Análise. Celtic vs Barcelona 01/10/2013

Análise detalhada do jogo: Celtic 0 vs 1 Barcelona

2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League.
Data: 01/10/2013

Celtic e Barcelona disposições táticas posicionais

Celtic champions league 01-10-2013Barcelona 01-10-2013 champions league

Introdução ao jogo

O confronto de Celtic vs Barcelona também aconteceu na fase de grupos da temporada anterior, ambos fizeram valer o seu mando de campo derrotando o adversário e se classificaram no grupo, o Celtic tinha novamente a missão de bater o Barcelona e para isso contaria com sua apaixonada torcida e com sua solidez defensiva.

O time da Catalunha não podia contar com Messi e Jordi Alba lesionados, o coringa Adriano serviu perfeitamente para cumprir com as tarefas de Alba na lateral esquerda, enquanto no ataque foi realizado o revezamento de jogadores nos quais foram escolhidos Pedro na ponta direita, Neymar na esquerda e Fábregas centralizado como o falso centroavante. 

Análise

O confronto teve uma dinâmica semelhante ao da última temporada, com o Barcelona assumindo a iniciativa do jogo, mantendo a habitual posse de bola  (82% ao final do jogo), contudo, vimos algumas diferenças, nos duelos do ano passado as linhas defensivas do Celtic ficaram mais recuadas, a linha de defensores dentro da área e a linha de meio-campistas e extremos ligeiramente mais a frente, enquanto, no embate dessa temporada a linha de defesa ficou mais próxima a intermediária defensiva, e a linha média um pouco mais a frente.

A mudanças gerou seus efeitos positivos e negativos. A vantagem foi colocar o Barcelona mais distante de sua área, trabalhando a bola em uma distância de menor potencial ofensivo, e o lado ruim, foi o espaço deixado às costas da defesa.

Verdadeiramente, o Barcelona teve grande domínio na estatística de posse de bola, mas como já temos visto neste Barça modelo 2013/14, essa posse tem sido mais objetiva, podemos dizer que estão chegando ao último terço do campo de forma mais rápida.

O time visitante colocou suas cartas na mesa desde o início, seus jogadores de qualidade técnica indubitável, Pedro, Fabregas, Iniesta, Xavi, Neymar e companhia, cada um deles capazes de mudar o destino do jogo em apenas um lance, Neymar e Iniesta deram mostra logo no começo de suas fintas, mas o Celtic mostrou que tinha fichas suficientes para jogar nesta mesa, compensando a falta de grandes craques e tecnicistas com um modelo de jogo muito evoluído taticamente, o time de Glasgow se valeu de um forte sistema defensivo baseado em marcação próxima, bom posicionamento e coberturas bem executadas. O time de Tata Martino se viu de frente com 3 muralhas, as duas linha de marcação e atrás destas uma parede chamada Fraser Forster.

A dinâmica do primeiro tempo foi o Barcelona tomando iniciativa mas incapaz de transpor a defesa adversária, nesta primeira etapa nenhum dos goleiros teve dificuldades, a melhor chance até então foi de um cruzamento pela direita no qual Neymar que realizou uma diagonal finalizou e a bola passou muito perto do gol, o jovem brasileiro teve um primeiro tempo opaco assim como todo time, mas o seu papel nesta história seria revelado pouco tempo depois.

Neymar, jovem talento brasileiro que chama atenção pelas suas habilidades de finalizar, sua agilidade, aceleração e vem aparecendo também por um passe muito apurado, mas nada chama mais atenção nele do que a sua capacidade de driblar os adversários. No primeiro tempo suas características foram anuladas, pois o sistema de coberturas do Celtic permitia a fácil recuperação caso um jogador fosse driblado, não havia espaço suficiente para aproveitar as jogadas de drible.

No segundo tempo o Celtic acreditou mais em si, e por alguns momentos até adiantou sua marcação e com efeito, causou dificuldades na saída de bola do adversário e até levaram perigo para o gol de Valdés, as articulações ofensivas passaram a contar com mais jogadores junto do centroavante Samaras, e talvez este tenha sido um erro.

Foi justamente no momento em que realizavam pressão na defesa do adversário que o time de Glasgow foi punido, quando tinham uma boa oportunidade no ataque, lançaram 8 jogadores nesta empreitada, afinal, explorar o jogo aéreo contra o Barça já fazia parte dos planos, mas 8 jogadores foi um certo exagero, o ataque falhou e o contra-ataque veio rápido, muito rápido, Neymar teve ótima visão de jogo, e partiu numa arrancada tendo bastante espaço a sua frente, um dos defensores do Celtic tentou pará-lo mas foi vítima de um drible em velocidade, sem muitas alternativas, o atleta matou a jogada realizando falta por trás em um lance de claro perigo de gol, e ainda agravou sua situação por atingir Neymar depois que ele já estava no chão, Brown recebeu o cartão vermelho pelo lance.

contra golpe decisivo do Barcelona contra Celtic
O Celtic avançou com 8 jogadores para tentar o gol no lance de lateral

Com um jogador a menos desde os 59 minutos o Celtic sofreu mais para manter seu sistema defensivo, mas ainda conseguiram conter a pressão por vários minutos e a essa altura, O Barça não conseguia boas chances de gol e até era ameaçado pelo Celtic, ainda que sem muita efetividade. O jogo caminhava para um empate. 

Após um ataque do Celtic o time espanhol se valeu novamente da transição rápida, Neymar recebeu um lançamento longo dominando a bola no meio-campo, controlou a bola entre os zagueiros adversários e viu a passagem de Alexis, o jogador chileno de grande velocidade havia entrado 1 minuto atrás e avançou pela ponta recebendo o passe do brasileiro, Alexís teve tempo para mirar o cruzamento e fez perfeita assistência para Fabregas marcar de cabeça. (Que ironia, ao final, o Celtic seria vencido por um gol de cabeça do Barcelona).

Após o gol a equipe de Glasgow assumiu o risco e lançou-se ainda mais para o ataque conseguindo ameaçar o gol adversário e até forçou Valdés a realizar bela defesa, por outro lado, expondo sua defesa os rápidos Alexis, Neymar e Tello aproveitaram e criaram chances de gol, na melhor delas, Neymar ficou frente a frente com Forster mas o goleiro inglês realizou uma defesa incrível.

vídeo com os 2 momentos decisivos do jogo, a expulsão de Brown e o gol de Fabregas, ambos com participação efetiva de Neymar.

 

Fim de jogo na Escócia e o Barcelona vence como visitante, sem Messi e tendo Neymar como o melhor jogador, sendo decisivo para a vitória.
 

Conclusão e análise do resultado

A vitória magra de 1-0 deixa o Barcelona com 6 pontos, liderando o grupo onde também estão Milan e Ajax, o Celtic continua sem pontuar e terá muita dificuldade para obter uma vaga na próxima fase da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário