passam por uma boa fase, esses precisam recuperar o desempenho que já mostraram em outras temporadas, por outro lado, existem vários jovens loucos para brilhar vestindo essa que é uma das camisas mais tradicionais do futebol mundial, o resultado final é imprevisível, eu não apostaria no Milan para ser campeão, acredito que terminará a Série A entre 2º a 5º lugar, sem grandes expectativas também na UCL.

Roma 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: 6º colocado.
Treinador: Rudi Garcia

A equipe de Roma não conseguiu a classificação para nenhum torneio continental na última temporada, esteve muito perto de conquistar o título da Copa da Itália, mas foi vencida no jogo final pelo seu maior rival, a Lazio. Com o peso dessa camisa tão tradicional, a Roma deve buscar um desempenho melhor na temporada que terá inicio, a classificação para um torneio continental, ao menos, que seja a UEFA Europe League deve ser um objetivo razoável para este time.

Contratações e destaques:

Contratações: A Roma 2013/14 sofreu fortes transformações em relação a temporada anterior, foram muitas mudanças no elenco, tanto entradas como saídas, em especial, duas saídas que envolveram valores muito elevados, a do zagueiro brasileiro Marquinhos para o Paris Saint Germain e o meio-campo argentino Lamela para o Tottenham. Também foram negociados Stekelenburg, Osvaldo entre vários outros.

Nesse processo de reformulação chegaram jogadores como o jovem zagueiro croata Tin Jedvaj, de apenas 17 anos, foi contratado pela Roma, em negociação que foi disputada junto com os ingleses do Tottenham que também desejavam a contratação dessa revelação croata.

Outros jogadores de qualidade ainda que não tão jovens também chegaram nessa janela de transferências, Morgan de Sanctis, Gervinho, Maicon, Kevin Strootman e Borriello.

Dois jovens chegaram por mais de 10 milhões de euros cada um deles, Adem Ljajic (ex-Fiorentina) e Mehdi Benatia (ex-Udinese).

Destaques:
Como já podemos perceber pela movimentação intensa de jogadores nessa janela de transferência, o time romano foi fortemente alterado, mas nem tudo por aqui é novidade, em especial, dois jogadores continuam no clube e pelo carinho que recebem de sua torcida jamais devem defender outro escudo em suas carreiras, estes são Francesco Totti e Daniele De Rossi, atletas que concluíram sua formação de Base na Roma e jamais vestiram outra camisa, exceto a da seleção italiana. Estes não são apenas jogadores da Roma, são quase um patrimônio histórico do clube, ou quem sabe, patrimônio histórico do próprio futebol italiano.

Expectativa:
A renovação não apenas mexeu no plantel como também trouxe um novo treinador, o francês Rudi Garcia que terá a sua primeira experiência profissional fora da França. A julgar pelo potencial do time, acredito que podem ser campeões no futuro, não nesta temporada, são muitas novidades e essa equipe precisará encontrar a sua forma de jogar e ganhar entrosamento. Para esta temporada a classificação para um torneio continental parece um objetivo razoável, o mais importante é o foco do projeto pensando a médio e longo prazo.


Inter de Milão 2013 / 2014


Classificação na temporada anterior: 9º colocado.
Treinador: Walter Mazzarri

Encerrar a última temporada como 9º lugar é uma péssima situação para um clube de potencial tão grande e que esteve recentemente no topo do mundo, conquistaram a Champions League na temporada 2009/10 e de lá pra cá o desempenho caiu drasticamente.

Do time que conquistou a Champions alguns jogadores continuam no grupo, o líder: Javier Zanetti, Samuel, Chivu, Cambiasso e Diego Milito, todos estes, já com mais de 30 anos.

Nas últimas temporadas a Inter tem feito investimentos experimentando outros jogadores, mas o resultado final continua sendo insatisfatório, esse ano não vão disputar nenhuma competição continental e precisam focar no campeonato nacional, o time deve encontrar a melhor forma de utilizar os atletas que tem a disposição e fazer valer todo dinheiro gasto nesta e nas últimas temporadas.

Contratações e destaques:

Contratações: Mais uma vez a Inter de Milão trouxe vários jogadores para reforçar o time, entre estes, o mais caro foi o atacante argentino Mauro Icardi, que chegou por transferência vindo da Sampdoria.
Destaques:

O jovem zagueiro Andrea Ranocchia tem feito boas temporadas e é uma das esperanças do futebol italiano e da própria Inter de Milão para o futuro.
Expectativa:
Nas últimas temporadas a Inter tem feito investimentos experimentando outros jogadores, mas o resultado final continua sendo insatisfatório, esse ano não vão disputar nenhuma competição continental e precisam focar no campeonato nacional, o time deve encontrar a melhor forma de utilizar os atletas que tem a disposição e fazer valer todo dinheiro gasto nesta e nas últimas temporadas.


Outros times em destaque

 

Udinese 2013/2014
A Udinese perdeu alguns de seus destaques da última temporada e precisaram se reforçar com nomes menos expressivos, entre as saídas incluem-se: Cuadrado, Candreva, Armero e Benatia, detalhe: Estes quatro jogadores foram negociados para times italianos, o que demonstra a fragilidade econômica da Udinese perante os adversários domésticos. Em paralelo, teriam a oportunidade de disputar a Europa League, teriam, pois foram vergonhosamente vencidos pelo Slovan Liberec da República Tcheca no confronto de ida e volta dos play-offs. O destaque do time é o centroavante Di Natale.


Lazio 2013/2014
O 7º lugar na temporada anterior poderia ser mais desmotivante se não fosse a conquista da Copa da Itália, onde bateram a Roma seu maior rival. É um time inferior aos principais adversários, fizeram alguns investimentos para trazer jogadores, alguns da América latina, ouros da própria Itália, não tiveram muitas saídas no elenco e isso pode ser contado a seu favor. Vão jogar a Europa League devido a conquista da Copa da Itália.

O plantel da Lazio conta com vários bons jogadores, nomes como o meio-campo brasileiro Hernanes, o argentino Ledesma e o goleador alemão Klose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário