10 coisas que deixam o futebol brasileiro chato (parte 2, final)

O título é um pouco pesado, os campeonatos brasileiros interessam pra muita gente, porém, há vários aspectos que podiam ser melhorados para que mais pessoas tivessem gosto em assistir os jogos nacionais.

5 detalhes que atrapalham o futebol nacional
  
No post anterior apresentamos as primeiras 5 razões para essa falta de atratividade nos campeonatos nacionais, veja agora as 5 justificativas restantes.

Por: André Salgueiro Lima
6. CARTOLAS E DIRIGENTES

corrupção entre poderosos é um problema para o futebol

Sem dúvida, o maior problema no futebol brasileiro.

Assim como em várias outras áreas, o futebol brasileiro possui um elevado número de pessoas corruptas que detém poder e se aproveitam das funções que ocupam.


7. LIMITAÇÃO DE ESTRANGEIROS

rigidez na proteção do brasileiro contra os atletas internacionais

Um detalhe bastante simples mas que é pouco comentado, é que cada equipe pode utilizar no máximo 3 jogadores estrangeiros por jogo. O argumento para esta regra é a reserva de mercado, favorecendo os brasileiros e ajudando a formação de jogadores do páis.
Na prática, essa limitação existe para sanar um problema que nunca existiu no futebol brasileiro.
Mesmo que não houvesse regra alguma limitando os estrangeiros dificilmente teríamos equipes com mais de 70% de estrangeiros. Ainda assim, acreditando que fosse mesmo necessária uma regra para regular este caso, seria mais apropriada que a limitação ficasse em 10 jogadores inscritos na competição, sabendo que em média uma equipe mantém cerca de 25 jogadores no plantel principal.

8. CULTURA DE JOGO E ARBITRAGEM

a arbitragem deve coibir o anti-jogo e a falta de esportividade

No geral a cultura de jogo do Brasil é bonita, um futebol alegre, ofensivo, rápido. O problema é que nos acostumamos a alguns hábitos negativos que tornam os jogos mais feios.
Entre os aspectos negativos nós podemos apontar a “malandragem” tipicamente brasileira, jogadores cavando faltas, se jogando o tempo todo, caindo ao mínimo toque. Jogadores egoístas com a bola, reclamações frequentes com a arbitragem, um grande número de faltas leves, puxões de camisa e toques que tem como objetivo parar a jogada, principalmente nos contra-ataques.
Por um lado os árbitros são vítima dos atores que estão sempre tentando obter vantagem ilegal no jogo, por outro lado, os próprios árbitros tem falhado em coibir os aproveitadores.
Se o atleta maliciosamente faz faltas leves com intuito claro de usar o anti-jogo ilegal a única saída é punir com o cartão amarelo mesmo as faltas leves.
O mesmo se pode dizer dos jogadores que reclamam de forma exagerada, enquanto o atleta sabe que não será punido ele vai continuar reclamando sempre que tiver oportunidade.
Espero que esses aspectos melhorem nos próximos anos, não seria preciso nenhum esforço excepcional para isso.

9. TÉCNICOS

equipes brasileiras são comandadas por técnicos ruins

Boa parte dos técnicos da Série A no Brasil deixam a desejar em vários aspectos de suas funções, estas tarefas do treinador compreendem muito mais do que escalar o time.
O que vemos é uma rotatividade alta de treinadores entre os clubes, porém, são sempre os mesmos técnicos trocando de lugar entre si. Já nos habituamos a ver mais do mesmo, os times brasileiros precisam de profissionais atualizados e competentes.
Outros aspecto a ser levado em consideração são as ações tomadas pelos dirigentes dos clubes, vários deles tem a sua parcela de culpa no fracasso dos técnicos.
Há casos em que o time simplesmente contrata alguém incompetente para o cargo, em outros, o técnico não consegue exercer seu trabalho com autonomia, ficando limitado em suas decisões, e claro, frequentemente os técnicos são demitidos sem um justo motivo para isso.

10. QUALIDADE DOS JOGOS

futebol brasileiro tem competições tecnicamente fracas

Chegando ao último tópico com o principal dos motivos que tornam o futebol brasileiro chato. O nível de qualidade nos jogos, cabe dizer que esse motivo é quase uma consequência dos 9 motivos citados anteriormente.
Os times brasileiros e o campeonato brasileiro não são ruins, mas o campeonato nacional nesse momento é inferior se comparado as grandes ligas europeias.
Se um trabalho melhor fosse realizado em cima do campeonato brasileiro, eu tenho certeza que estaria no mesmo nível das ligas que hoje são consideradas as mais importantes do mundo.


Eu acredito no futebol brasileiro, no jogador brasileiro. No dia em que as competições nacionais forem geridas com o devido profissionalismo, futebol brasileiro chegará ao nível de excelência, equiparando-se ou ultrapassando as ligas do mais alto escalão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário