Análise da 11ª rodada do campeonato português



Confira a análise da 11ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.

Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.

Por: Francisco Bacelar Costa

 

Sporting 1 vs 3 SL Benfica

No derby lisboeta foram os encarnados que levaram a melhor. O Sporting entrou num 4-2-3-1, com grande pressão e agressividade, foram a melhor equipa durante o primeiro tempo, Wolfswinkel esteve foi o destaque desta etapa, mas a grande velocidade e intensidade que os leões impuseram no jogo levou a que por volta do minuto 60, "as pilhas se esgotassem".
Enquanto que o Benfica em 4-1-3-2 com Lima e Cardozo na frente, o primeiro a fazer de Rodrigo em termos de movimentação e Cardozo mais fixo. Foram dominados durante toda a primeira parte, mas na segunda parte entraram com outra dinâmica de jogo e foram capazes de anular a desvantagem.
Justo será dizer que no duelo Vercauteren-Jesus, o Português ganhou, porque se o Belga teve dificuldade em perceber o que a equipe precisava, Jorge Jesus percebeu o que teria que fazer ou melhor, dizer ao intervalo, para que a mentalidade mudasse. Com toda a certeza que a condição física pesou no resultado final, mas não se pode negar a qualidade de leitura de jogo do treinador do SL Benfica.

Homem do jogo: Óscar "Tacuara" Cardozo, porque se os grandes jogadores são talhados para os grandes jogos, o Paraguaio provou isso mesmo... Eficaz e preponderante.


FC Porto 1 vs 0 Moreirense

Após duas derrotas consecutivas que ditaram o afastamento da taça de Portugal e o segundo lugar no grupo da Champions, era esperada uma entrada com grande intensidade, velocidade e vontade de colocar um ponto final na mini-crise.
O Porto entrou com o habitual 4-3-3 e o Moreirense num 4-2-3-1 de bloco baixo, com a pressão no próprio meio-campo e com as linhas muito juntas.
A lesão de Lucho obrigou Vitor Pereira a mexer no sistema, passando para 4-2-3-1, com James nas costas de Jackson, e Kelvin e Varela abertos nas alas. Contudo e se a entrada de Kelvin já fez estremecer Paulinho, a equipr toda do Moreirense e a estratégia foi por água abaixo com a entrada de Kleber e com nova variação de sistema para 4-4-2.

Homem do jogo: Jackson, que novamente decidiu o jogo


Acadêmica 1 vs 4 Braga

Duas equipes que viram o seu sonho europeu desaparecer, a equipa da casa por inexperiência, a segunda por falta de eficácia. Num jogo que só poderia tombar para os minhotos que foram em todos os aspectos melhores que os Estudantes.
Com velocidade, em pressão e acima de tudo a eficácia que tanto tem faltado ao Braga de José Peseiro. O treinador dos Bracarenses soube mexer bem na equipe para que esta ao longo de todo o jogo se fosse tornando mais competitiva.

Homem do jogo: Mossoró, é de fato quando está inspirado um dos mais imprevisíveis e mágicos jogadores do campeonato português, se fosse mais novo quem sabe onde chegaria.


Rio Ave 0 vs 0 Paços de Ferreira

No duelo entre as duas equipas que fecham top-5 na décima primeira jornada, houve o placar nulo, mas se alguma equipe ganhasse, seria o Rio Ave.
Nuno Espirito Santo montou a equipe para jogar como um grande time, com bloco alto em pressão alta, com jogadores que se sentem confortáveis com bola. Boa circulação e facilidade em entrar na área e finalizar, o reside que tantas oportunidades esbarraram na falta de pontaria dos atacantes.
O Paços teve uma nota de destaque, no cabeceamento efetuado por Cícero, nada de mais a apontar, há muito trabalho para Paulo Fonseca.


Estoril 3 vs 0 Vitoria de Setúbal

No jogo que abriu a jornada em Portugal, a equipe de Marco Silva dividiu a posse com os Sadinos, mas foi sempre mais perigosa quando se aproximou da área. Sempre em velocidade uma vitoria gorda para consolidar um magnifico início de temporada e de regresso à primeira divisão do futebol português.
A equipe de José Mota mostrou-se apática e sem grande capacidade de reação.

Homem do jogo: Luis Leal, continua a surpreender pela positividade, mais um gol e que belo gol.


V. Guimarães 2 vs 0 Olhanense

O Guimarães continua sem encontrar uma identidade de jogo clara, em casa voltou a não ser capaz de dominar a posse da bola, mas também não se define como uma equipa de transições.
Enquanto que a Olhanense de Sérgio Conceição continua, consecutivamente, sem o brilho que os Algarvios tem vindo a demonstrar, tendo sido sempre das equipes que trazia um ar puro ao futebol português.

Homem do jogo: André, mais importante e influente na equipe jogo após jogo. Marcou um gol com alguma sorte mas está demonstrando que merece a confiança que lhe foi dada.


Gil Vicente 1 vs 2 Beira-mar

Quem olhar para o calendário e para a tabela classificativa, rapidamente pensa que terá sido um jogo desinteressante. Até certo ponto pode-se dizer que é verdade, mas graças ao decorrer do jogo, e ao desenvolvimento do placar, a partida foi bem interessante, mas muito dentro da linha media-baixa das exibições que as equipas do campeonato podem dar.
Duas equipas normalmente de bloco baixo, e de transições rápidas, viram-se obrigadas a pegar no jogo, a assumir a posse, o que agradou aos aveirenses.

Homem do jogo: Rui Rego, só sofreu o gol de pênalti. Foi intransponivel, uma verdadeira muralha para os atacantes adversários, apenas sofreu de grande penalidade porque de resto...agarrou tudo.


Marítimo 2 vs 0 Nacional

No outro derby da jornada, no da Madeira, a vitoria sorriu aos jogadores da casa. Marítimo em 4-2-3-1 com mais posse e melhor circulação de bola, foi muito mais eficaz e inteligente a pautar o jogo, uma equipe mais madura. Será o regresso do bom Marítimo?
Do outro lado, um Nacional em 4-4-2 losango, com uma equipa de velocidade, de explosão, de combate, e que tem em Diego Barcellos o motor da equipe.

Homem do jogo: Danilo Dias, foi sempre a quem os colegas recorreram, desequilibrou e esteve muito perto de assinar um grande gol, vai muito a tempo de chegar a um grande, qualidade não lhe falta.


Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário