Análise geral dos jogos de ida das semifinais da UEFA Champions League 2012/2013

analise jogos ucl 2012 2013

Surpresas com soberania. Os jogos de ida das semifinais da maior competição de clubes do mundo foram surpreendentes. Tabus foram quebrados, e ideologias ressurgiram. Os gigantes espanhóis caíram, porém, vão ter uma semana para se reerguer. Enquanto isso, os gigantes alemães surpreenderam o mundo aplicando dois resultados históricos.

Por: Paulo Pimenta Machado


Fiquei sem chão. Quando desliguei a televisão na última quarta-feira (24), vi que todos os meus estudos e convicções futebolísticas foram completamente esmagadas. Sem dó nem piedade. Claro, nenhum apaixonado por futebol acreditaria na tamanha dimensão dos resultados. Mas o que me impressionou foi a soberania tática das duas partidas.

Em 2011, o brasileiro Neymar saiu de campo exaltando a aula de futebol apresentada pela equipe do Barcelona no último mundial de clubes. Na ocasião o Barcelona era a equipe a ser batida. Ontem, a equipe “a ser batida” foi derrotada, e ao invés de ensinar, levou uma aula tática, técnica e espiritual da equipe bávara. É preciso ressaltar, que vimos um Barcelona enfraquecido, com um inexperiente Bartra, e um aquém Lionel Messi. Messi é 80% da equipe catalã, sem ele apto para jogar, o Barcelona se fragiliza por completo, sobretudo baixando o nível de atuação. O Bayern aproveitou a situação, e mesmo com dois gols ilegais, aplicou um resultado que havia acontecido pela última vez em 2007, contra o Getafe pela Copa do Rei. Os únicos remanescentes daquela tragédia são os folclóricos Xavi e Iniesta.

Na outra partida da rodada foi notado um Borussia Dortmund aguerrido e espetacular. No qual o seu artilheiro estava em um dia iluminado. Robert Lewandowski fez uma das partidas mais sensacionais da competição. Desta vez sem polêmica na arbitragem – já estava na hora né? – a equipe de Dortmund foi soberana e mereceu o resultado. Resultado esse seria mais largo caso Diego Lopéz não fosse um gigante entre os três paus. Cristiano Ronaldo marcou o dele, e é esse gol, que pode levar a classificação para Madrid.

Para qualquer analisador pragmático, essas duas partidas já teriam sido resolvidas. Porém, os times que precisam reverter, são os que geralmente ficam na situação confortável. De Barcelona e do Real Madrid eu não duvido nada, mas o adversário desta vez é outro, a estabilidade é outra. E eles vão precisar muito mais do que ser apenas superiores para carimbarem o passaporte para Wembley.

seleção da rodada semi finais champions league 2012-13

Goleiro: Weidenfeller (Borussia Dortmund)
Lateral D.: Lahm (Bayern de Munique)
Zagueiro: Subotic (Borussia Dortmund)
Zagueiro: Dante (Bayern de Munique)
Lateral E.: Alaba (Bayern de Munique)
Meio-Campo: Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Meio-Campo: Gundogan (Borussia Dortmund)
Extremo Direito: Robben (Bayern de Munique)
Meio-Campo Of.: Mario Gotze (Borussia Dortmund)
Extremo Esquerdo: Thomas Muller (Bayern de Munique)
Centroavante: Lewandowski (Borussia Dortmund)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário