Análise da 1ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League 2013/14

Análise de André Lima e Paulo Pimenta Machado referente aos jogos dessa primeira rodada da fase de grupos da UCL 2013/14. Os destaques, análises dos resultados e a seleção da rodada.

Grupos A-B-C-D
Por: André Salgueiro Lima

GRUPO A

Real Sociedad 0 vs 2 Shakhtar Donetsk
Manchester United 4 vs 2 Bayern Leverkusen

A equipe ucraniana do Shakhtar conseguiu os três pontos jogando contra a Real Sociedad, os dois gols marcados por um dos vários brasileiros do elenco, Alex Teixeira.

O Manchester precisou mostrar o poder de seu ataque para bater o Leverkusen, foram quatro gols marcados, Roooney balançou as redes duas vezes, Van Persie e Valência marcaram os outros gols.

Grupo B

Galatasaray 1 vs 6 Real Madrid
Copenhagen 1 vs 1 Juventus

Mesmo jogando em casa a equipe do Galatasaray não conseguiu resistir a constelação de estrelas do seu adversário, apesar do resultado, a equipe de Madrid chegou a passar por momentos difíceis no jogo, Diego López foi forçado a fazer algumas belas defesas, aos poucos os gols foram saindo, Cristiano Ronaldo marcou três gols.

Iker Casillas que não vinha sendo utilizado nos jogos do clube foi escalado como titular para este confronto, mas por ironia do destino, se machucou e for substituído por Diego logo nos primeiros 15 minutos de jogo.

Copenhegen e Juventus fizeram o duelo mais desbalanceado do grupo, o empate em 1-1 pode ser visto como um bom resultado para os dinamarqueses.

GRUPO C

Olympiacos 1 vs 4 Paris Saint Germain
Benfica 2 vs 0 Anderlecht

O Paris Saint Germain travou um duro duelo no primeiro tempo contra os gregos do Olympiacos, mas na segunda etapa tudo mudou, o time de Paris impôs o seu jogo e dominou o adversário, com muito mais posse de bola e chegando ao gol, três gols foram marcados através do jogo aéreo nos escanteios. Lucas fez um primeiro tempo discreto e acabou por ser substituído por Lavezzi que entrou muito bem, Ibrahimovic fez um jogo ruim, inclusive perdeu um pênalti, o sueco parecia displicente na partida.

O Benfica fez o seu trabalho e bateu a equipe belga do Anderlecht.

GRUPO D

Bayern de Munique 3 vs 0 CSKA Moscou
Viktoria Plzen 0 vs 3 Manchester City

O Bayern de Munique detentor do título confirmou o seu favoritismo em casa contra a equipe do CSKA, já notamos algumas mudanças no estilo de jogo do time que está sob comando de Guardiola, tiveram controle sobre o jogo e venceram com tranquilidade.

A análise detalhada do jogo Bayern vs CSKA pode ser vista aqui.

Os Citizens cumpriram a missão e venceram pelo placar clássico de 3-0 a equipe do Viktoria Plzen.


Grupos E-F-G-H
Por: Paulo Pimenta Machado

GRUPO E

Chelsea 1 vs 2 Basel
Schalke 3 vs 0 Steaua

Tentem imaginar a seguinte situação: Stamford Bridge lotado após uma temporada de eliminação, em tese tinha caído em um grupo que muitos especialistas afirmaram que conseguiria ser invicto, o maior treinador da sua história volta para reescrever a história, contratações milionárias são feitas e a experiência e histórias de alguns jogadores são zeladas e acionadas. 

Começa o jogo, o time mandante sai na frente contra o “mero campeão da Suíça”. Pois é, ai que morre o perigo, o badalado Chelsea do gigante Mourinho, aprende da forma mais tenebrosa o que é recomeçar, reviver uma Champions League. Com derrota. 

No mesmo grupo, o Schalke 04 enfrentou um Steaua enfraquecido e com muito azar. Kevin-Prince Boateng mostrou o porquê foi o grande reforço da temporada. 

GRUPO F

Marseille 1 vs 2 Arsenal
Napoli 2 vs 1 Borussia Dortmund

No grupo mais disputado da competição várias novidades.

No jogo mais glamoroso do torneio, Arsenal e Olympique travaram um duelo de titãs na linda Marseille. Özil não foi tão importante individualmente, mas só a presença dele influenciou a equipe francesa a dar espaços. Melhor para os ingleses que estreiam novamente sem perder. O último jogo havia sido na temporada 2003/2004. 

A curiosidade desse grupo foi a agressividade do “lord” Jürgen Klopp. A sua equipe, o Borussia Dortmund foi a Nápoles com a difícil missão de derrotar os donos da casa. Não conseguiram. O Napoli começa muito bem a temporada com show do jovem Insigne. 

GRUPO G

Austria Viena 0 vs 1 Porto
Atlético de Madrid 3 vs 1 Zenit

No jogo dos brasileiros, melhor para o Atlético de Madrid, que derrotou o Zenit pelo placar de 3 x 1. Destaque para os brasileiros Miranda e Léo Baptistão – o “parça” do Neymar na Portuguesa Santista – que fizeram dois dos três gols do jogo. O gol dos russos foi marcado pelo também brasileiro Hulk, em um belo chute de longa distância. 

Na Austria, o Austria Wien pouco conseguiu fazer contra o Porto. Foi derrotado pelo placar mínimo de 1 x 0, um resultado que deixa o Porto – enfraquecido esta temporada – com alguma vantagem na disputa pela vaga de classificação. 

GRUPO H

Milan 2 vs 0 Celtic
Barcelona 4 vs 0 Ajax

Os últimos serão os primeiros? Sim, com certeza. Vejam o Milan, por exemplo, achou um resultado de 2 a 0 jogando na Itália contra um apático Celtic. Venceram feio, mas garantiram os três pontos em casa. 

Em compensação, no histórico Camp Nou, o Barcelona deu novamente uma aula de futebol. Tanto na parte tática e técnica, fisicamente, e até o goleiro Valdés teve que trabalhar um pouco, defendendo um pênalti. O jogo foi marcado pela estreia de Neymar no maior espetáculo da terra, que deu uma assistência pro gol do zagueiro Piqué, – é, esse mesmo o namorado da Shakira – além de construir incríveis quatro jogadas de lance de gol. Pra encerrar com chave de ouro, vou citar uma frase minha, que definiu o gênio Lionel Messi nessa primeira rodada da competição. “Quando o jogador é gênio, faz parecer o futebol um esporte simples e fácil.”


Veja a seleção do melhor 11 desta rodada clicando aqui. 

Um comentário:

  1. Paulo parabens pelas suas análises, vc realmente entende de futebol.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário