“A arte que imita a vida ou a vida que imita a arte?”



Os games de futebol vêm a cada ano se aproximando mais da realidade, isso não é novidade para ninguém.  Games tão aclamados como FIFA e Pro Evolution Soccer são as principais franquias do gênero.

Por: Heron Ghizzi


O game da EA Sports vem em primeiro colocado nas opiniões dos fãs como o game que se aproxima mais da realidade, FIFA trás gráficos bem feitos, uma mecânica de movimentos reais e uma jogabilidade que agrada até mesmo os fãs do PES que antigamente reinava como soberano no Brasil, e hoje corre atrás do prejuízo dado a falta de inovações e melhorias em suas versões.

Games de futebol, cada dia mais próximos a realidade
 
Contudo o PES 2013 trouxe tais melhorias e agradou a quase todos os fãs do game da Konami. Porém as melhorias ainda não são suficientes para acompanhar o sucesso que está sendo a febre FIFA nos jogadores do mundo inteiro, mas os games de futebol não só vivem de PES e FIFA.
Quem nunca jogou Brasfoot? Pois é, o jogo simples onde você é o técnico do seu time e vai tentando conquistar o mundo com ele, podendo trocar de time, fazer as escalações, táticas e o jeito do time jogar. Com recursos limitados, é um bom jogo de gerenciamento, onde você se coloca no lugar do técnico.
Mas se você não quer a simplicidade e busca uma experiência ainda mais realista como técnico de futebol, podendo jogar com times e seleções de variados países do mundo e contando com uma grande base de jogadores empregados e sem clubes? Então você procura pelo Football Manager.
Popularmente chamado de FM pelos fãs da série, o jogo já lançou a última versão FM 2013, correspondente a temporada 2012/2013. Contando com um modo de jogo “simplificado” para jogadores com pouco tempo disponível e um mais completo para jogadores que querem uma experiência mais detalhada. Podendo contratar desde a comissão técnica de futebol e jogadores até os fisioterapeutas, tendo um histórico do clube e sua dimensão no mundo, entre muitos outros detalhes.

simulador de gerenciamento de futebol
Simulador de gerenciamento de futebol, Football Manager

Correndo por fora na categoria de jogos de gerenciamento de futebol, temos o FIFA Manager, sem a mesma popularidade do FM, ele conta com gráficos interessantes e aspectos diferentes do Football Manager, podendo até controlar um jogador ou apenas fazer o papel de técnico ou dirigente. É uma opção para jogadores que simpatizam com o FIFA. Porém, ao que me consta, não possui tradução para português.
Preços elevados são características de jogos originais, mas o custo da produção, pesquisa, versões betas, e a inevitável pirataria fazem os preços crescerem. Sem a pirataria, os jogos com certeza custariam um valor mais baixo para os consumidores. Então, se você é fã, ajude a combater a pirataria comprando jogos originais, além disso, os originais ainda podem ter vantagens como jogar online, competir por ranking, atualizações oficiais e a segurança de ter um produto oficial.
Sem dúvida, estamos diante de uma geração de jogos que se aproxima cada vez mais da realidade, sejam os simuladores de futebol ou os simuladores de gerenciamento de futebol, a cada ano as desenvolvedoras melhoram os seus produtos, produzindo games mais belos e realistas.

2 comentários:

  1. Muuuuito bom! Sou um fã de games! Mas o mobile que eu prefiro é o PES! To coma Konami desde o Super Nintendo, e não abro mão! Se eu quiser realidade eu vou jogar no campo, e não no video game. Ou até mesmo jogar o Fm que é fantástico jogo jogos manager desde o Elifoot 98 e não parei mais, o FM eu gosto desde o 2004 mas pra mim o melhor foi o 2008, mas esses recentes são fantásticos também! Parabéns, bela postagem Heron.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Amigo. Eu prefiro o PES também e concordo com você, porém tentei ser imparcial. FM é muito bom mesmo, muita gente acha que o de 2008 é o melhor, mas eu achei o 2013 muito bom, pois une todos as versões em um praticamente, tem o modo classico igual o de 2008 ou o completo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário