Final da Major League Soccer - Campeonato norte-americano


 
    O Los Angeles Galaxy repetiu o feito do ano passado, e derrotou o Houston Dynamo na final do campeonato americano e se sagrou bicampeão da Major League Soccer, a liga americana de futebol. Na última partida de David Beckham pelo Galaxy, o time derrotou de virada o Dynamo na repetição da final do ano passado. Em 2011, os dois times também chegaram a final e o time de Los Angeles derrotou o time de Houston pelo placar mínimo de 1 a 0. Dessa vez, porém, o placar foi mais largo, 3x1, gols de Landon Donovan (que havia feito o único gol ano passado), Robbie Keane e Omar Gonzalez para o Galaxy e de Caleb Carr para o Dynamo.

Por: Edimon Emerique

 Recuperação dos galáticos

Apesar de ser o atual campeão, o Los Angeles Galaxy começou o ano bastante irregular, correndo o risco de nem sequer se classificar para os play-offs. O técnico Bruce Arena ficou sob bastante pressão. No entanto, o experiente comandante (que já dirigiu a seleção americana em duas Copas do Mundo), conseguiu colocar o time nos eixos, e o Galaxy emplacou uma boa seqüência de vitórias, se classificando para os play-offs. Para isso, o time contou com jogadores importantes como a dupla de ataque Robbie Keane e Landon Donovan (que mostraram enorme entrosamento), o zagueiro Omar Gonzalez e os meia-atacantes Christian Wilhelmsson e Mike Magee, além do próprio Beckham que foram fundamentais para o time chegar a mais uma final.

O jogo

O jogo começou quente e a primeira boa chance foi do Houston Dynamo, com um chute de Ricardo Clark que exigiu uma boa defesa de Josh Saunders. O Los Angeles, que jogava em casa, em frente a mais de 30 mil pessoas, tentou então tomar a iniciativa da partida e teve inúmeras chances de abrir o placar, a mais clara delas em um contra-ataque, em que Landon Donovan perdeu um gol na cara do goleiro Tally Hall. Quase no final do primeiro tempo, porém, em uma bobeada da zaga do Galaxy, Caleb Carr recebeu uma bola na cara do gol e não perdeu, Houston Dynamo 1 a 0.
O time de Los Angeles voltou pressionando e aos 15 do segundo tempo Omar Gozalez de cabeça empatou para o Galaxy. O time continuou atacando na tentativa de virar o jogo e aos 20 minutos da etapa final, Ricardo Clark pôs a mão na bola, depois de uma confusão dentro da área, Donovan converteu sem dificuldades e o Galaxy passou a frente. Daí para frente o time de Beckham e cia., apenas administrou o resultado, o Dynamo tentou pressionar, mas nada conseguiu, e ainda tomou contra-ataques perigosos, em um deles aos 48 minutos do segundo tempo Robbie Keane driblou o goleiro mas acabou sendo segurado quando ia converter o gol. O juiz não teve dúvidas e marcou o pênalti, convertido pelo próprio Keane. Final de jogo, Los Angeles Galaxy 3, Houston Dynamo 1.

O fim de uma Era

Com o fim do jogo, termina também uma era na Major League, a "Era Beckham". Há duas semanas, quando o Galaxy chegou a grande final, Beckham já havia anunciado que aquele seria seu último jogo pelo time. O jogador inglês foi a primeira grande estrela internacional a se juntar a um time da MLS, e inaugurou uma nova era no futebol norte-americano. Por causa dele foi criada a regra do Designated Player (jogadores que recebem mais que o teto salarial da liga), o que permitiu a vinda de outras estrelas como Thierry Henry para a MLS. Beckham também trouxe enorme publicidade para a liga, tornando-a mais popular mundialmente, e também (e mais importante) nacionalmente, o que foi muito bom para o futebol norte-americano. Hoje, a Major League tem ótima média de público, superior, por exemplo, a média do Campeonato Brasileiro.
 É inegável também, que Beckham contribuiu para elevar o nível do futebol do Galaxy, e apesar dos percalços iniciais, Beckham se firmou e ajudou o time de Los Angles a conquistar o bicampeonato nacional, e outros feitos que fizeram com que o time se transformasse no principal time americano dos últimos tempos, para alguns o melhor time da história da Major League Soccer.

Autor: Edimon Emerique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário