O
título é um pouco pesado, os campeonatos brasileiros interessam pra
muita gente, porém, há vários aspectos que podiam ser melhorados
para que mais pessoas tivessem gosto em assistir os jogos nacionais.
Quem
assiste os jogos de times brasileiros é em sua maioria o torcedor
daquele time, diferente do que ocorre em vários campeonatos
internacionais, que atraem também o público estrangeiro, e pessoas
que torcem para outros times, um público que procura por jogos de
futebol com maior qualidade.
10
razões que ajudam a explicar essa pouca atratividade do futebol
jogado no Brasil.
Por:
André Salgueiro Lima
Eu
não vou ao extremo de dizer que os campeonatos estaduais devam ser
completamente eliminados, os estaduais tem muita história e fazem
parte da cultura do futebol brasileiro.
Os
estaduais não devem terminar, mas precisam de uma boa reforma, são
jogos demais, muitas partidas bem desinteressantes que acabam por
prejudicar o calendário.
2.
CALENDÁRIO
Os
grandes times brasileiros disputam uma enorme quantidade de jogos por
temporada, em geral superior aos times europeus, causando entre outros
prejuízos um desgaste físico aos jogadores.
Parte
desse problema se deve aos campeonatos estaduais, que tem um formato
ruim de disputa, longos demais para os grandes clubes.
Os
torneios continentais são naturalmente incoerentes. O time brasileiro que joga
a Libertadores não joga a Sul-Americana, as datas de jogos poderiam
ser aproveitadas por ambas as competições, porém, a Libertadores é
disputada no primeiro semestre, e a Sul-Americana no segundo
semestre. Isso sem falar no baixo nível técnico da maioria dos
jogos da Sul-Americana.
E
por fim, o campeonato brasileiro. 20 times jogando em turno e
returno, ao todo cada time disputa 38 jogos. Legal, bacana. O
problema é que esses 38 jogos são comprimidos aos meses de Maio a
Dezembro (consideremos 7 meses já que se inicia no final de Maio e
termina no começo de dezembro). Já os campeonatos europeus, possuem
um número de jogos semelhantes, porém, disputados entre Agosto e
Maio (aproximadamente 10 meses).
Na
europa existe uma temporada de futebol, iniciada geralmente em Agosto
e terminando em Maio do ano seguinte, durante a temporada ocorrem as
partidas do campeonato nacional, copas nacionais e campeonatos
continetais. Todas as competições acompanham o ritmo da temporada.
No Brasil os times disputam “temporas distintas”, já que as
competições começam e terminam em períodos bastantes diferentes.
Em
verdade, esse calendário no estilo europeu é utilizado também por
países da américa do sul, ainda que alguns destes utilizem a forma
de apertura/clausura, e tal como os brasileiros, também jogam a
sul-Americana e libertadores desencontradas.
O
torcedor tem dificuldade em reconhecer o próprio time, é claro que
cada caso é um caso, mas há vários exemplos de times que são
montados e desmontados a cada temporada, ou até menos que isso.
Existe uma rotatividade muito alta dos jogadores nos times brasileiros, dessa forma, os
atletas não conseguem criar um vínculo com o clube e a sua
torcida.
4.
PUBLICIDADE
Futebol é também um negócio, partindo deste ponto se percebe a importância da publicidade ser aplicada também ao esporte.
O
exemplo mais claro da publicidade no futebol é o Neymar, além de
arrebentar dentro de campo, é indiscutível também o seu poder como
objeto de venda, marca. Neymar é a notícia quando joga, quando
fala, ou quando muda o cabelo.
Da
mesma forma que se promove um atleta, também pode ser promovido o
torneio em si, o estádio, o time. A publicidade ajuda a desenvolver
no torcedor o desejo de ir ao estádio, assistir os jogos, ler as
notícias, em suma, consumir.
5.
PÚBLICO PEQUENO NOS ESTÁDIOS
É
claro que as receitas da TV e do Pay-per-view são importantes, mas o
público presente no estádio é essencial para o espetáculo. As
médias de público no campeonato brasileiro do último ano foram
medíocres. Culpar o torcedor é fácil, mas é injusto.
O
torcedor também é consumidor, e por mais que se tenha sentimentos
pelo clube é necessário algum incentivo para que ele compareça ao
estádio.
Ir
para o estádio deve ser um programa divertido e com um bom
custo-benefício para o torcedor. O que envolve aspectos como: preço
do ingresso, conforto, transporte, estacionamento, entretenimento,
segurança, e claro, bons jogadores e bons jogos.
Veja
os outros 5 motivos no post seguinte.
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