Destaques da 4ª rodada da UEFA Champions League 2012/2013


Destaques da 4ª rodada da UEFA Champions League 2012/2013

o que aconteceu mais importante rodada champions league

Nos últimos dias 6 e 7 de Novembro ocorreram os jogos da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, logo em seguida, o colunista Paulo apresentou a sua análise grupo por grupo jogo por jogo sobre a rodada, e este post apresenta alguns destaques sobre os jogos.

Essa rodada foi bastante interessante, restam apenas 2 rodadas nesta fase e com os últimos resultados alguns times já obtiveram a classificação, enquanto outros vão precisar lutar muito para conseguir seguir em frente.

Por: André Salgueiro Lima

O Manchester United obteve sua classificação de forma inquestionável, com 12 pontos é o único time com 100% de aproveitamento na competição, ainda que não tenha obtido suas vitórias de forma plástica e vistosa, a prova disso é o saldo de gols da equipe (9 gols marcados, 4 gols concedidos). Cabe também ressaltar que os Red Devils disputam o grupo H onde os times adversários não encontram-se em nível competitivo de paridade.

Só há o que lamentar para Dínamo de Zagreb e Lille que não pontuaram até o momento, em situação semelhante estão Montpellier e Nordjaelland, estes com apenas 1 ponto e todos os quatro são últimos colocados em seus respectivos grupos.

Uma observação quanto aos “desesperados”, vale lembrar que mesmo os times que já possuem poucas ou nenhuma chance de classificação para próxima fase da Champions League ainda cabe uma luta por um objetivo menor, a terceira posição de cada grupo garante uma vaga na UEFA Europa League.

A maior decepção da UCL nesta temporada é a equipe do Manchester City, atual campeã inglesa, esperava-se muito da turma que conta com Tevez, Balotelli, Aguero e cia. Contudo, nas quatro partidas tudo que o City conseguiu foram 2 pontos. As ambições e esperanças do City vão diminuindo, os últimos jogos serão contra Borussia Dortmund e Real Madrid.

O grupo A já parece praticamente definido com Paris Saint Germain e Porto liderando, o Dínamo de Kiev ainda tem suas chances mas aparentemente deverá ter de se contentar com a vaga para liga Europa.

O grupo B tem Shalke 04 e Arsenal como protagonistas, porém, seguidos de perto pelos gregos do Olympiakos. Contudo, os 6 pontos do olympiacos foram obtidos contra o Montpellier “saco de pancadas” do grupo, enfrentando os próprios Shalke 04 e Arsenal cujo elenco é visivelmente mais forte parece pouco prudente apostar na vitória dos franceses.

O Málaga conseguiu sua classificação nesta rodada, após empatar contra o Milan em um jogo bastante brigado e com poucos momentos de brilho de ambos os lados. O Milan deve se classificar, mas precisa ficar atento para garantir pontos contra Anderlecht e Zenit, mais do que os pontos, a equipe de Milão precisa reencontrar o seu futebol.

Podemos dizer que o Borussia Dortmund é a sensação desta temporada da UCL, conseguindo até o momento ser o líder do dito grupo da morte, já realizou os dois confrontos contra o Real Madrid, vencendo em Dortmund e empatando em Madrid.

Os jogos do grupo D tem sido especialmente agradáveis e esse não foi diferente, no confronto da terça-feira entre Real e Dortmund, o time alemão saiu na frente com uma bela finalização de Reus, o Real empatou com o zagueiro Pepe numa cabeçada, Arbeloa fez gol contra quando tentava evitar a finalização do adversário, não creio que mereça ser crucificado o último gol do jogo foi numa bela cobrança de falta de Ozil, placar final: 2 a 2. A partida foi bastante equilibrada, porém, o Real Madrid obteve maior posse de bola e chutou mais vezes ao gol.

Ozil faz belo gol mas o eal não consegue vencer o dortmund
 Ozil fez um belo gol de falta mas não foi suficiente para vencer o Borussia Dortmund.

O grupo E fica bastante indefinido, Chelsea, Juventus estão sendo fortemente ameaçados pelo Shakthar, no momento, Chelsea e Shakthar possuem 7 pontos, seguidos do Juventus com 6.

Nesta última rodada a Juventus fez a lição de casa e atropelou o Nordjaelland por 4 a 0. Chelsea e Shakthar fizeram bons duelos nas últimas duas rodadas, e neste último confronto os blues puderam vingar-se, venceram pelo placar de 3 a 2, contando com a malícia de Torres e Oscar que aproveitaram as falhas do goleiro adversário, Moses fez o gol da vitória. Pelo lado do Shakthar, o meio-campo bastante envolvente e criativo chamou a atenção no jogo, com um belo desempenho do brasileiro William que marcou os dois gols.

O grupo F tem a liderança de Valência e Bayern, ambos com 9 pontos, mas sofrem a ameaça do BATE que tem 6 pontos. Na última rodada o Valência confirmou o favoritismo derrotando o BATE Borisov e o Bayern de Munique deu uma mostra de sua força de ataque ao exterminar o Lille pelo placar de 6 a 1.

Grupo G é o grupo do Barcelona que ainda não conseguiu a sua classificação matemática, com 9 pontos o Barça ainda é o líder do grupo, seguido por Celtic (7), Benfica (4) e Spartak Moscou (3), todos ainda podem sonhar com uma vaga, Porém, pelo que foi apresentado até aqui, será mesmo o Celtic e Barcelona que seguirão adiante.

As duas últimas rodadas foram marcadas pelo confronto de ataque contra defesa (Barcelona e Celtic), foram dois jogos muito interessantes para quem aprecia o futebol em seus nuances táticos. Cada equipe entrou em campo ciente das capacidades do seu adversário, com culturas de jogo diferentes, propostas diferentes e dessa vez o Celtic conseguiu não apenas roubar 1 ponto do Barcelona, conseguiu a vitória contra o poderoso time catalão.

O Barça obteve um percentual bastante elevado de posse de bola no jogo, trabalhando a bola o tempo todo em seu campo ofensivo, porém, sofria grande dificuldade para criar espaços para finalização, e nas oportunidades criadas foram parados pelo goleiro Forster, bastante consciente de sua tarefa, o Celtic concentrou-se nos contra-ataques e principalmente no jogo aéreo. Os escoceses puderam comemorar a vitória por 2 a 1, mérito da boa exibição do goleiro, da entrega e empenho de todo time e principalmente pela coesão tática defensiva.

Goleiro Forster o paredão do Celtic na UEFA Champions League
Fraser Forster foi decisivo na vitória do Celtic sobre o Barcelona.

Com o Manchester United classificado, os três times restantes vão dar todo gás nas duas últimas rodadas para obter essa segunda vaga que está em aberto. Cluj e Galatasaray tem 4 pontos, e o Braga tem 3 pontos.

O Braga apresentou uma boa movimentação ofensiva contra o United, por vezes criando boas oportunidades de gol, inclusive estiveram a frente no placar até sofrerem a virada, ao menos, não precisam mais enfrentar o Manchester na fase de grupos. O Cluj é o vice-líder no momento com melhor saldo de gols, e o Galatasaray tem bons nomes no plantel que podem decidir a seu favor, ou seja, a segunda vaga será bastante disputada.

SELEÇÃO DA RODADA

craques que fizeram bonito na última rodada da UCL 2012/2013

Goleiro: Fraser Forster (Celtic)
Lateral D.: P. Lahm ( Bayern de Munique)
Zagueiro: Otamendi (Porto)
Zagueiro: Alex (Paris Saint Germain)
Lateral E.: Maxwell (Paris Saint Germain)
Meio-campo: Matuidi (Paris Saint Germain)
Meio-campo: Arteta (Arsenal)
Meio-campo: Fernandinho (Shakhtar Donetsk)
Meia-Ofensivo: C. Marchisio (Juventus)
Meia-Ofensivo: William (Shakhtar Donetsk)
Centroavante: Cláudio Pizarro (Bayern de Munique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário