Introdução a dinâmica tática do futebol - 4ª parte - Posições no Futebol

No artigo anterior dessa série vimos os setores no campo de futebol: Defesa, Meio-campo e Ataque, e também vimos que o existem as divisões "horizontais" referentes a Esquerda, Centro e Direita. Nesse artigo finalmente veremos as posições no futebol e como se encaixam a esses setores.


Artigos sobre teoria tática no futebol


Introdução a dinâmica tática do futebol - 4ª parte

Por: André Salgueiro Lima


Vejam agora a próxima imagem, aqui nós temos todas as possíveis posições no futebol, mantemos os retângulos coloridos demonstrando quais os setores do campo. Devo lembrar que essa é uma explicação introdutória sobre as posições, em outra série de artigos vou abordar cada uma das posições de forma mais detalhada, por enquanto, temos o objetivo de identificar as posições.

Posicionamento dos jogadores, as posições no futebol

O GOLEIRO
G: Goleiro. Uma posição diferenciada no futebol, enquanto todas as outras posições podem ser dispensadas, esta é essencial. O time precisa de um goleiro para jogar, a partida pode seguir enquanto outros jogadores estejam sendo atendidos pelo médico fora de campo, o mesmo não acontece com o goleiro, o jogo permanece interrompido enquanto ele não estiver recuperado ou que seja substituído, da mesma forma, se um goleiro recebe um cartão vermelho e é expulso de campo o jogo só terá continuidade após outro jogador tomar o lugar na posição de goleiro.
Em Portugal essa posição tem o nome de Guarda-Redes, na Inglaterra Goalkeeper ambos com o mesmo significado, que é porteger o gol. Essa é a função primordial na posição de um goleiro, impedir que o time adversário consiga o gol.


posição goleiro, posição no futebol schmaichel um dos melhores
Peter Schmaichel, goleiro dinamarquês que já foi considerado o melhor do mundo.


DEFENSORES
LD/LE: Lateral Direito / Lateral Esquerdo. São defensores que atuam nos lados do campo, sua função primária é defender o seu respectivo setor, contudo, principalmente com a evolução física e tática do futebol os laterais passaram a ser usados também com funções extras, de apoio ao ataque ou mesmo de ataque, nesses casos ele avança mais para o campo adversário e deve estar pronto para recuperar-se rápido recuando para sua zona de origem quando necessário.
Nenhuma equipe utiliza dois laterais do mesmo lado no jogo, também não é indicado o uso de um lateral e um ala do mesmo lado, pois os jogadores ocupariam frequentemente o mesmo espaço em campo. 
É possível que uma equipe não utilize laterais, isso acontece com maior frequência com equipes que fazem o uso de 3 zagueiros e nesses casos, os zagueiros "laterais" protegem os lados, possivelmente com o suporte defensivo dos Alas.
No Brasil o termo lateral é largamente aceito e difundido. Em outros países essa posição tem o nome de Side-back, Full-back, defensor lateral, defesa lateral, zagueiro lateral, marcador lateral.


lateral direito cafu um dos melhores jogadores de sua posição
Cafu: Lateral Direito que escreveu a sua história na seleção brasileira e em grandes clubes do Brasil e do Mundo.

Z: Zagueiros. São jogadores que ocupam o setor defensivo no seu centro, tem a tarefa primária de bloquear as tentativas de ataque do adversário. Normalmente os times de futebol utilizam 2 ou 3 zagueiros
Ainda quanto ao posicionamento, os zagueiros normalmente ficam lado a lado em linha na defesa, praticamente todo zagueiro joga tanto no lado direito ou esquerdo da zaga, ainda que tenha sua preferência.
No Brasil essa posição é sempre chamada por zagueiro. Em outros países utilizam termos como Center-Back, Defensor Central, Zagueiro Central, Difensore Centrale (Itália) entre outros.


posição de zagueiro, costacurta é um exemplo de grande qualidade
Alessandro Costacurta foi um dos melhores zagueiros da história com uma longa carreira no futebol é um dos ídolos do Milan e do futebol italiano.

L: Líbero. Em essência, o Líbero também é um zagueiro, porém, possui uma diferença fulcral no seu posicionamento, pois o Líbero coloca-se atrás ou à frente dos outros jogadores da defesa. Normalmente líberos são utilizados em defesas que envolvem três zagueiros, sendo o líbero um deles.
Nos países de língua portuguesa, espanhola e também na Itália o termo Líbero é entendido da mesma forma, na Inglaterra e EUA esse tipo de jogador é conhecido como Sweeper.


matthaus destacou-se na posição de líbero
Lothar Matthaus. Um defensor que vestia a camisa 10. Craque da Alemanha com uma brilhante história no futebol, um dos grande líberos do mundo.

MEIO-CAMPISTAS
Observação: Para facilitar a leitura e a compreensão sobre as posições no meio-campo é necessário destacar que boa parte das pessoas, incuindo aí, narradores e comentaristas de futebol utilizam os termos de forma errada, fato que levou a generalizar várias posições em apenas duas: volantes e meias. Todo tipo de meio campo defensivo era chamado de Volante/Cabeça de área, porém, nem todo jogador posicionado como meia-defensivo atua como um volante. E a contrario sensu, todo jogador de meio-campo que não tinha posicionamento defensivo era denominado meia/apoiador/armador.
MD: Meio-campo Defensivo ou Meia Defensivo. Aqui já vemos uma certa dificuldade quanto aos entendimentos divergentes. Partimos do ponto que essa denominação é posicional, jogadores que atuam nesta posição estão no setor de meio campo defensivo, e ainda exercem tarefas tendencialmente defensivas, por isso, acredito que o melhor termo seja Meio-campo defensivo.
Essa divergência surge devido a diferenças na cultura táticas de regiões diferentes (américa-latina x europa), no Brasil estamos habituados a ouvir os termos: volante, meia de contenção, cabeça de área, em geral, volante é o mais usado, porém, usado erroneamente em muitos casos, em outra oportunidade poderei explicar a razão disso.
Entendo que Meio-Campo Defensivo ou Meia/Médio Defensivo sejam termos que melhor se adequem a esta posição, tal como são usados na europa e EUA termos semelhantes, tais como: Defensive Midfielder (Inglaterra), Médio Defensivo (Portugal), Mediocentro Defensivo (Argentina), Milieu Défensif (França).
Uma equipe pode não utilizar nenhum Meio-Campo Defensivo, coisa bastante comum, nesses casos normalmente os jogadores na posição de Meio-Campo exercem tarefas defensivas. Por vezes, os times utilizam um jogador nessa posição, ou dois, existe a possibilidade da utilização de três deles mas isso seria pouco aconselhável pois levaria a uma má distribuição de jogadores.


posicionamento meio-campo defensivo, tendência a marcação
Dunga consagrou-se campeão mundial pela seleção, famoso pela personalidade forte e liderança dentro de campo, marcava duro como meio-campo defensivo.

AD/AE: Ala Direito / Ala Esquerdo. Posição que tem funções bastante semelhantes a do Lateral, porém, essa é uma posição de meio-campo, os Alas tem um posicionamento diferente dos laterais já que posicionam a frente do setor defensivo. Assim como os laterais, os alas ainda tem maiores preocupações defensivas, mas também pode ter funções táticas de apoio ou ataque.
Um erro que ocorre com certa frequência no Brasil é apontarem que Laterais mais ofensivos são Alas, quando na verdade Lateral e Ala são posições em campo, não confundindo-se com a função mais defensiva ou mais ofensiva.
Em países de língua Inglesa essa posição é conhecida por: Wing Back, em portugal chamam de Médio-Ala.
Ala Argentino muito conhecido no Brasil, amado pelos cruzeirenses
 Sorín atuou como lateral e também como ala, principalmente quando a seleção argentina utilizava-se do esquema 3-5-2. Também é amado pela torcida do cruzeiro.
MC: Meio-Campo. Jogadores dessa posição podem assumir tanto tarefas defensivas como ofensivas, às vezes ambas, uma equipe pode fazer uso de nenhum a três jogadores dessa posição, existem muitas opções táticas para os meio-campistas.
No Brasil o Meio-Campo em si era pouquíssimo utilizado, pois os sistemas táticos utilizados no país utilizavam em geral dois Meias Defensivos e dois Meias Ofensivos. Mas nos últimos anos muitas equipes tem utilizado o posicionamento do Meio-Campo (ainda que os chamem erroneamente por volantes).
Em países de língua inglesa chamam essa posição por Central Midfielder ou apenas Midfielder, em Portugal chamam como Mediocentro, na França Milieu Central. 


a posição de meio-campo tem grandes craques como paul scholes
O eterno Paulo Scholes ídolo no Manchester United é um grande exemplo de meio-campo.

MD/ME: Médio Direito / Médio Esquerdo. Outra posição que não é tão comum no Brasil, o atleta que atua nesta posição joga em um dos lados do setor de meio-campo, suas funções podem ser bastante variadas tal como o meio campo mas a sua faixa de atuação é menor, ficando normalmente mais limitada ao seu lado (esquerdo ou direito).
Normalmente no Brasil usam-se estes termos para referir-se aos meio-campistas ofensivos que não são centralizados mas também não ficam tão abertos quanto os extremos, o que não está errado, porém, não combinaria com as denominações de outros países.
Em países de língua espanhola chamam-os por Interior, na língua inglesa por Wide Midfielder ou Right/Left Midfielder, Meio-campista lateral ou Meio-Campista Direito/Esquerdo Portugal.
Essa posição é bastante característica dos sistemas táticos que fazem o uso de duas linhas de 4 jogadores (na defesa e no meio-campo). 


meia direita, extremo direito Figo craque de origem portuguesa
 Luís Figo já foi eleito melhor jogador do mundo, passou por grandes times da europa e foi o maior expoente de sua época na seleção portuguesa.

MO: Meio-Campo Ofensivo ou Meia Ofensivo. Esses são os jogadores de meio campo mais próximo do setor de ataque e por isso, são normalmente os mais aptos para criar jogadas de ataque ou eles mesmos efetivarem uma finalização.
Possuem uma tendência para o lado ofensivo, podem aparecer com funções táticas diferentes em relação a movimentação, a maior parte dos jogadores desta posição penetram na grande área do adversário quando existe a oportunidade. Também podem apresentar variações quanto a suas funções táticas, ou ainda, podem ganhar alguma tarefa defensiva.
Essa é uma posição bastante comum ao futebol brasileiro e também utilizada na europa, frequentemente relacionada a jogadores com função de Playmakers (criadores de jogadas)
Como foi dito anteriormente, esses recebem nominação diferente aqui no Brasil, são chamados frequentemente por aqui como: Meias, ou também como Apoiadores, Armadores, Meias de Ligação, Meia-atacantes, Meia-Ofensivo e sabe-se lá mais o que, é algo bastante divergente. 
Entendo que o nome Meio-campo ofensivo ou Meia ofensivo sejam termos mais adequados, além disso, fica em acordo com os nomes dados a esta posição em outros países: Mediocentro Ofensivo (língua espanhola), Attacking Midfielder ou Offensive Midfielder (língua inglesa), Médio-Atacante (Portugal), Milieu Offensif (França).


posição meia ofensivo denílson
O brasileiro Denílson encantou o mundo com sua técnica e controle de bola de altíssimo nível.

ED/EE: Extremo Direito / Extremo Esquerdo. Atuam no setor de meio-campo ofensivo e possuem uma grande tendência ofensiva, tal qual um meia-ofensivo, diferencia-se por ocuparem os lados do campo, mas existem opções táticas para movimentações diagonais ou laterais em que atletas atuantes nessa posição invadem o centro da área ou o setor de meio-campo ofensivo pelo meio.
Os extremos ganharam maior uso no Brasil nos últimos anos com a popularização do 4-2-3-1. Tal como as outras posições no setor do meio-campo essa também sofre do problema quanto a falta de uniformidade quanto a nomenclatura.


posicionamento extremo ofensivo arjen robben
 Arjen Robben, craque em atividade pelo Bayern foi vice-campeão mundial com a holanda na copa de 2010.

Obseração: Existe uma diferença bastante tênue ente as posições de MD/ME e ED/EE. Basicamente o posicionamento dos extremos é um pouco mais a frente. Já era comum o uso do termo extremos para esses meias, o extremo mais adiantado seria algo mais recente. É justo que também seja válido e aceitável classificar as posições de MD/ME como extremos e nesse caso, ED/EE seriam classificados como extremos adiantados ou extremos ofensivos. 


ATACANTES
PD/PE: Ponta Direita / Ponta Esquerdo. Jogadores que atuam no setor de ataque colocando-se tendencialmente próximos as laterais do campo, suas tarefas são comprometidas predominantemente ao ataque.
Durante a evolução histórica do futebol os pontas perderam seu espaço, alguns chegam a dizer que é uma posição "morta", o que também não é verdade, os pontas ainda são usados constantemente sendo uma característica histórica no futebol holandês.
O ponta recebe o nome de Winger (no sentido de flanco, canto) em países de língua inglesa. 


giuly foi um ponta moderno
 L. Giuly fez grandes exibições atuando como um ponta moderno, jogando por PSG, Barcelone e também pela seleção francesa.

AT: Atacante. Na realidade todo jogador do setor de ataque pode ser chamado como atacante, contudo, mas esse também é o nome dado aos jogadores da área central do ataque que não tem o posicionamento fixo a área. Atacantes tem como maior objetivo fazer gols, mas também atuam ajudando na criação de jogadas de ataque.
Também é chamado de segundo atacante, em países de língua inglesa utilizam o termo Striker.


na posição de atacante raúl brilhou para o mundo
Raúl Gonzalez é um dos maiores artilheiros do futebol mundial

CE: Centroavante. Essa é a posição mais ofensiva possível em uma equipe de futebol, sendo a referência ofensiva do time, tem como objetivo direto a finalização das jogadas e com isso marcar gols.
O posicionamento do centroavante é predominantemente fixo na área do time adversário, o mais comum é que o time utilize apenas um centroavente, em alguns casos dois.
Termos semelhantes são utilizados na Inglaterra e na Itália, respectivamente: center forward e centravanti.


Van Nistelrooy é um dos craques com o posicionamento de centroavante
V. Nistelrooy é um exemplo de grande centroavante no futebol mundial.


Essas são todas as posições no futebol, esse é mais um artigo introdutório e conceitual que servirá se base para futuros textos, não se contente com a mediocridade, tem muita gente ganhando bem para falar bobagens na televisão, rádio, jornais, enfim, todas as mídias. Pesquise, leia, saiba identificar as informações de qualidade.

Você não precisa se matar para decorar todas as posições de imediato, sempre que tiver uma dúvida consulte novamente este artigo, pra quem já está mais habituado as táticas no futebol provavelmente não teve nenhuma surpresa lendo o artigo.

O mais importante sobre esse artigo é perceber que as posições no futebol são definidas pelo posicionamento, parece óbvio dizer isso, mas frequentemente as pessoas misturam o conceito de posição com a função tática. Lembre-se do exemplo da confusão que ocorre entre lateral e ala, o lateral é sempre jogador da defesa, enquanto o ala pertence ao meio-campo, devido aos seus posicionamentos em campo.

Agora que você já conhece o posicionamento no futebol, será facílimo para que compreenda o que são os sistemas táticos tema que pretendo abordar no próximo post dessa série.


Artigos seguintes desta série:
 
Artigos antecedentes desta série:
Link para parte 1 (conceituando futebol como ciência)
Link para parte 2 (conceitos de estratégia e tática) 
Link para parte 3 (os setores do campo)

4 comentários:

  1. É bem confuso separar os Extrema direita ou extrema esquerda com os Pontas.

    ResponderExcluir
  2. É porque existe uma certa diferença no posicionamento, os extremos ficam tendencialmente no meio-campo enquanto os pontas são originalmente do ataque. A diferença no posicionamento é bem pequena, mas existe e por isso existe essa diferenciação.

    ResponderExcluir
  3. não entendi o porque de existir extrema direita/extrema esquerda se já existem os alas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário