Análise do jogo Paris Saint Germain vs Barcelona do dia 02/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Paris Saint Germain vs Barcelona, do dia 02/04/2013,confronto válido pelas quartas de final de UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Começaram as quartas de final da UCL e o Paris Saint Germain recebeu com casa cheia o time mais comentado dos últimos anos, o Barcelona do astro Messi, é sabido que o time francês recebeu um fortíssimo investimento para esta temporada, contrataram vários jogadores de qualidade e possuem um elenco imponente para jogar na elite do futebol mundial, muitos ainda tem dúvida sobre a real capacidade do PSG mostrar-se forte como uma equipe capaz de transformar o investimento em vitórias contra grandes clubes e títulos, mais do que um jogo, essa é o teste de fogo para uma equipe que deseja firmar-se no cenário de nível mais elevado.

Apoiado pela torcida que clamava "Allez, Paris Saint Germain", o time da casa assumiu uma postura equilibrada com uma tendência ofensiva, o que se evidencia com a escalação de David Beckham no meio-campo jogando ao lado de Matuidi, de resto mantiveram o time padrão. Com Beckham os parisienses garentem uma bola parada de qualidade, o inglês tem uma pontaria invejável nos cruzamentos, além da bola parada, Beckham também contribuiu na organização ofensiva, realizando lançamentos áereos com qualidade.
Pelo lado do Barcelona, Pedro, Puyol e Adriano não estavam disponíveis para este jogo, a dupla de zaga foi composta por Piqué e Mascherano. No ataque: Messi, Villa e Alexis Sánchez.

ANÁLISE DO JOGO


Mesmo jogando em casa o Paris Saint Germain marcava somente em seu próprio campo, ficando com superioridade numérica contra o adversário, a organização ofensiva do Barcelona aplicou o seu estilo de jogo habitual com o toque de bola entre seus jogadores, mas o time da casa demostrou um excelente posicionamento defensivo, mantendo os jogadores sempre bem marcados e resguardando-se com uma cobertura, dada a superioridade numérica em seu campo de defesa.
Se o PSG vivia a sua prova de fogo neste jogo, o Barça encotrou pela frente aquele que provavelmente é o seu adversário mais forte entre os que enfrentou nesta temporada, logo no início do jogo pudemos observar o meio-campo Busquets, um excelente marcador ficar desorientado frente a jogadores como Lucas, Pastore e Lavezzi, em dado momento o Barça até mesmo apelou fazendo algumas faltas. 
Observando as características dos jogadores e o modelo de jogo empregado pelos times, podíamos também observar o potencial do time de Paris para atacar os pontos fracos do Barcelona, poderiam explorar um conta-ataque usando a velocidade de Lucas, ou com Thiago, Alex e Ibra utilizar o jogo aéreo (talvez a maior fraqueza do time catalão).

Apesar de criar algumas oportunidades com Ibrahimovic e Lavezzi, uma delas parando na trave, o Paris Saint Germain precisava ter muito cuidado para manter os jogadores do Barcelona sempre marcados, esse trabalho exigia concentração e coesão tática na organização defensiva. Mas aos 37 minutos do primeiro tempo o Barcelona teve um escanteio a seu favor, o time da casa se posicionou para evitar o a ameaça do escanteio e afastou a tentativa, porém, quando os jogadores estavam saindo do posicionamento de escanteio defensivo demoraram para se ajustar ao posicionamento defensivo, nesse tempo, Daniel Alves viu Messi desmarcado na área e efetuou um lançamento fantástico, o argentino fez aquilo que todos esperam dele, marcando o gol com a excelência que lhe é habitual.

Com o placar de 1-0 a favor do Barcelona podíamos imaginar que estaria tudo decidido, a partir daí o time catalão iria tocar e o adversário seria forçado a se abrir, é desta forma que começam várias goleadas, mas o que vimos foi diferente, o PSG tinha um "plano B", a partir do gol sofrido adiantaram as linhas de marcação, pressionando o adversário desde a saída de bola em seu campo defensivo, realizaram essa mudança com bastante eficácia.

O segundo tempo mostrou um jogo igualmente equilibrado, Messi deixou o campo no intervalo sentindo dores, para sorte do PSG.
Thiago Silva fez um jogo excelente, conseguiu parar o avanço de Messi em algumas tentativas, e em outras atrapalhou a finalização do argentino, além disso, foi dele a cabeçada que deu origem ao primeiro gol do Paris Saint Germain. Além dele, seus parceiros de defesa Alex e Jallet também fizeram bom jogo, e quem surpreendeu positivamente foi Pastore um jogador de características ofensivas mas que contribuiu bastante no trabalho defensivo realizando desarmes e antecipações.

O primeiro gol do PSG foi através da bola parada,Thiago Silva cabeceou acertando a trave, no rebote, Ibrahimovic marcou o gol, o sueco estava em posição de impedimento bastante clara mas a arbitragem não percebeu e validou o gol. 

Alexis teve algumas boas oportunidades em que falhou na conclusão dentro da área, em defesa do jogador podemos dizer que ele é destro e da forma que vieram os cruzamentos o ideal seria a pegada de primeira com o pé esquerdo. Em outra oportunidade o chileno mostrou a sua sagacidade cavando um pênalti, o goleiro Sirigu demorou um pouco para sair na bola, e Alexis que tem uma aceleração impressionante conseguiu chegar antes para tocar a bola e forçar o choque nas mãos do goleiro. Xavi cobrou bem o pênalti e colocou o Barça novamente na dianteira.

Mas quando o jogo parecia decidido a trama ofensiva do Paris Saint Germain encontrou Matuidi bem posicionado, o francês chutou de fora da área e venceu Valdés, acredito que a finalização era defensável.

Destaque positivo para Daniel Alves, melhor jogador em campo na minha opinião, o lateral brasileiro fez excelente partida levando vantagem em praticamente todos os lances contra o lateral esquerdo do PSG, Maxwell, que fez péssimo jogo.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Tivemos um ótimo duelo que terminou neste empate em 2-2, o resultado foi muito bom para o Barcelona que a princípio detém a vantagem do empate e obrigará o PSG a atacá-lo, em casa o time catalão tem um desempenho ainda melhor e deverá bater o seu adversário. Voltando ao que foi dito no início do texto, o PSG não conseguiu uma boa nota no teste, e a prova final está marcada para a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário