Corinthians campeão mundial de 2012


O JOGO FINAL

Durante as competições continentais tanto Corinthians como Chelsea se destacaram pela capacidade defensiva e pela qualidade no contra-ataque. Em termos de organização estrutural ambos utilizavam o mesmo 4-2-3-1, porém, os times atuaram com objetivos bastante diferentes de acordo com seus respectivos modelos de jogo.

Leia o artigo completo que adorda aspectos técnicos e táticos do jogo:

Por: André Salgueiro Lima


O resultado final de 1-0 para o Corinthians foi justo, a equipe brasileira jogou muito bem demonstrando o espírito de jogo de raça e combatividade que é uma tradição histórica do time do Corinthians.
Vale chamar a atenção também para a massa de torcedores que estavam presentes no estádio e não pararam de gritar em momento algum.
Em campo o Corinthians se mostrou muito consciente taticamente, podemos destacar em especial o trabalho de Tite e de toda comissão técnica que permitiram que isso acontecesse.

Tite consegue o título de campeão mundial de clubes com o Corinthians coroando seu excelente trabalho no clube.

O Chelsea tinha Fernando Torres no ataque, e três meias-ofensivos: Juan Mata, Moses e Eden Hazard, nenhum deles teve liberdade para exercer a sua técnica, a marcação foi feita com muita inteligência, além da marcação apertada, as coberturas defensivas foram muito bem executadas.
Quando a equipe londrina detinha a bola do seu lado do campo, com os zagueiros Cahill e David Luiz, os jogadores do Corinthians não pressionavam o detentor da bola, e sim marcaram as opções de passe deixando-os sem opções sendo forçados a tentar o lançamento longo, na maior parte do tempo a defesa do Corinthians levou vantagem nessas bolas longas, pontos para a capacidade de antecipação e a força física que lhes ajudou nas disputas de espaço.
Com a bola o Corinthians foi cuidadoso e ao mesmo tempo objetivo. Aproveitando alguns erros do Chelsea e bolas roubadas para apanhá-los no contrapé, o que aconteceu em algumas oportunidades principalmente no primeiro tempo.
Mas o Corinthians não resumiu seu jogo apenas ao contragolpe, o time trabalhou bem a bola, criando oportunidades que poderiam ter gerado até outro gol, em especial, podemos apontar a capacidade de controle de bola e proteção da bola agregando técnica e força.
Foi em uma dessas jogadas trabalhadas que o Corinthians criou a ofensiva que levou ao gol da vitória, aproveitando a confusão na defesa do Chelsea, o atacante Guerrero marcou de cabeça.
Individualmente o zagueiro brasileiro David Luiz teve uma excelente atuação pelo Chelsea, estando sempre muito bem nas intervenções e nos confrontos de 1 contra 1, apenas falhou na ocasião do gol em que estava mal posicionado e também por “cair na pilha” após o gol, quando o time precisava de tranquilidade para se recuperar.
O time brasileiro dominou o jogo, anulando a capacidade técnica dos adversários, contudo, não foi nada fácil conseguir essa vitória. Quando precisou o Corinthians contou com um excelente desempenho do goleiro Cássio, sem dúvida, o melhor jogador da partida.

goleiro cássio do corinthians foi o melhor em campo
 Cássio fez várias grandes defesas contra o Chelsea, recebendo o prêmio da bola de ouro do mundial da fifa.

 Até o último momento do jogo o Corinthians não teve vida fácil e não dava nem pra arriscar gritar “é campeão”, o time precisou manter-se concentrado até o fim, destaque também para o condicionamento físico dos atletas que foram muito exigidos. Imagino que receberam uma carga extra de energia vinda das arquibancadas.

Parabéns Corinthians! Parabéns corinthianos. Tenho certeza que esse título vai ser comemorado no mínimo por uma semana. São Paulo com certeza está em festa nesse momento, junto com boa parte do Brasil, estendendo a festa até o Japão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário