Atlético MG campeão da Libertadores da América 2013

atlético mg campeão libertadores final olímpia





A grande final da Libertadores foi realmente fantástica, com certeza, um daqueles momentos em que o fã de futebol nunca mais vai se esquecer e quanto mais, o torcedor do galo! Foram dois jogos incríveis, e o jogo de ontem, 24/07/2013 foi ainda mais emocionante. Veja mais sobre essa incrível conquista do Atlético mineiro.

Por: André Salgueiro Lima



Uma jornada muito dura e dramática marcou este título inédito na história do clube mineiro, em uma temporada em que vários times brasileiros entraram com grande potencial na Libertadores, pouco a pouco eles foram caindo, e o Atlético resistiu bravamente com a tenacidade de um vencedor, antes da final, os confrontos das quartas de final contra o Tijuana e nas semi-finais contra o Newells Old Boys foram igualmente tensos, o time brasileiro teve muita dificuldade mas conseguiu superar seus adversários.

O adversário da final parecia mais fraco, seu nível técnico era visivelmente menor que o do Atlético, mas nenhum time consegue chegar até a final de uma Libertadores da América sem ter seus méritos, e a isso também vale acrescentar a tradição do time e o peso de três Libertadores.

E a grande final foi dividida em dois jogos, no primeiro, o Olímpia fez valer o mando de campo e surpreendeu a América latina ao vencer por 2-0, e ainda neste jogo, os dois laterais do Atlético MG (Richarlyson e Marcos Rocha) foram suspensos para o jogo de encerramento.

O jogo decisivo foi realizado no Mineirão, estádio completamente lotado com milhares de jogadores gritando e apoiando o time, ouvíamos os gritos de incentivo e o "EU ACREDITO!", o 12º jogador esteve ativo durante todo jogo.

O Atlético precisava de gols, mas o primeiro tempo foi difícil e quase desanimador, apesar do domínio da posse de bola, o time mineiro até criava algumas oportunidades, mas nenhuma delas foi muito clara, nenhum gol nesta primeira etapa, e pelo contrário, as melhores oportunidades de gol foram a favor do Olímpia, contudo, este falharam nas finalizações.

No segundo tempo o time mineiro ficou ainda mais ofensivo, sendo premiado com um gol logo no início desta etapa, passaram a explorar mais vezes os lados do campo, quanto mais o atlético atacava mais o Olímpia recuava, e também aconteceram mais faltas a favor do atlético.

O time paraguaio depositava todas as suas esperanças ofensivas somente nos contra-ataques, e foi assim que estiveram perto, muito perto de marcar, em certo lance, o jogador do Olímpia conseguiu driblar o goleiro próximo a entrada da área, não haveria nenhum obstáculo para finalizar a gol, e de repente, em um momento místico, o atleta escorregou no gramado! Azar? Sorte de campeão? Energia de um Mineirão lotado? Ou simplesmente as travas da chuteira não deram a ele estabilidade?

A pressão continuou ficando mais intensa sobretudo com as entradas de Alecsandro e Guilherme, as chances realmente apareceram mas caprichosamente a bola não entrava, às vezes parando no goleiro adversário, outras vezes na trave, o atlético precisava de um gol para levar o jogo a prorrogação e a angústia era cada vez maior.

Aos 85 minutos de jogo, Manzur do Olímpia cometeu falta dura e recebeu seu segundo cartão amarelo, com a expulsão o Atlético avançou mais no campo, e aos 87 minutos, finalmente saiu o segundo gol,com o empate de 2-2 no placar agregado teríamos início a prorrogação.

Com o corpo no seu limite os atletas foram para a prorrogação, o Atlético continuou dominante mas o placar não foi alterado. Pênaltis e mais drama!

Para felicidade da torcida do galo, o goleiro Victor pegou a primeira cobrança e deu um pouco mais de tranquilidade para os cobradores seguintes do atlético, quatro atletas do galo fizeram suas cobranças e todos acertaram, o quinto e último batedor do Olímpia errou a sua cobrança, com isso, o Atlético MG chegou ao seu primeiro título da Libertadores.

Atlético MG campeão libertadores destaques análise conquista

Grande jogo!

Parabéns ao Atlético MG, ao supersticioso técnico Cuca, e a todo elenco titulares e reservas que foram essenciais para essa conquista. YES, WE C.A.M !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário