Banalização do conceito de função tática

Não é novidade que muitos dos comentaristas de futebol de diversas mídias erram e por vezes acabam dizendo uma série de abobrinhas, todavia, eu ainda fico incomodado em ver esse tipo de trabalho, de pessoas que deveriam atuar com profissionalismo nessa missão de prestar informação de qualidade para o público, acredito que seja este o dever do profissional que se presta a este tipo de profissão, o compromisso com a realidade e a qualidade da informação.

Hoje, gostaria de abordar um destes erros em específico, algo que está bem em moda e tem sido usado de forma recorrente e muitas vezes de forma errada ou induzindo a erro.

Vamos falar novamente sobre o conceito de FUNÇÃO TÁTICA.

Eu digo novamente, porque esse conceito já foi abordado neste site e a sua explanação consta neste post.


O que ouvimos de vários "profissionais" da televisão, seja de canais abertos ou pagos e mesmo na internet, é uma banalização deste conceito, por vezes, usado como "conversa de político", isso é, são palavras que se encaixam bem quando são ditas, embora, verdadeiramente não queiram dizer nada; Mas o que tem ocorrido com maior frequência é o uso do conceito unção tática de forma que induz o receptor da informação ao erro, e isso é o que mais me incomoda.

A função tática corresponde as ações que espera-se que o atleta execute no campo de jogo, ações que podem ser com ou sem a bola em domínio, bem como, quando seu time tem a posse de bola ou quando a equipe adversária detém a bola.

Existe função tática em todas as fases do jogo, e o equívoco desses comentaristas é de fazer o ouvinte/espectador acreditar que a função tática é apenas a sua movimentação quando o seu time defende, e ele também participa "dando combate" na marcação.

Embora esse seja sim um exemplo de função tática, é importante destacar que NÃO É O ÚNICO!

Quando o time adversário está em posse de bola, recuar no campo para a marcação ou realizar a marcação mais a frente não são as únicas opções de função tática. Digamos que um, ou mais jogadores de um time sem a posse de bola procurem ocupar o espaço mais avançado possível em campo, e a consequência desse movimento acaba induzindo o time adversário a não avançar mais jogadores, tomando o cuidado de manter o seu equilíbrio defensivo na hipótese de contra-ataque, então, esse é um exemplo de função tática que não envolveu a marcação do adversário.

Este é apenas um exemplo, a quantidade de variações a que se pode estabelecer funções táticas aos jogadores é virtualmente interminável.

Função tática é um conceito muito amplo, ela pode dizer respeito as mais diversas condutas que se tem expectativas do atleta em campo, funções táticas podem ser movimentações sem bola, conduções de bola em velocidade, procurar tentar a finalização de longa distância, buscar o drible em certo espaço no campo, marcar um jogador muito de perto, marcar em determinada zona com mais vigor do que em outras, cavar uma falta a seu favor, enfim, são infindáveis as possibilidades.

Espero que no futuro os apaixonados por futebol e os profissionais que militam nesta área sejam mais atentos aos conhecimentos e a ciência própria do esporte, por assim dizer, existe muito conteúdo técnico científico para ser estudado, aquele que se propõe a esse ofício deverá estar em um patamar de conhecimentos superior ao de um torcedor ordinário, que por vezes ama o esporte simplesmente pelo seu sentimento de afeto com o seu clube, este torcedor não precisa e não tem a menor obrigação de ser um estudioso do esporte para viver a sua paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário