Análise do jogo Málaga vs Porto, do dia 13/03/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Málaga vs Porto, do dia 13/03/2013, se quiser ler a análise referente ao jogo de ida do mata-mata, clique aqui.

Por: André Salgueiro Lima


INTRODUÇÃO AO JOGO

No jogo de ida o Porto monopolizou as ações ofensivas da partida, mas apesar deste domínio o time porguês conseguiu apenas a vitória por 1-0, e na "revanche", o Málaga que aparentou ser tão fraco demonstrou que quando quer ir ao ataque possui boas opções, derrotando seu adversário por 2-0 e ficando com a vaga para as quartas de final.

ANÁLISE DO JOGO


Mesmo com a vantagem construída no primeiro jogo o Porto demonstrou que iria utilizar o mesmo plano tático, ofensivo, marcando desde a saída de bola de seu adversário, e dessa vez o Málaga não pretendia assistir aos portugueses jogarem, também utilizaram uma marcação pressionando a partir da defesa do Porto, dessa forma o jogo seguiu em sua maior parte entre as duas intermediárias.

Tal como no primeiro jogo, o Málaga tnha muita dificuldade para levar a bola até o campo de ataque, em praticamente todas as bolas levantadas na tentativa de ligação direta ao ataque, os os jogadores do Porto conseguiam a interceptação, a saída para o Málaga era colocar a bola no chão, utilizando da movimentação e dos passes rasteiros em sua organização ofensiva.

Dessa vez o Porto não tinha a mesma liberdade para atacar, os espaos estavam bem mais curtos, além disso, Izmailov que é muito bom conduzindo a bola não estava em campo. Por outro lado, o Málaga escalou Saviola que arriscava jogadas obrigando a defesa do Porto a manter-se atenta.


Com a linha de defesa do time português avançada, o Málaga tentou investir em passes pelas costas da defesa, no intuito de explorar a velocidade sobretudo de Saviola e Isco, a maioria das tentativas foi pega em impedimento.

Iturra e Toulalan fizeram um bom jogo pelo Málaga, marcando bem e não deixando espaços para o time português avançar, com ressalva a agressividade de Toulalan que por pouco não lhe rendeu a expulsão.


O Porto tinha mais posse de bola durante o primeiro tempo mas com muito pouca objetividade, Jackson Martinez não recebia a bola e ficava isolado na maior parte do tempo, as melhores chances de gol foram do Málaga, em uma ocasião Hélton falhou na antecipação e a bola caiu nos pés de Saviola que finalizou para o gol, mas este foi anulado, o juiz teria visto uma falta de Júlio Baptista no goleiro. O gol do Málaga saiu dos pés de Isco, finalizando com precisão de fora da área.


Talvez o maior problema do Porto tenha sido o nervosismo da equipe, o que rendeu muitos passes errados e jogadas faltosas, o time português recebeu 4 cartões amarelos e um cartão vermelho, Defour pisou por trás no pé de seu adversário e foi expulso, a partir de sua expulsão no começo do segundo tempo, o plano tático ficou favorável ao Málaga.


Com um homem a mais o time espanhol passou a ter mais espaço, ficando mais fácil a o avanço através de passes rasteiros buscando o jogador desmarcado que surgia com facilidade em vista da vantagem numérica. O Porto por sua vez tentava proteger mais o centro de sua área, o que deu ainda mais espaço para o Málaga, assim, mesmo os jogadores lentos do time espanhol conseguiam avançar e o time atacava em grupo.

Joaquim e Isco fizeram uma partida excelente, Joaquim conduzia a bola muito bem pelo canto do campo, realizando alguns cruzamentos, e Isco foi o jogador que mais chutou, além de fazer o cruzamento no córner que resultou no segundo gol do jogo, com Roque Santa Cruz.

Nos minutos finais de jogo o Porto se arriscou mais ao ataque, um seria seria suficiente para mudar a situação da classificação, mas prevaleceu a estabilidade da defesa do Málaga e o placar ficou em 2-0 para os espanhós.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


O Málaga se classificou, nas arquibancadas via-se o choro dos torcedores que mal pareciam acreditar, mas é real, o Málaga está nas quartas de final da Champions League. A possibilidade de seguir adiante são poucas, mas para o Málaga já é uma vitória ter alcançado esta fase da competição e o sonho ainda não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário