Análise do jogo Borussia Dortmund vs Shakhtar, do dia 05/03/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo
Análise do jogo Borussia Dortmund vs Shakhtar, do dia 05/03/2013. Se quiser ler a análise referente ao jogo de ida do mata-mata, clique aqui.
 
Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


No primeiro jogo tivemos um jogo morno que culminou num empate em 2-2, e para o jogo decisivo a vantagem do empate caberia ao Dortmund, em tese, a iniciativa ao ataque partiria do Shakhtar, porém, o jogo foi diferente, o time alemão tomou a iniciativa e aplicou uma goleada de 3-0 fazendo valer o mando de campo.

ANÁLISE DO JOGO

  A equipe do Borussia Dortmund teve iniciativa no ataque durante praticamente todo jogo, o time ucraniano marcava atrás da linha da bola e mesmo assim deixava muito espaço no meio-campo. 

A defesa do Dortmund conseguia dar início a organização ofensiva tocando a bola de pé em pé, os jogadores executavam boa movimentação sem a bola, já o Shakhtar não executava a flutuação defensiva com eficiência. Jogando com espaço o trio do meio-campo ofensivo do Dortmund: Götze, Reus e Blasszczykowski conseguiram impor o seu jogo, com técnica e velocidade.  

Com a posse de bola o Shakhtar ficava muito limitado ofensivamente, a maioria dos jogadores não possuíam características de criatividade e passe, muitas vezes recorrendo ao lançamento longo buscando o centroavante Luiz Adriano, que ficava isolado no ataque e não conseguia levar a melhor contra a defesa adversária quando era lançado.  

O zagueiro Kucher não fez um bom jogo, desde o início da partida ele chegava nas divididas com vigor excessivo, ou chegando atrasado, logo recebeu um cartão amarelo e teve sorte de não ter sido expulso no decorrer do jogo.  

Enquanto o jogo estava no 0-0 havia a chance para o Shakhtar surpreender o adversário com um contra-ataque rápido, algo que quase aconteceu em uma única oportunidade no primeiro tempo, contudo, com trinta minutos de jogo o Dortmund usou um de seus recursos para marcar o gol, em um escanteio Gotze cruzou para o brazuca Felipe Santana marcar de cabeça. 

Destaque: O zagueiro brasileiro estava substituindo Hummels que no confronto de ida havia colocado uma bola na rede e uma na trave, esse fato mostra o poderio da equipe do Borussia nas bolas paradas.  

Nos momentos em que foi exigido o goleiro Weidenfeller apareceu bem, melhor do que no jogo anterior, enquanto o goleiro do Shakhtar fez um jogo ruim, seu erro deu causa ao último gol do jogo.  

O primeiro tempo terminou em 2-0 para o Borussia, e o jogo já parecia decidido já que o adversário não conseguia construir qualquer tipo de jogada ofensiva.  

No segundo tempo Douglas Costa entrou no lugar de Taison dando mais ânimo ao time, o Shakhtar buscou mais o ataque e realmente demonstrou ser um time que buscaria a reação, contudo, o terceiro gol do Dortmund destruiu esse ímpeto, a partir daí qualquer análise tática é inútil, o time ucraniano completamente derrotado, apenas jogava para honrar a camisa enquanto esperava o apito final.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO








O Dortmund segue na competição e com essa vitória bastante convincente o time ganha moral, não é o favorito, mas possui força suficiente para duelar contra qualquer adversário que apareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário