Análise da 10ª rodada do campeonato português

oitava rodada do campeonato português, análise


 Confira a análise da 10ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.

Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.

Por: Francisco Bacelar Costa

 

Benfica 2 vs 0 Olhanense

O Benfica, na expectativa de um resultado negativo do Porto em Braga procurou chegar rápido ao golo, que acabou por surgir em um pênalti. Os encarnados entraram muito pressionastes, com uma boa circulação de bola, e um futebol muito fluido e agradável de se ver. Dois verdadeiros velocistas nas alas que permitiram uma velocidade nas transições importantíssima, apanhando o adversário no contrapé.

A equipa orientada por Sérgio Conceição teve como grande problema a inconstância defensiva de Vasco Fernandes que acumularam faltas estapafúrdias e incompreensíveis a este nível competitivo.

Homem do jogo: Ola John, cada vez melhor o holandês é a asa esquerda da águia maquinizada de Jorge Jesus. Esta a rentabilizar bem o dinheiro nele investido.


SC Braga 0 vs 2 FC Porto

No jogo grande da rodada, os dragões levaram de vencido o guerreiros do Minho, que se bateram arduamente até os últimos 4 minutos onde ao ritmo da Colômbia foram colocados a 9 pontos. E se num gol, a bola desvia em Douglao e "trai" Beto, no outro, destaque para a pressão exercida pelos Dragões (pressão alta, habitual neste Porto), e depois o talento de Jackson que faz com o pior pé, o esquerdo, um golo soberbo.

A equipa de Peseiro (Braga) entrou com um bloco baixo, a deixar o Porto circular a bola na defensiva, com uma pressão na zona de meio-campo, quase sempre exercida por Éderzito, num jogo muito ingrato para o atacante, o Porto raramente teve espaços na zona defensiva bracarense, para "ensaiar" uma jogada para golo.

O Porto manteve a sua identidade, num jogo de muita personalidade dos azuis-e-brancos. Nota de destaque para a capacidade física e a disposição de Lucho Gonzalez que para lá dos 30 anos joga como se de um jovem de 20 se tratasse. Houve pouca profundidade, nomeadamente do lado onde James mais avança (quase sempre direito) e com um Danilo pouco ofensivo, fez tremer um pouco o balanço ofensivo da equipa de Vitor Pereira.

Homem do jogo: James Rodriguez, mais uma vez resolvendo uma questão que parecia impossível. Se pouco defendeu, tentou sempre ser a referencia ofensiva dos Dragões, e se durante o jogo, as memórias de Hulk foram aparecendo, aos 89' todas elas desapareceram com a chegada do novo herói. El Bandido!


Moreirense 2 vs 2 Sporting

O Sporting começou atrás no placar num jogo em que parecia vir acentuar ainda mais o descalabro dos Leões. Num minuto empataram mas dai em diante, nada mais conseguiram. Crescem as duvidas de onde estará a equipa que na temporada passada esteve na semi-final da Liga Europa!

Moreirense muito bem montado por Casquilha, como seu trunfo contra o Sporting, Pablo Oliveira, que voltou a fazer o gosto ao pé. Equipa de muita qualidade e de muita velocidade, procurou espaços nas costas dos defensores leoninos, e muitas vezes os encontrou.

Sporting totalmente desaparecido  e sem nexo, não dá para entender como uma equipa se destrói tanto. Após a pesadíssima derrota em Basileia, esperava-se uma resposta solida, de um plantel que tem qualidade para lutar pelo título... E o pior é que o melhor de todos, é um jovem que andou na equipa B, e que esta a jogar fora da posição.

Homem do jogo: Éric Dier, verdadeira pérola, jovem, irreverente, que mesmo jogando fora de sua posição (central, que jogou na lateral), marcou e sempre se mostrou disponível para atacar. Promessa ou certeza? Vamos esperar pra ver.


V. Setúbal 3 vs 5 Rio Ave

No mais espetacular jogo da rodada com 8 golos, o que não é nada normal na Liga Portuguesa, destaque para dois goleadores que com um hat-trick cada um, deixaram ainda mais marcadas suas carreiras.

Não se esperava tal pendor ofensivo da equipa sadina que revelou ter boas soluções ofensivas, apesar de ter que se prejudicar defensivamente. Rapidez e fluidez na transição e frieza na decisão.

O Rio Ave começa a prometer e Nuno deixa agua na boca, cada vez melhor e em lugares de qualificação para as competições europeias, a equipe teve mais uma noite de magia e classe, num time que começa a mostrar um belíssimo futebol, de grande personalidade e ofensividade.

Homens do jogo: Meyong que assinou mais um hat-trick e que parece cada vez melhor, e João Tomás que aos 37 anos de vida, chega aos 100 golos no campeonato português ao longo da sua carreira... Se não fosse a idade seria uma solução para a seleção portuguesa.


Beira-mar 2 vs 2 V. Guimarães

Num dos melhores jogos deste campeonato em termos de intensidade. Os Aveirenses precisando de vitória para saírem dos lugares mais baixos da classificação, entraram com baixa disposição, mas rapidamente chegaram à vantagem por Al-Shehri, numa equipa que conseguiu sempre responder as adversidades. Com mais posse, os homens da casa conseguiram sempre impor as suas ideias, mas voltaram a falhar no final do jogo.

Um Guimarães moralizado após a suada vitória para a taça de Portugal, entrou em Aveiro a perder, mas conseguiu responder por Freire, tendo estado a perder até o último minuto dos acréscimos dados por Nuno Miguel, arbitro da partida.

Homem do jogo: Freire é a prova viva de que por vezes um jogo muda uma carreira, e se antes era visto como mau em terras da cidade berço passou a herói, após o enorme jogo que fez em Aveiro.


Nacional 1 vs 0 Estoril

Quem observar apenas o resultado final do jogo pode pensar que foi menos interessante, enganam-se. Este foi um dos jogos mais emocionantes da rodada.

Num jogo em que a concentração dos goleiros foi mais que suficiente e que a falta de pontaria dos atacantes foi notória.

O Nacional precisava da vitória para dar continuidade a um bom momento, que foi interrompido pela derrota contra o Porto pela taça de Portugal. Estruturado em 4x4x2 losango, habitual desde que chegou Manuel Machado, foi mais perigoso quando mexeu no sistema jogando em 4x3x3. Acentuou ainda mais este processo com a inclusão de Candeias para a saída de Keita, mais pesado e por conseguinte, mais lento.

Um Estoril que se perfilou em 4x3x3, e que Marco Silva percebeu que não estava a render o esperado e variou o sistema para um 3x5x2, balanceando toda equipa para o ataque. Contudo, foi insuficiente e os Canarinhos não levaram nenhum ponto da Madeira.

Homem do jogo: Mateus. Com ele o Nacional é mais forte em todos os aspectos, sem ele, toda a estratégia não funciona. É o motor, sem dúvida, o melhor jogador do plantel.


Académica 2 vs 2 Gil Vicente

Duas equipas, dois resultados diferentes, dois modelos diferentes, dois treinadores diferentes. Por um lado, uma Brios que joga em 4x3x3, variando para um 4x2x1x3, com um treinador que pensa grande e que veio de um resultado adverso que contra a Académica fora da Liga Europa, fruto da inexperiência nestas fases de competição.
  
Com algumas alterações no time inicial que jogou contra o Plzen na quinta-feira, os estudantes marcaram primeiro por Flávio. Logo viram a sua vantagem ser anulada, e depois se viram em desvantagem. Pedro Emanuel foi ao banco de onde tirou Saleiro e Edinho, mexeu no sistema e acabou por conseguir o empate contra uma Académica que teima em não ser consistente.

O Gil entrou como habitualmente faz, uma equipa muito compacta em campo, jogando com bloco baixo de pressão praticamente já dentro do próprio meio-campo, deixou o adversário conduzir o jogo. Sofreu um gol e foi forte a reagir, conseguiu, com base na velocidade, na explosão e na verticalidade dos seus jogadores, chegar à vantagem, contudo, foi incapaz de manter o resultado e sofreu um gol para desânimo de Paulo Alves e dos Gilistas.

Homem do jogo: Pio, é o homem que leva a frente este Gil, é nele que Paulo Alves mais confia, quando a falta de Hugo Vieira já se fez sentir arduamente.


Paços de Ferreira 2 vs 2 Marítimo

Duas equipes com campanhas diferentes neste campeonato, por um lado um enorme Paços, por outro, um decadente Marítimo. Num jogo marcado por 3 belíssimos gols e outro de uma excelente execução na cobrança de pênalti.

O Paços teve algumas alterações no time titular mas se mostrou muito unido, coeso e capaz de jogar em grande nível de intensidade. Frios e perspicazes, foram sempre muito seguros com bola e muito pressionantes sem ela.

O Marítimo é uma cópia mal feita da temporada anterior, tentam manter a identidade, a personalidade, mas vai pecando, jogo após jogo. Joga ao ritmo de Rafael Miranda, que mesmo se esforçando pela equipe não tem o acompanhamento dos outros jogadores.

Homem do jogo: Rafael Miranda, frio, rigoroso, e excelente jogador, está claramente evoluindo pelo Marítimo. Agora, imagine-se, ate já marca de cabeça! É um jogador diferente, melhorado.


Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário