Introdução a dinâmica tática do futebol - 2ª parte (conceituando estratégia e tática)

No post anterior desta série "Introdução a dinâmica tática do futebol - 1ª parte" tratamos sobre o que é o esporte futebol, diferenciando-o de outros esportes e tratando de seus objetivos principais.


Introdução a dinâmica do futebol, entendendo o jogo


INTRODUÇÃO A DINÂMICA TÁTICA DO FUTEBOL 2ª parte

Por: André Salgueiro Lima


Sabendo que o objetivo do jogo é fazer mais gols do que o seu adversário partimos para uma pergunta simples e que é de vital importância para este estudo. Como o time se organiza para fazer gols e evitar os gols do adversário, a resposta para essa pergunta será o fundamento para a organização estratégica de uma equipe de futebol e o seu modelo de jogo.

Organização, estratégia e tática são termos frequentemente ligados as áreas de empreendedorismo e bélica, sendo essa a sua natureza. De forma sucinta podemos dizer que estratégia é um plano para obter o sucesso em uma determinada atividade, o que transportado ao futebol significa dizer que a estratégia é a forma como um time se organiza para obter sucesso em um jogo, isso é, vencer o adversário.

De forma mais ampla, a estratégia de uma equipe não se restringe apenas a um jogo, existindo também um plano maior envolvendo todo um campeonato, uma temporada ou mesmo o futuro da equipe projetado para o alguns anos. O objetivo da estratégia varia conforme a realidade da própria equipe, da mesma forma que o Barcelona tem uma realidade diferente da Portuguesa SP, os seus objetivos também são diferentes.


O futebol usa posicionamento tático e jogo coletivo estratégico.
 Como um exército, as equipes de futebol utilizam a estratégia de forma coletiva para derrotar o adversário.


A dinâmica do futebol envolve dois momentos Ataque e Defesa, quando se tem a posse da bola o time está em ofensiva a qual tem o seu êxito completo quando a articulação do ataque se encerra com o gol, o outro momento, quando a equipe adversária detém o controle da bola a missão do time é recuperar a posse de bola e impedir que o oponente alcance seu objetivo de marcar o gol.

Logo, de forma bastante genérica é possível dizer que uma equipe tem duas tarefas em campo, atacar e defender, ainda que essas tarefas tenham os seus pormenores.

Ataque: Tem como objetivo fazer gols na equipe adversária.
Defesa: Tem como objetivo impedir que a equipe adversária marque gols e recuperar a posse de bola.

Desde que as regras do futebol foram criadas e os primeiros campeonatos organizados o futebol teve um estilo mais ofensivo que priorizava a perspectiva do ataque em detrimento a defesa. As equipes atacavam muito mais e se preocupavam menos em evitar os gols, dessa forma os placares eram bem maiores,  partidas tinham tendencialmente mais de 6 gols, houve um tempo em que uma notícia de goleada com mais de 8 gols não era algo tão espantoso. Contudo, essa tendência foi se alterando com o passar do tempo.

Com a evolução do futebol a prática do jogo tornou-se mais cuidadosa, defensiva, as equipes modernas tem uma preocupação igual, ou até maior em não sofrer um gol do que marcar gols. Fatores como a evolução das capacidades físicas dos atletas e a evolução dos sistemas táticos contribuíram para essa nova tendência.


Os técnicos de futebol são os generais das equipes, definindo quais as estratégias e táticas serão usadas em batalha
Foto: Mancini a esquerda e Ferguson a direita. Os técnicos de futebol são os generais das equipes, definindo quais as estratégias e táticas serão usadas em batalha.

Antes de falarmos sobre sistemas táticos precisamos conhecer quais os setores do campo, já adiantando então qual será o tema do próximo post dessa série, nele veremos os setores do campo e o conceito de sistema tático.

Autor: André Salgueiro Lima

Artigos seguintes desta série:
 
Artigos antecedentes desta série:
Link para parte 1 (conceituando futebol como ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário