Paris Saint Germain 2012/2013, finalmente um clube francês em destaque no cenário mundial

campeonato francês 2012/2013

Durante o período de 22/10/2012 até 13/01/2013 o Rio de Janeiro recebeu uma exposição com o título "Paris e a modernidade", um ótimo programa cultural para apreciar o impressionismo e a arte em si, pensei em visitar a exposição e com ela me inspirar para escrever sobre o PSG, equipe francesa que vive um ótimo momento.

Por: André Salgueiro Lima


Enfim, o exposição terminou e eu não fiz a visita, eu realmente estava pensando em voltar inspirado e fazer vários comentários com metáforas comparando a arte com o futebol, os traços dos pintores com as jogadas em campo, mas, pensando bem, eu não entendo nada de arte. Vamos falar de futebol.

Paris Saint Germain um francês forte a nível mundial

Há tempos não víamos um time francês com tanto brilho, tanto destaque, e também não é para menos, depois de todo investimento feito no Paris Saint Germain esse era mesmo o resultado esperado, em especial, as contratações de Ibrahimovic e Thiago Silva que atuavam pelo Milan.

O PSG de 2012/2013 tem um plantel muito forte em termos individuais, e muito caro também, com vários jogadores badalados que levaram o seu prestígio para Paris, restava saber se esse elenco forte em termos individuais conseguiria se mostrar forte também como força coletiva, e o homem responsável por essa tarefa é Carlo Ancelotti, treinador experiente que já obteve títulos expressivos em clubes como Chelsea e Milan, Ancelotti está no comando do PSG desde 2011.

Na temporada anterior a equipe parisiense foi vice-campeã, perdendo o título para o montpellier que na época contava com Giroud em grande temporada, a diferença entre os times foi de apenas 3 pontos.

O time da temporada anterior já era bom, contando com os internacionais: O goleiro italiano Salvatore Sirigu, os defensores brasileiros Alex e Maxwell, um meio-campo com Mohamed Sissoko, Pastore e Thiago Motta. E os franceses: Sakho, Jallet, Jeremy Menez, Matuidi, Chantome e Gameiro.

O que era bom ficou melhor, e para 2012/2013 chegaram jogadores de muita qualidade, além de Thiago e Ibra já citados anteriormente, o PSG contratou Ezequiel Lavezzi, Marco Verrati, Van Der Wiel, e na atual janela de transferências chegaram Lucas Moura e David Beckham.

Há muito tempo não víamos um time francês que pudesse chamar tanta atenção, as últimas lembranças nos remetem aos anos em que o Lyon imperava no campeonato francês, quando contavam com Juninho Pernambucano, ou a temporada incrível do Mônaco que foi vice-campeão da UCL na temporada 2003/04.

Observando a campanha do PSG nesta temporada podemos ver que a equipe começou o campeonato francês mal, com três empates em sequência, logo depois o time "emplacou", nos últimos 8 jogos foram 7 vitórios e 1 empate, enquanto na UCL o time passeou na fase de grupos com 5 vitórias e 1 derrota.

Um time milionário e espetacular do PSG

O mais interessante não é saber que o PSG é forte hoje, o mais atrativo é pensar no quanto esse time ainda pode evoluir, e o que esse time pode conquistar. Os especialistas e mesmo os fãs de futebol devem estar se perguntando, "aonde poderá chegar esse Paris Saint Germain?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário