Expectativas do campeonato ucraniano temporada 2013/2014

A Premier League Ucraniana está longe de ser um dos campeonatos mais atrativos do mundo, mas terá os seus bons jogos, e em especial, dois ou três times de alto nível mesmo para o padrão europeu em geral. Veja o post na íntegra onde apresentamos os favoritos para a conquista do troféu nesta temporada, as contratações mais interessantes, e o que esperar de mais interessante nesta competição.

Por: André Salgueiro Lima

Primeira Liga

(primeira divisão do futebol ucraniano)

Campeão anterior: Shakhtar Donetsk
Favoritos para esta temporada: Shakhtar Donetsk
Número de times:16
Condições de classificação para torneios continentais: O campeão ganha vaga direta para fase de grupos da UEFA Champions League, o vice-campeão entra na classificatória para a UCL, enquanto, os times que terminaram em terceiro, quarto e quinto lugares entram em diferentes estágios da classificatória para UEFA Europa League.
Condições de rebaixamento: As duas equipes que terminarem a competição nos últimos lugares caem para segunda divisão ucraniana.

Equipes que disputam a Premier League ucraniana 2013/2014

Arsenal de Kiev
Chornomorets Odesa
Dínamo de Kiev
Dnipro Dnipropetrovsk
Hoverla Uzhhoro
Illichivets Mariupol
Karpaty Lviv
Metalist Kharkiv
Metalurh Donetsk
Metalurh Zaporizhya
Shakhtar Donetsk
Sevastopol
Tavriya Simferopol
Volyn Lutsk
Vorskla Poltava
Zorya Luhansk

O campeonato ucraniano teve início no dia 12/07/2013.

Favoritos!

Shakhtar Donetsk 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Campeão
Treinador: Mircea Lucescu

Na última temporada o Shakhtar venceu o campeonato ucraniano com 13 pontos de vantagem sobre o segundo lugar! Dominante no campeonato ucraniano e de nível médio/forte a nível europeu, para a temporada 2013/2014 o Shakhtar terá nova oportunidade de disputar a UCL já na fase de grupos.
A gestão do Shakhtar tem sido bastante feliz em suas negociações, conseguindo contratar jogadores a um bom preço e vender a valores bastante superiores, mesmo com as mudanças no elenco o time mantém o mesmo nível de qualidade, elenco este que faz uso de vários jogadores brasileiros tais como o atacante Luiz Adriano. Alguns jogadores de bastante qualidade como William, Fernandinho e Mkhitaryan deixaram o time nas últimas negociações.

Contratações e destaques:

Contratações: Para suportar as saídas de jogadores o Shakhtar precisou fazer contratações, e ao que parece fez escolhas muito boas, a mais importante delas a meu ver foi a do argentino Facundo Ferreyra, jovem de 22 anos, atacante que foi artilheiro do torneio apertura da Argentina. Também chegaram ao Shakhtar os brasileiros Fernando, Wellington Nem, o primeiro vindo do Grêmio com convocação para última Copa das Confederações, Nem esteve nas últimas olimpíadas e na campanha do Fluminense campeão brasileiro de 2012.

Destaques:

O ucraniano Yaroslav Rakitskiy é um defensor de 23 anos que pode atuar na zaga ou como lateral esquerdo, não possui características de criatividade mas é seguro na marcação.

Taison chegou na janela da virada do ano para "compensar" a saída do meio-campista também brasileiro William, é um jogador bastante rápido e habilidoso, um dos atletas que devem ser responsáveis pela organização ofensiva da equipe.

Expectativa:
O Shakhtar deve vencer novamente o campeonato ucraniano, enquanto na UEFA Champions League a tarefa é bem mais difícil, mas com um pouco de sorte podem passar pela fase de grupos e atingir o mata-mata, aqui aparece outro marco importante, a janela de transferências de fim de ano pode tirar alguma peça importante da equipe ou adicionar alguma, alcançar as quartas de final seria uma estimativa positiva para esse time.
Metalist Kharkiv 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Vice-campeão
Treinador: Myron Markevych
O Metalist foi o segundo colocado no último campeonato ucraniano ficando bem distante do campeão Shakhtar, mas essa foi a melhor colocação da história do time na competição, esse resultado permite ao Metalist a chance de disputar a eliminatória classificatória para UCL.
O plantel do Metalist é basicamente uma mescla entre 60% de jogadores ucranianos e 40% de jogadores latinos do Brasil e da Argentina.

Contratações e destaques:

Contratações: O Metalist trouxe dois brasileiros nessa janela de transferências, Diego Souza vindo do Cruzeiro e Rodrigo Moledo do Internacional, dois jogadores já experimentados e com custo mediano.

Destaques:

O brasileiro Cleiton Xavier é um dos destaques do time, é um meio-campo bastante ofensivo.

A principal referência ofensiva é o atacante argentino Jonathan Cristaldo, jogador de 1,75 e 24 anos.

Expectativa:
O Metalist tem um nível técnico não mais do que mediano, mas ainda é possível conseguir bons resultados na Premier League ucraniana quando enfrentar os times de menor investimento, seria razoável chegar entre os 4 primeiros colocados ao final do campeonato, e antes disso, seria muito bom para o Metalist conseguir atingir a fase de grupos de Champions League neste ano, e qualquer coisa além disso seria um sonho.
Dínamo de Kiev 2013/2014


Classificação na temporada anterior: 3º lugar
Treinador: Oleh Blokhin
Um time muito tradicional do leste europeu que acumula 26 conquistas cumuladas dos campeonatos ucraniano e soviético, foi este o clube em que Andriy Shevchenko apareceu para o futebol e também foi nele que o próprio Sheva encerrou a carreira. Uma curiosidade sobre o clube é que a camisa 12 foi aposentada, em homenagem a torcida que assim como em vários cantos do mundo é conhecida como o 12º jogador.
O plantel do Dínamo de Kiev contém uma mescla de jogadores de diversas nacionalidades, incluem jogadores nacionais como por exemplo o experiente goleiro e capitão do time Oleksandr Shovkovskiy, dois jogadores nigerianos também tem espaço nesse time, são eles: Ideye Brown e Lukman Haruna, o time tem potencial e moveu-se bastante no período de transferências. .

Contratações e destaques:

Contratações: O nome mais famoso da lista de contratados do Dínamo é Younés Belhanda, um dos destaques do campeonato francês na última temporada, também vindo da França chegou Benoit Tremoulinas, e outra transferência que chama atenção é a do centroavante congolês Dieumerci Mbokani.

Destaques:

Um grande destaque do Dínamo é Andriy Yarmolenko, canhoto que atua como atacante ou extremo esquerdo, está no clube desde 2008 e já marcou 42 gols estando com apenas 23 anos, mede 1,89 e faz parte da seleção ucraniana.

Outra referência do time é o meio-campo veterano Oleh Husyev, jogador bastante técnico que faz parte do selecionado nacional ucraniano.

Expectativa:
Para o investimento aplicado é de se esperar que o time possa brigar de perto pelo título nacional junto ao Shakhtar ou mesmo não alcançando o título, que ao menos consiga o vice campeonato e a possibilidade de disputar a UEFA Champions League do ano seguinte. A nível continental, o Dínamo de Kiev terá a oportunidade de disputar a Europa League nesta temporada se passar pelos playoffs, neste nível, a equipe deve estipular como meta atingir no mínimo as quartas de final da competição.

Outros times em destaque

 

Dnipro Dnipropetrovsk 2013/2014

A equipe do Dnipro também está nas eliminatórias classificatórias para UEFA Europa Liga nesta temporada, e podem quem sabe evoluir na competição. As grandes estrelas do time são os extremos: Yevhen Konoplyanka e o brazuca Giuliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário