Futebol e MMA (continuação)

gestão dos esportes no Brasil

A estúpida rivalidade em torno de futebol e MMA

Esse post é a continuação deste outro texto (link aqui) que já foi publicado aqui no blog. No texto anterior eu já fiz alguns comentários sobre o cenário no esporte brasileiro nos últimos anos e como o ambiente era propício para a introdução e popularização do MMA no Brasil, neste artigo eu irei abordar dois temas que estão no centro do debate: A suposta violência das lutas, e a rivalidade com o futebol.

Por: André Salgueiro Lima
 
Vivemos em uma sociedade hipócrita cuja verdadeira violência provém da opressão política e econômica, essa sim é a grande violência do nosso país, decorre dessa violência os problemas sociais que atingem a grande maioria da população, mas a solução para essa questão é bastante complexa e às vezes a sociedade ataca justamente aquilo que menos tem relação com o problema da violência, e nesse caso a vítima escolhida é o MMA.


O MMA NÃO É VIOLENTO
entenda o que é violência

A violência não pode ser vista apenas ao observar um ato, é necessário entender qual o sentido, a motivação e consequências da ação.


Uma agressão desmotivada através de um soco pode machucar alguém, o ataque seria um exemplo de violência, inclusive, legalmente seria punível pelo código penal. Por outro lado, se o mesmo soco é utilizado para proteger a sua vida ou a integridade física de outrem que está sendo ameaçada, esse golpe é justo, até mesmo amparado pela legislação que admite a legítima defesa como excludente de ilícitude.

Consegue compreender a diferença? Uma faca é boa ou má? a faca pode ser usada como uma ferramenta para cortar o seu pão no café da manhã ou para perfurar o tórax de um ser humano. Uma faca não é boa nem má, ela é uma ferramenta que pode ser usada para coisas boas ou ruins, e da mesma forma, um soco, um chute, uma imobilização ou qualquer golpe de artes-marciais são FERRAMENTAS, a virtude está na forma em que ela será usada.

Se duas pessoas em comum acordo e sem sofrer coerção de nenhum tipo realizam um combate, essa luta não pode ser vista de forma alguma como agressão, os lutadores seguem as regras e respeitam um ao outro. É assim no octógono do MMA, nos ringues de boxe, nas rodas de capoeira ou nos tatames que treinam os judocas, karatekas e atletas de todas as modalidades de luta, existe um respeito mútuo, tanto pelas regras do esporte quanto pelas normas morais daquele grupo.

E digo mais, é o futebol que precisa aprender a lidar com seus problemas de violência.

Em que ocasiões você vê um lutador atacando o outro após o soar do gongo? ou, quando você vê um golpe baixo proposital, dedo nos olhos ou violações as regras do combate? É algo raro, e quando ocorre recebe punição imediata. E o futebol? pisão no tornozelo, cotovelada, empurrões, ameaças verbais, tapas, xingamentos, falta de respeito com o árbitro, deslealdade...

Acredito que isto já é suficiente sobre o tema violência, não quero me estender mais sobre este assunto para não tornar este post longo demais, então, passamos a analisar o segundo tema, a rivalidade que tem sido criada em torno dos dois esportes, futebol e MMA.

Nos EUA onde o MMA é uma febre nacional a concorrência esportiva é bastante grande, as artes marciais mistas concorrem com o basquete, o futebol americano, o beisebol, a nascar, e o boxe, sendo estes os esportes mais tradicionais na terra do Tio Sam, mesmo neste cenário de muita concorrência o esporte vai muito bem, e a organização UFC cresce cada vez mais.


No Brasil a concorrência é muito menor, não temos a mesma cultura de valorização dos atletas e dos esportes, e também não vemos grandes esforços nem do governo nem da iniciativa privada para dar mais suporte ao esporte nacional, quando o MMA chegou ao Brasil, em meio a um trabalho forte de marketing e publicidade foi relativamente fácil chegar ao patamar que está hoje, acredito que o esporte seja o segundo mais querido do povo brasileiro, atrás do futebol, claro.

Ultimamente tem sido discutido sobre uma possível rivalidade entre as duas modalidades, a discussão é estúpida, o Brasil tem espaço para ambos os esportes, na verdade, o país tem espaço para tantos outros esportes que poderiam sim entrar no gosto popular, o que falta é o investimento, seja por parte do Estado ou pelos investidores, existe mercado consumidor, e existem também potenciais talentos para vários esportes.

O País que será sede das olimpíadas não se esforça para desenvolver uma cultura esportiva.
Falando especificamente sobre o futebol, o que salva o esporte neste país é que o povo ama o futebol de forma quase incondicional, se olharmos para a forma como são geridos os clubes brasileiros e as federações é quase um milagre que este ainda seja considerado o país do futebol. Não estou dizendo isso para apontar o MMA como algo superior ao Futebol, acredito que todos os esportes merecem respeito, essa crítica é destinada justamente para a forma como os esportes são vistos e tratados no Brasil, principalmente pela falta de profissionalismo na gestão dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário