O tempo passa até mesmo para os craques. Gerrard e Lampard

Quem acompanha o futebol inglês há alguns anos, seja assistindo a Premier League, ou mesmo, quem apenas acompanha as notícias dos jogadores e clubes da Inglaterra, esses com certeza se lembram de duas estrelas inglesas: Steven Gerrard e Frank Lampard, craques em seus clubes, respectivamente, Liverpool e Chelsea.


Atualmente não é que eles sejam jogadores ruins, contudo, não produzem o mesmo brilho de outrora, ta como eram algumas temporadas atrás quando estavam entre os melhores jogadores do mundo.

Por: André Salgueiro Lima

Os dois atletas tem vários pontos em comum, que vão desde a posição em que atuam, semelhanças no estilo de jogo, como também pelo que representam em seus clubes e para a própria torcida inglesa.
Steven Gerrard começou a carreira nas categorias de base do Liverpool, em 1998 ele fez seu primeiro jogo no plantel principal. Participou de 424 jogos e marcou 93 gols. Frank Lampard começou a carreira no West Ham, chegando ao Chelsea em 2001, de lá pra cá, participou de 385 jogos e marcou 130 gols.
Ambos são jogadores de meio-campo e de nacionalidade inglesa, Gerrard mede 1,83m e está com 32 anos, Lampard tem 1,84m e já comemorou 34 aniversários.
Posso utilizar as mesmas palavras para falar sobre o estilo de jogo destes craques. A começar pelo passe de qualidade, tanto nos toques curtos, como em lançamentos e bolas em profundidade, boa capacidade de marcação, boas características físicas, tudo isso aliado a uma grande presença ofensiva, contando com finalização de qualidade, dentro ou fora da grande área, vejo o Lampard um pouco superior no quesito finalização, inclusive, faz parte de uma seleta lista de jogadores que fizeram mais de 100 gols pela Premier League.
As similaridades continuam em termos táticos, ambos são meio-campistas versáveis, que podem atuar como meio-campo, meio-campo defensivo ou meio-campo ofensivo. Gerrard seria ainda mais versátil, tendo jogado várias vezes também nos lados do campo, como um extremo, tanto na esquerda como na direita.
Apesar da versatilidade, me parece correto dizer que a posição que mais chamaram atenção foi mesmo como meio-campo, assumindo a movimentação “box to box” (meio campo que se desloca de área a área, conforme o time está defendendo ou atacando).
Por fim, temos de destacar a importância que os dois tem para suas respectivas equipes, o homem de Liverpool é visto como um grande líder, participou das campanhas que levaram a um título da Europa League (2000/2001), um título da Champions League (contra o Milan em 2004/2005) e um vice-campeonato também da Champions League (derrotado pelo Milan em 2006/2007). Enquanto o astro do time londrino também é uma das referência de liderança em campo, além de ser amado pela torcida, Larmpard já obteve 3 conquistas da Premier League e uma Champions League (em 2011/2012).

Pela seleção inglesa jogando lado a lado

Mas o tempo chegou, e o futebol apresentado por estes dois craques não é mais o mesmo, jogadores que eram de classe A mundial hoje estão num nível entre médio e bom. Por que isso acontece? Se o futebol é um esporte que envolve as vertentes técnicas, físicas, mentais e táticas; Podemos tentar responder a essa pergunta com base nessas quatro vertentes.

Técnica: As características técnicas de um jogador tendem a se manter estáveis mesmo com o passar dos anos, é claro que o atleta deve manter o ritmo de treinamento, em geral, a experiência dos anos no esporte ajuda mais do que atrapalha aos fundamentos técnicos.

Física: Aqui temos um grande problema, é bastante clara a queda de performance física dos atletas conforme se chega em idades mais avançadas, Gerrard (32), Lampard (34), nenhum deles é mais um garoto. É claro que existem fatores que podem colaborar ou prejudicar os aspectos físicos, tais como: A genética, a alimentação, os hábitos que afetam a saúde em geral, etc.

Mentais: Aqui entram as questões que envolvem o emocional do atleta, um jogador pode atuar mais motivado ou menos motivado. A falta de desafios em um clube que ambos já estão há mais de 10 anos pode torná-los mais apáticos em campo, além disso, os dois são veteranos em final de carreiras vitoriosas.

Tática: Essa vertante pode ajudar a responder e talvez a amenizar o peso da idade. Como já foi dito, os dois jogadores se destacaram principalmente jogando como meio-campo, “box to box”, exercendo ao mesmo tempo apoio a defesa e ao ataque, com tais funções a exigência física chega a ser ainda maior. Algo que talvez possa ajudar seria um reajuste tático aos jogadores, para que joguem mais fixos em uma posição, sem precisar correr por tanto tempo, ambos, poderiam atuar com tranquilidade como Meio-campo ofensivos ou até mesmo como meio-campo defensivos, com tarefas de distribuição a partir da própria intermediária ou linha central.


Para exemplificar, gostaria de apontar dois jogadores da Série A italiana. Andrea Pirlo (33) e Francesco Totti (36).
Pirlo atua na Juventus como um Meio-Campo Defensivo, contribuindo como um construtor de jogo recuado. Posição e função tática que já o haviam consagrado no Milan.
O veterano Totti talento da Roma joga como um Meio-Campo Ofensivo ou como Atacante, recebe funções táticas que privilegiam a sua grande capacidade técnica.

Um comentário:

Deixe seu comentário