10 Coisas que deixam o futebol brasileiro chato (parte 1)

O título é um pouco pesado, os campeonatos brasileiros interessam pra muita gente, porém, há vários aspectos que podiam ser melhorados para que mais pessoas tivessem gosto em assistir os jogos nacionais.

10 detalhes que atrapalham o futebol nacional
  
Quem assiste os jogos de times brasileiros é em sua maioria o torcedor daquele time, diferente do que ocorre em vários campeonatos internacionais, que atraem também o público estrangeiro, e pessoas que torcem para outros times, um público que procura por jogos de futebol com maior qualidade.
10 razões que ajudam a explicar essa pouca atratividade do futebol jogado no Brasil.

Por: André Salgueiro Lima
1. OS ESTADUAIS

estaduais muito mal formulados atrapalham

Eu não vou ao extremo de dizer que os campeonatos estaduais devam ser completamente eliminados, os estaduais tem muita história e fazem parte da cultura do futebol brasileiro.
Os estaduais não devem terminar, mas precisam de uma boa reforma, são jogos demais, muitas partidas bem desinteressantes que acabam por prejudicar o calendário.

2. CALENDÁRIO

os times jogam muitas vezes e possuem pouco tempo de preparação

Os grandes times brasileiros disputam uma enorme quantidade de jogos por temporada, em geral superior aos times europeus, causando entre outros prejuízos um desgaste físico aos jogadores.
Parte desse problema se deve aos campeonatos estaduais, que tem um formato ruim de disputa, longos demais para os grandes clubes.
Os torneios continentais são naturalmente incoerentes. O time brasileiro que joga a Libertadores não joga a Sul-Americana, as datas de jogos poderiam ser aproveitadas por ambas as competições, porém, a Libertadores é disputada no primeiro semestre, e a Sul-Americana no segundo semestre. Isso sem falar no baixo nível técnico da maioria dos jogos da Sul-Americana.
E por fim, o campeonato brasileiro. 20 times jogando em turno e returno, ao todo cada time disputa 38 jogos. Legal, bacana. O problema é que esses 38 jogos são comprimidos aos meses de Maio a Dezembro (consideremos 7 meses já que se inicia no final de Maio e termina no começo de dezembro). Já os campeonatos europeus, possuem um número de jogos semelhantes, porém, disputados entre Agosto e Maio (aproximadamente 10 meses).
Na europa existe uma temporada de futebol, iniciada geralmente em Agosto e terminando em Maio do ano seguinte, durante a temporada ocorrem as partidas do campeonato nacional, copas nacionais e campeonatos continetais. Todas as competições acompanham o ritmo da temporada. No Brasil os times disputam “temporas distintas”, já que as competições começam e terminam em períodos bastantes diferentes.
Em verdade, esse calendário no estilo europeu é utilizado também por países da américa do sul, ainda que alguns destes utilizem a forma de apertura/clausura, e tal como os brasileiros, também jogam a sul-Americana e libertadores desencontradas.

3. FALTA DE IDENTIDADE

jogadores saem dos times com muita facilidade
O torcedor tem dificuldade em reconhecer o próprio time, é claro que cada caso é um caso, mas há vários exemplos de times que são montados e desmontados a cada temporada, ou até menos que isso. Existe uma rotatividade muito alta dos jogadores nos times brasileiros, dessa forma, os atletas não conseguem criar um vínculo com o clube e a sua torcida.

4. PUBLICIDADE

a publicidade é essencial para o futebol atualmente

Futebol é também um negócio, partindo deste ponto se percebe a importância da publicidade ser aplicada também ao esporte.
O exemplo mais claro da publicidade no futebol é o Neymar, além de arrebentar dentro de campo, é indiscutível também o seu poder como objeto de venda, marca. Neymar é a notícia quando joga, quando fala, ou quando muda o cabelo.
Da mesma forma que se promove um atleta, também pode ser promovido o torneio em si, o estádio, o time. A publicidade ajuda a desenvolver no torcedor o desejo de ir ao estádio, assistir os jogos, ler as notícias, em suma, consumir.

5. PÚBLICO PEQUENO NOS ESTÁDIOS

vários jogos tem obtido rendes ruins de bilheteria, público pouco presente

É claro que as receitas da TV e do Pay-per-view são importantes, mas o público presente no estádio é essencial para o espetáculo. As médias de público no campeonato brasileiro do último ano foram medíocres. Culpar o torcedor é fácil, mas é injusto.
O torcedor também é consumidor, e por mais que se tenha sentimentos pelo clube é necessário algum incentivo para que ele compareça ao estádio.
Ir para o estádio deve ser um programa divertido e com um bom custo-benefício para o torcedor. O que envolve aspectos como: preço do ingresso, conforto, transporte, estacionamento, entretenimento, segurança, e claro, bons jogadores e bons jogos.


Veja os outros 5 motivos no post seguinte.

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