Análise do jogo Barcelona vs Milan, do dia 12/03/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo
Análise do jogo Barcelona vs Milan, do dia 12/03/2013, se quiser ler a análise referente ao jogo de ida do mata-mata, clique aqui.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


No jogo de ida tivemos a vitória do time italiano por 2-0, e que daria uma boa vantagem para este confronto decisivo, infelizmente, o Barcelona conseguiu os gols que precisava e teve a felicidade de não sofrer gols, seja por sua competência ou por incompetência do adversário.
 
Para este jogo o Milan não podia contar com o atacante Pazzini que foi referência no ataque no jogo anterior, Niang entrou como titular, sua velocidade serviria como opção de contra-ataque.

ANÁLISE DO JOGO


O Barcelona tinha uma tarefa difícil e utilizou da melhor forma possível o seu estilo de jogo, aproveitou-se de um Milan que veio a campo completamente focado em sua defender, também tiveram a vantagem do seu torcedor que vibrou muito durante todo jogo.  

Taticamente a organização defensiva do Milan funcionou muito bem durante o primeiro tempo, porém, mesmo bem distribuída e posicionada a defesa do Milan mostrou suas fraquezas. No primeiro gol logo no início do jogo, Messi recebeu a bola frente a grande área, a sua frente estavam Mexes e Zapata, atrás dele, três jogadores de meio-campo do Milan, todos próximos, e em superioridade numérica aos jogadores do Barcelona, mesmo assim, deixaram espaço para Messi dar dois toques na bola, o suficiente para criar o ângulo e finalizar para o primeiro gol do Barcelona.

A síntese do jogo era o Barcelona mantendo a posse de bola coisa que fazem muito bem, praticamente todo time do Barcelona possui boa qualidade no fundamento do passe, podemos incluir até mesmo Mascherano e Busquets jogadores que tem foco na marcação, mas que foram escolhidos a dedo pelo Barcelona devido a suas capacidades de passar a bola com segurança.  

Enquanto o time catalão monopolizava as criações ofensivas o Milan sofria para manter a posse de bola, com o adversário marcando em pressão desde o campo de defesa do Milan, obrigando aos jogadores menos técnicos do time (Abate, Zapata, Mexes, Constant e Ambrosini) a fazerem passes mais difíceis e por consequência falharem e cederem a bola novamente ao Barcelona.  

Apesar da posse de bola muito superior, durante o primeiro tempo o Barcelona encontrou muita dificuldade para superar o sistema defensivo do seu oponente, que dava espaço para seus passes mas mantinham boas coberturas e evitavam que jogadores do Barcelona fizessem a penetração com bola na área ou trocassem passes em zonas de perigo de finalização.  

Justiça seja feita, algumas das oportunidades de gols mais claras do jogo, principalmente no primeiro tempo foram a favor do Milan, todas explorando a velocidade e o contra-ataque, a melhor elas foi com Niang que ficou livre frente a frente com Valdes e acertou a trave na finalização, outras dessas chances foram através do prodígio Shaarawy, vimos que o italiano não estava bem treinado quanto as finalizações de primeira e recepções (first touch).  

O segundo gol do jogo surgiu quando o Milan começava um contra-ataque em velocidade, Ambrosini perdeu a bola para Iniesta e gerou o “contra-ataque do contra-ataque”, o maestro passou para Messi, novamente na frente da grande área e com Mexes a sua frente, o argentino usou um toque para amortecer o passe, mais um toque para criar o ângulo de chute e o último toque a finalização que igualou o placar agregado. 

A primeira etapa do jogo já se aproximava do final. O primeiro tempo também mostrou o Barcelona fazendo uso de armas que não lhe é habitual, o chute de longa distância foi utilizado por Xavi e Iniesta que ameaçaram perigosamente o gol de Abbiati.

No segundo tempo, Xavi percebeu o espaço que tinha David Villa e fez a assistência, Constant que já estava mal posicionado não conseguiu bloquear o chute do espanhol que marcou o terceiro gol do jogo.  

A partir do terceiro gol a postura do Barcelona mudou um pouco, os passes perderam objetividade e a posse de bola já tinha parte do objetivo de travar o jogo, enquanto o time italiano começava a se soltar, e mais ainda com as substituições. Robinho, Bojan e Muntari deram mais vida e agressividade ao time, a postura tática também mudou, os laterais finalmente subiram ao ataque e o Milan conseguiu algumas chances, nesse momento bastaria um gol para dar a classificação ao time rossoneri que teria a vantagem de marcar um gol fora de casa. 

O nervosismo era visível no semblante de vários jogadores do time catalão. Este gol esteve realmente muito perto de sair, poderia ser o gol da salavação do Milan marcado por Robinho rematando uma bola baixa cruzada na área, não fosse a intervenção precisa de Alba, o salvador ainda esteve presente para marcar o último gol do jogo pegando o Milan desorganizado quanto já estávamos no tempo adicional.  

Algo que chama a atenção e entristece é ver um jogador de qualidade como Boateng ser tão irregular, no jogo de ida foi decisivo e provavelmente o melhor em campo, neste jogo, parece que vestiu um manto de invisibilidade. Enquanto no Barça a regularidade é a de uma máquina em perfeito funcionamento, mais dois gols de Messi, mais duas assistências de Xavi outra de Iniesta, mais uma goleada.

ANÁLISE DO JOGO

  
O placar de 4-0 faz parecer que as coisas foram fáceis, mas foi um desafio duro, no qual o time catalão ultrapassou mostrando o melhor de seu futebol, uma exibição de gala que demonstra a razão de que esta é uma das equipes mais fortes do mundo e está entre as favoritas para levantar a taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário