Expectativas do campeonato russo temporada 2013/2014

O futebol russo vive um momento bastante interessante, a Rússia sempre foi um país que valorizou o esporte e produziu atletas de qualidade para as mais diversas modalidades, atualmente, hpa vários jogadores russos de bom nível, cumulado a isso, alguns times ficaram fortes ao receber um bom investimento financeiro. Confira quais os favoritos para a competição nacional deste ano, os novos jogadores e o que pode chamar atenção para a temporada russa de futebol.

Por: André Salgueiro Lima

Primeira Liga

(campeonato russo)

Campeão anterior: CSKA Moscou.
Favoritos para esta temporada: Zenit, CSKA Moscou e Anzhi.
Número de times:16
Condições de classificação para torneios continentais: O campeão ganha vaga direta para fase de grupos da UEFA Champions League, o segundo lugar disputa um play-off. As equipes que terminarem a competição em terceiro, quarto e quinto lugares, vão disputar estágios diferentes do play-off classificatório para UEFA Europa League.
Condições de rebaixamento: As duas equipes que terminarem a competição nos últimos lugares caem para segunda divisão russa, a terceira e quarta piores equipes disputam um playoff.



Equipes de disputarão a Premier League russa 2013/2014

Amkar Perm
Anzhi Makhachkala
CSKA Moscou
Dínamo de Moscou
Krasnodar
Krylia Sovetov Samar
Kuban Krasnodar
Lokomotiv Moscou
Spartak Moscou
Rostov
Rubin Kazan
Terek Grozny
Tom Tomsk
Ural Sverdlovsk Oblast
Volga Nizhny Novgorod
Zenit St. Petesburg

O campeonato russo teve início no dia 14/07/2013.

Favoritos!

CSKA Moscou 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Campeão
Treinador: Leonid Viktorovich Slutsky

A última temporada deu ao CSKA o título do campeonato russo e com isso a possibilidade de disputar a UEFA Champions League já na fase de grupos.

Um time muito bom, que possui uma média de altura bastante elevada, boa parte dos jogadores são da própria Rússia incluindo o capitão Akinfeev, goleiro que também é titular da seleção russa, além dos talentos nacionais, o CSKA também conta com estrangeiros de qualidade que compõe o elenco, tais como o japonês K. Honda, jogador muito forte nas bolas paradas e o atacante brasileiro Vágner Love.

atualização 26/07: Vágner Love foi negociado nos últimos dias para o futebol chinês.

Contratações e destaques:

Contratações: No mês de julho o CSKA se reforçou com dois jogadores, ambos são meio-campistas e tem 21 anos, são eles: Steven Zuber vindo do Grasshoper e Georgi Milanov ex Litex.

Destaques:

O atacante Nigeriano Musa foi o artilheiro do CSKA na última temporada sendo a principal esperança de gols para equipe.

Alan Dzagoev é o jogador mais inteligente do time, um meio-campo ofensivo que tem uma grande criatividade e inteligência para criar situações de perigo com seus passes, além disso, também é uma ameaça frequente a defesa partindo do meio-campo, marcou 7 gols na temporada anterior. Dzagoev participou da última Euro Sub-23 defendendo a Rússia, sendo uma das promessas do futebol deste país.

Expectativa:

O CSKA deve brigar forte na conquista pelo título nacional, enquanto a nível continental, disputando a Champions League eles vão precisar de um pouco de sorte e bastante superação, alcançar as quartas de final seria um objetivo bom para o campeão russo, e na hipótese de ficar como terceiro lugar em seu grupo caindo para UEFA Europa League, uma meta de semi-final seria viável para ser alcançada.


Zenit Petesburg 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Vice-Campeão
Treinador: Luciano Spaletti

Alcançando a segunda posição no campeonato anterior o Zenit precisará vencer nos play-offs para acessar a fase de grupos da UEFA Champions League, uma possibilidade bastante viável.

O time do Zenit está no mesmo nível de qualidade do seu principal adversário o CSKA, conta com uma mescla de jogadores nacionais e internacionais, com jogadores de qualidade em todos os setores do campo, entre os jogadores nacionais, vários deles fazem parte da seleção russa, a exemplo do goleiro Malafeev, o lateral direito Anyukov, o meio campo Shirokov e o centroavante Kerzhakov.

nota: Nesta temporada o Zenit conseguiu lucrar mais do que gastar em suas transferências, tendo negociado a venda de Bruno Alves e Denisov, ao menos é o que podemos dizer até a presente data.

Contratações e destaques:

Contratações: Foram duas contratação de renome na Europa e ambas a custo zero, o atacante Arshavin que estava vinculado ao Arsenal e o meio-campo defensivo/zagueiro Tymoshchuk, entre outras transações a que mais chama atenção foi a do goleiro Juri Lodigin, este já está vestindo a camisa 1 e possivelmente será o novo titular do time.

Destaques:

O maior destaque do Zenit não pode ser outro se não o brazuca Hulk, o apelido de super herói faz jus a sua força física, possui uma musculatura forte tanto nos membros superiores como inferiores, sua capacidade física é uma das características que fazem dele um grande jogador, contando com potência muscular para correr, força para vencer as disputas por espaço, resistência a lesões e um chute incrivelmente violento, é um jogador canhoto, pode jogar como atacante centralizado mas a posição e que tem um melhor aproveitamento é como Ponta Direita ou Extremo Direito, recebendo a bola no flanco do campo e cortando para dentro.

Outro destaque do ataque do Zenit é o centroavante Kerzhakov, dono de uma média de gols por jogo invejável, ele é o principal artilheiro do time.

Outra grande valia do time é o meio-campo Roman Shirokov, um dos nomes que se destacam nessa ótima geração de jogadores russos, Shirokov já foi um zagueiro, e no decorrer da carreira começou a jogar em posições mais avançadas, de meio-campo defensivo, meio campo, e às vezes como ponta direita, já no ataque, é um jogador que agrega boa qualidade no passe e ao mesmo tempo é bom na marcação e possui ótima estatura (1,87).

Expectativa: O prognóstico aqui é idêntico ao do CSKA, é um time forte e tem grandes chances de conquistar a Premier League russa, e a nível de Champions League, a meta de chegar até as quartas de final seria algo mais adequado as condições do clube.


Anzhi Makhachkala 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Terceiro colocado
Treinador: Guus Hiddink

A equipe do Anzhi já está classificada para a UEFA Europa League na sua fase de grupos, isso porque no ano passado o terceiro lugar da liga russa tinha vaga direta e atualmente não.

O Anzhi tem uma boa equipe e que vem recebendo mais jogadores de qualidade, mas mesmo com os investimentos ela ainda fica ligeiramente abaixo dos adversários CSKA e Zenit, neste início de temporada o Anzhi foi quem mais se movimentou e gastou no período de transferências, lembrando que também já haviam feito negociações na virada do ano. Por razão do investimento injetado no Anzhi, o ideal é que este time brigue também pela disputa do título.

O Anzhi tem um plantel bastante interessante que conta com a estrela Samuel Eto'o, centroavante que era do Barcelona, atualmente com 32 anos é o capitão do time. No ataque, também contam com outra boa opção vinda do continente africano, o gigante marfinense Lacina Traoré com seus 2,03! Os dois foram os principais marcadores do Anzhi.

Contratações e destaques:

Contratações: O Anzhi foi as compras novamente e gastou bastante para trazer um trio de qualidade: Christopher Samba zagueiro do QPR que desceu pra segunda divisão inglesa, outra contratação foi a do atacante Aleksandr Kokorin, a meu ver esta foi a melhor das contratações, ele é um jovem de 24 anos e que já é uma figura frequente nas convocações da seleção russa, outra contratação marcante foi a do meia Denisov que saiu justamente do Zenit, também é bom jogador e faz parte da seleção russa, mas este já está em com seus 29 anos, lembrando que cada uma dessas três contratações não saiu por menos de 12 milhões de euros! Houveram outras contratações menores, como a do goleiro Mikhail Kerzhakov.

Destaques:

Como grande destaque do Anzhi podemos apontar o brasileiro William, meio-campo ofensivo que atua principalmente pelo flanco esquerdo do campo, William foi formado e revelado no Corinthians e fez a sua carreira no leste europeu brilhando no Shakthar Donetsk, jogador com nível digno de seleção brasileira, e já tem uma UEFA Europa League conquistada no currículo.

Além dos nomes já mencionados também vale destacar o experiente Lassana Diarra, jogador com passagens por times como Chelsea, Arsenal e Real Madrid, sua característica predominante é a força física a qual ele usa principalmente para levar vantagem nas roubadas de bola, é um jogador versátil, pode atuar como meio-campo defensivo, ou pelos lados de campo, como um lateral direito, ala ou extremo direito, sempre voltado mais para defesa.

Expectativa: Com o investimento que tem sido feito o Anzhi deve fazer todo possível para estar na briga pelo título, podendo ate não conseguir mas que ao menos consigam o vice-campeonato e a possibilidade de disputar a Champions, qualquer coisa abaixo disso não fará justiça ou investimento e pode ser considerado uma campanha perdida. Pela UEFA Europa League o time deve estipular como meta alcançar as semi-finais do torneio e quem sabe com um pouco de sorte e trabalho duro levar a taça.

Outros times em destaque

 

Dínamo de Moscou 2013/2014

O Dímano de Moscou pode apresentar um bom futebol para esta temporada, não disputam nenhum campeonato continental nesta temporada. Tiveram várias entradas e saídas no elenco, provavelmente a saída mais dura foi a do atacante Kokorin vendido por 19 milhões de euros. Para essa temporada o Dínamo poderá contar com dois atacantes experientes e qualificados: Kevin Kuranyi e Andriy Voronin.

Lokomotiv Moscou 2013/2014

Terminando a temporada passada apenas pela metade da tabela o Lokomotiv não disputa nenhuma competição continental esse ano, contudo, é uma equipe interessante para se ter em observação. Contam com um ótimo goleiro e capitão do time, o brasileiro Guilherme, destacam-se também os atacantes Maicon (ex-Fluminense), Pavlyuchenko, o equatoriano Caicedo e o nigeriano Victor Obinna (Ex-Inter de Milão).

Spartak Moscou 2013/2014

Ficando em quarto colocado na última temporada o Spartak fez um investimento razoável para este ano trazendo algumas contratações, mas também sofrem a perda de alguns jogadores como o argentino Pareja que saiu em empréstimo para o Sevilla. O Spartak trouxe na atual janela de transferências: Tino Costa que atuava no Valência, Jurado que estava no Schalke 04 e Glushakov ex Lokomotiv, este jogadores vão se juntar a um elenco que já conta com Rômulo ex-Vasco da Gama e os outros brasileiros Ari e Rafael Carioca, além do defensor italiano Salvatore Bocchetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário