A demografia da Liga dos Campeões

Esse é um breve estudo sobre a demografia da Champions League, mais especificamente, observando a nacionalidade dos jogadores e dos times de disputam a UEFA Champions League 2013/14, o objeto do estudo são as 32 equipes que disputam a fase de grupos do torneio.


No primeiro ponto, vamos analisar a nação que tem mais jogadores inscritos na competição, a Espanha, com nada menos de 83 atletas.

A razão deste número é fácil de ser percebida, são 4 equipes espanholas na competição, e duas delas (Barcelona e Real Sociedad) possuem a grande maioria de seus jogadores nacionais, enquanto as duas restantes (Real Madrid e Atlético de Madrid) que tem mais estrangeiros, ainda contam com cerca da metade dos inscritos sendo espanhóis.

Podemos destacar ainda o bom momento do futebol espanhol e com isso, a valorização de jogadores dessa nação que estão atuando também em outras ligas, são 24 jogadores espanhóis inscritos na fase de grupos da Champions que atuam em ligas estrangeiras, o time com mais espanhóis é o Manchester City que conta com 4 atletas desta nacionalidade.


O segundo país com mais jogadores inscritos é a Alemanha, são 66 jogadores germânicos, no caso da Alemanha, o principal fator para terem alcançado essa quantidade foram os seus 4 times classificados, onde a maioria deles tem a sua base do elenco composta por jogadores nacionais, o time estrangeiro com mais atletas alemães é o Arsenal, com 4 deles, são poucos alemães inscritos em outras equipes da UCL.


O país em terceiro nesse ranking havia sido o primeiro na temporada passada, trata-se do Brasil, com 55 jogadores inscritos. Surpresa? De jeito nenhum! Essa quantidade apenas demonstra que nós ainda somos o país do futebol, é daqui que sai a mão de obra (nesse caso o pé de obra) qualificada para equipes de todo mundo, sejam times pequenos, médios ou grandes, o atleta brasileiro é apreciado internacionalmente em razão de sua qualidade.

Sem nenhum time brasileiro inscrito na competição por razões óbvias, os atletas brazucas estão espalhados por times de todo continente, a equipe com mais brasileiros inscritos é o Shakhtar Donetsk que conta com 8 brasileiros.


Um pouco mais distantes destes números nós temos Itália e França, com 44 e 43 jogadores nacionais inscritos, respectivamente.

Tradicionalmente é muito difícil tirar um jogador italiano de seu país para jogar em outra liga, a Série A italiana é conhecida como importadora muito mais do que exportadora, a gigantesca maioria dos italianos na Champions advém de seus próprios times, principalmente de Milan e Juventus.

Boa parte dos jogadores inscritos pela França advém de seus dois clubes PSG e Marseille, contudo, bons jogadores franceses aparecem frequentemente em outros times europeus, algo que não é de hoje, são 19 atletas em clubes internacionais jogando essa Champions.


Outros pontos a ressaltar: A tão falada geração belga tem inscritos 20 de seus atletas, 14 deles em clubes internacionais. Os hermanos argentinos contam com 25 jogadores inscritos na competição. A Sérvia tem 15 atletas nacionais inscritos, todos em equipes estrangeiras.


Por fim, cabe o destaque negativo, a Inglaterra que conta com 4 times na fase de grupos da competição possui apenas 22 atletas de sua nacionalidade. A internacionalização da Premier League é um fato tanto para os gigantes como para os pequenos e médios clubes ingleses, e em consequência disso os ingleses tem sofrido bastante para formarem suas novas gerações de jogadores.


Países com times na fase de grupos da UCL 2013/14.

Países com 4 times

Inglaterra: Arsenal, Chelsea, Manchester City e Manchester United.
Espanha: Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid e Real Sociedad.
Alemanha: Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayern Leverkusen e Schalke 04.

País com 3 times

Itália: Juventus, Milan e Napoli.

Países com 2 times

Portugal: Benfica e Porto
Rússia: CSKA Moscou e Zenit.
França: Paris Saint Germain e Olympique de Marseille.
 
Países com 1 time
 
Holanda: Ajax
Bélgica: Anderlecht
Áustria: Aústria Viena
Suíça: Basel
Escócia: Celtic
Turquia: Galatasaray
Dinamarca: Copenhagen
Grécia: Olympiacos
República Tcheca: Viktoria Plzen.
Ucrânia: Shakhtar Donetsk
Romênia: Steua Bucaresti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário