Análise do jogo Real Madrid vs Borussia Dortmund do dia 30/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Real Madrid vs Borussia Dortmund, do dia 30/04/2013, confronto válido pela semi-final da UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


No primeiro jogo desta semi final a equipe do Borussia Dortmund fez valer o mando de campo e venceu o adversário pelo placar de 4-1, deixando as coisas bem mais fáceis para esse confronto decisivo, o Real Madrid precisava vencer por 3-0 para se classificar, isso significaria além de marcar vários gols, manter-se muito cuidadoso com a defesa, pois o Dortmund já demonstrou o potencial de seu ataque em várias ocasiões neste torneio.

A equipe alemã escalou o seu time titular, não houve mudanças iniciais para tornar o time mais defensivo. Enquanto o adversário veio a campo com uma mudança significativa no meio-campo, ao escalar Luka Modric como titular ao lado de Xabi Alonso o técnico do Real Madrid, José Mourinho, demonstrou a sua maior preocupação com a criação de jogadas, Modric é bastante superior nestes quesitos se comparado ao alemão Khedira, que normalmente ocupa aquela posição no esquadrão dos merengues.

ANÁLISE DO JOGO

Como foi dito, Modric foi escalado como titular, a intenção de Mourinho era tornar o time mais criativo e ofensivo sem alterar a organização estrutural, e sem grandes mudanças no modelo de jogo.

Durante a maior parte do jogo o time visitante manteve o seu modelo de jogo habitual, marcando o seu adversário em pressão e com uma linha defensiva relativamente avançada, dessa forma o time adversário, Real Madrid sofria dificuldade em sua organização ofensiva.

Gotze foi substituído logo no início do jogo devido a uma lesão.

O time da casa tentou explorar o espaço nas costas da defesa em vários momentos, mas a zaga do Borussia se manteve atenta ao posicionamento e não recebeu bolas nas costas, além disso, várias tentativas de passes em profundidade do Real foram pegas no impedimento de seus homens mais avançados.

Quando exposto a um adversário com muitos recursos técnicos, as fraquezas da defesa do Real Madrid ficam ainda mais evidentes, Varane é bom jogador, tem potencial para ser um zagueiro incrível mas falha em alguns lances provavelmente por falta de experiência, enquanto Sérgio Ramos era um lateral direito e há algumas temporadas "aprendeu" o novo ofício jogando como zagueiro, possui várias características positivas, principalmente ligadas a aspectos físicos, impulsão, explosão muscular, velocidade e força, mas é fraco no posicionamento, algo vital para um zagueiro, em vários lances pudemos ver a defesa do Real marcar e "atacar" o portador da bola em grupo mas abrir espaço para outro jogador do time adversário que recebia a bola livre de marcação.

A verdade é que o Real Madrid esteve realmente muito perto de sofrer gols em vários lances da partida, o Dortmund explorava muito bem os espaços deixados na defensiva do Madrid, vale destacar o trabalho do goleiro Diego López que fez grande partida novamente.

Apesar da maior iniciativa de ataque do Real que deu muito mais passes e teve maior posse de bola durante o jogo todo, no primeiro tempo as chances de gol foram repartidas entre as equipes.

Ao contrário do Real, o Dortmund possuía uma defesa mais técnica e muito bem estruturada mesmo os gênios das assistências Ozil e Dí Maria não encontravam caminhos para chegar ao gol, houveram oportunidades mas foram poucas, o adversário conseguia marcar com certa facilidade os homens que entravam em sua área, normalmente eram Higuaín e Cristiano Ronaldo, às vezes os dois ao mesmo tempo, outras vezes um só, mas foram raras as ocasiões em que houvessem 3 ou mais jogadores do Real na área adversária, dessa forma era mais fácil para os alemães manterem a marcação e a cobertura defensiva.

Com aproximadamente 10 minutos do segundo tempo, o português José Mourinho mexeu no time, tirando de campo Coentrão e Higuaín para entrada de Kaká e Benzema. Com Kaká o Real ficou mais agressivo, mais atacante, a substituição de Higuaín por Benzema é algo cotidiano nos jogos do Real Madrid, acredito que o principal motivo desse tipo de substituição seja forçar aquele que estava em campo a correr mais sabendo que não jogará a partida inteira, e com a substituição entra em campo um jogador descansado, essa substituição consegue maior efetividade quando o jogador ou os jogadores que faziam a marcação no jogador substituído já estão sentindo cansaço.

A estrela maior do espetáculo esteve bastante apagada, Cristiano Ronaldo apareceu pouco no jogo, mas não por demérito ou apatia e sim pelo grande jogo dos seus adversários que não lhe davam espaço e antecipavam quase todas as bolas que lhe eram direcionadas.

Falando em antecipação, vale destacar o desempenho de Modric pelo Real, o croata esteve muito bem no seu posicionamento, antecipou passes, roubou bolas, e quando esteve na ofensiva ajudou na criação de jogadas.

Quando já estávamos nos 10 minutos finais do jogo o time da casa parecia impotente, mesmo assumindo uma postura bastante ofensiva e acuando o adversário o gol não aparecia, mas foi aí que Kaká achou Ozil em boa posição pela direita, Ozil cruzou baixo e Benzema finalizou para marcar o gol.

Com o gol o estádio todo vibrou e a chama da esperança se acendeu, se o time de Madrid já estava taticamente desorganizado, a partir desse momento já não havia mais tática alguma, e esse foi o trunfo dos merengues, levarão o caos até a defesa de seu adversário, e o Dortmund que parecia tão firme passou momentos de desespero enquanto lutava contra um Real Madrid que não possuía mais qualquer coerência, eram apenas 11 homens loucos, querendo colocar a bola nas redes de qualquer forma.

Em meio ao caos, quando Cristiano Ronaldo nada conseguia fazer foi de onde menos se esperava que surgiu o segundo gol do Real Madrid, Benzema encontrou Sérgio Ramos completamente livre dentro da área, o espanhol recebeu o passe e chutou para marcar o segundo gol, e o impossível parecia perto de ser concretizado. Ramos que defensivamente fez um jogo ruim, e por ao menos três vezes acertou o rosto de Lewandowski com seu braço, recebeu um cartão amarelo no jogo, e por pouco não foi o herói da salvação devido ao gol, e a distribuição de passes precisos.

Nos minutos finais o Dortmund conseguiu gerir o tempo, atrasando o jogo ao máximo que podiam, inclusive com a substituição que colocou em campo o zagueiro Felipe Santana, ele que foi o amuleto da sorte para o Borussia passar pelo Málaga nas qiuartas de final. Conseguiram manter o placar final a seu favor, a derrota por 2-0 lhes deu a classificação diante do poderoso Real Madrid.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


O Borussia Dortmund coloca em evidência a excelente fase do futebol alemão, que não vive apenas de Bayern de Munique, demonstraram um futebol alegre e cativante que agrada e conquista a um grande número de torcedores ao redor do mundo que simpatizam com o Borussia.

O Dortmund perdeu a sua invencibilidade mas é o primeiro time já garantido na grande final, onde muito provavelmente enfrentará o seu rival doméstico, Bayern de Munique. O Bayern já é o campeão alemão desta temporada com larga vantagem sobre o próprio Dortmund, vice-líder, se considerarmos isso, o Borussia será o azarão para o jogo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário