A multipolaridade do futebol moderno e globalizado

não há seleções fracas no futebol moderno

Nas últimas duas décadas podemos observar grandes mudanças no futebol internacional, mudanças que até hoje pegam de surpresa alguns torcedores, a questão da globalização e multipolaridade do futebol atual.
Aquele ditado futebolístico "não existem mais bobos no futebol" nunca foi tão real. Antigamente quando uma seleção ou clube tradicional enfrentava um adversário menos expressivo o resultado era certamente uma goleada, hoje, a realidade é bem diferente.

Por: André Salgueiro Lima

O futebol moderno é globalizado, os protagonistas do esporte não mais se limitam a jogadores das nações mais tradicionais no futebol. Atualmente, alguns dos clubes mais fortes do mundo se valem de atletas provenientes da Ásia, África ou de nações que nunca foram muito expressivas no futebol.
O destino em comum dos maiores jogadores do mundo é a europa, podemos afirmar que as ligas de Inglaterra, Espanha e talvez Itália sejam o centro das atenções do futebol, junto a essas, vemos um "segundo bloco" com as ligas da França, Portugal e Alemanha, e claro, a principal competição de clubes do mundo a Liga dos Campeões da Europa.
A ascenção dos atletas de países diversos chegando a disputar as principais ligas europeis gera a multipolaridade entre as seleções. Qualquer seleção tradicional precisa estar concentrada caso encontre em seu caminho seleções menos tradicionais como a da Costa do Marfim, Japão, Ucrânia, Venezuela, entre outras semelhantes.
Em paralelo, alguns campeonatos nacionais também possuem um nível de qualidade significativo, como os campeonatos brasileiro, argentino, mexicano, holandês, ucrâniano, russo, entre outros. Por outro lado, algumas competições nacionais possuem a maior característica de servirem como "vitrines" onde nascem alguns jogadores de destaque, são ligas como os campeonatos de países da ásia, outros campeonatos da américa latina e europa, até mesmo alguns campeonatos africanos.
Neste panorama globalizado, é comum que em confrontos entre seleções todos os atletas já se conheçam da europa e talvez por isso possam entrar em campo sem sofrer grande pressão pela "camisa" do time adversário.

Vejamos uma breve lista exemplificativa de jogadores com nacionalidades menos tradicionais no futebol que atuam em clubes de ponta pela europa:

Christian Fuchs – Aústria - Lateral Esquerdo
Vincent Kompany - Bélgica – Zagueiro
Eden Hazard – Bélgica - Meio-campo/Meia Of
T. Vermaelen – Bélgica - Zagueiro
Edin Dzeko - Bósnia - Atacante
A. Song – Camarões - Meia Def/Meio-campo
Alexis Sanchez – Chile - Meia Of/Atacante
Falcão Garcia – Colômbia - Atacante
Freddy Guarín – Colômbia – Meio-campo
C. Zapata – Colômbia - Zagueiro
M. Yepes – Colômbia - Zagueiro
Kolo Touré - C. Marfim - Zagueiro
Yaya Touré - C. Marfim - Meio-campo
K. Asamoah - C. Marfim - Atacante
Gervinho - C. Marfim - Meia Ofensivo/Atacante
Luka Modric – Croácia - Meio-campo
N. Bendtner - Dinamarca - Atacante
D. Fletcher - Escócia - Meio-campo/Meia Defensivo
Antonio Valência – Equador - Extremo Direito
Marek Hamsik – Eslováquia - Meio-campo
S. Handanovic – Eslovênia - Goleiro
Kyriakos Papadopoulos - Grécia - Zagueiro
Muntari - Gana - Meio-campo
K. Prince Boateng - Gana - Meia Of/Atacante
K. Constant - Guiné - Lateral E./Extremo E.
J. Evans - Irlanda do Norte - Zagueiro
A. Uchida – Japão - Lateral Direito
Y. Nagatomo – Japão - Lateral Esquerdo
Shinji Kagawa – Japão - Meia-Ofensivo
Goran Pandev – Macedônia - Meia-Ofensivo/Atacante
M. Sissoko – Mali - Meio-campo
J. Hernandez – México - Atacante
Obi Mikel – Nigéria - Meio-campo
Ryan Giggs - País de Gales - Extremo Esquerdo
Aaron Ramsey - País de Gales - Meio-campo
Jeffersson Farfán - Peru - Meia Of/Atacante
Robert Lewandowski – Polônia - Atacante
W. Szczesny – Polônia - Goleiro
Petr Cech - Rep. Checa - Goleiro
C. Chivu – Romênia – Zagueiro/Lateral E.
Demba Ba – Senegal - Atacante 
M. Vucinic – Sérvia - Atacante
Vidic – Sérvia - Zagueiro
A. Kolarov – Sérvia - Lateral Esquerdo
B. Ivanovic - Sérvia - Lateral Direito
Zlatan Ibrahimovic – Suécia - Atacante
Adebayor – Togo - Atacante
A. Tymoshchuk – Ucrânia - Zagueiro/Meia Def.


Alguns resultados que reforçam essa ideia:

Em jogos amistosos recentes:

Argentina 0 vs 0 Arábia Saudita; 
Gabão 2 vs 2 Portugal (14/11/2012);
França 0 vs 1 Japão (12/10/2012).

Nagatomo bom jogador japonês
Nagatomo. Lateral do Japão
Nos jogos olimpicos de 2012:
No futebol masculino dos últimso jogos olímpicos nós vimos uma badalada seleção espanhola que uma das favoritas fracassar por completo, sem sequer marcar um único gol na competição, foi derrotada por Japão e Honduras.
O grupo A contava com a presença de duas seleções importantes: Uruguai e Inglaterra, o Uruguai foi derrotado em todas as partidas (enfrentando Emirados Árabes Unidos, Senegal e Inglaterra), enquanto a seleção inglesa chegou as quartas-de-final, ocasião em que foi derrotada pela seleção da coréia do sul.

Em Copas do Mundo:
A história recente tem mostrado muitas zebras, alguns acontecimentos bastante inesperados, vejamos alguns deles em Copas do Mundo:
França e Itália foram eliminadas logo na primeira fase da Copa do Mundo mais reente (2010), essas duas selções fizeram a final da edição anterior em 2006 e esperava-se um bom desempenho das mesmas. Os franceses empataram contra Uruguai e foram derrotados por México e África do Sul, enquanto a azurra empatou os dois primeiros jogos contra Paraguai e Nova Zelândia e no último jogo sofreu uma derrota dianta da seleção da Eslováquia.
Retrocedendo 9 anos, a Copa do Mundo de 2002 mostrou algumas surpresas: A seleção da Holanda de tanta tradição sequer se classificou para o Mundial e a França campeã em casa em 1998 foi eliminada na primeira fase após perder para o Senegal na estréia, empatar contra o Uruguai e perder para Dinamarca.
Ainda na copa de 2002, a seleção da Coréia do Sul conseguiu se classificar no grupo que contava também com Portugal e Polônia, na fase eliminatória ultrapassou as tradicionais seleções da Itália e da Espanha, tendo sido derrotada na semi-final pela Alemanha.

Vela jovem mexicano que poderá ser grande
Carlos Vela representando a seleção do México
Eurocopa e Copa América:
Na edição de 2004 da Euro a seleção da Grécia surpreendeu desbancando várias favoritas e conquistou o título da competição, batendo uma belíssima geração da seleção de Portugal.
Três anos depois, na Copa América de 2007, as duas seleções mais tradicionais do continente Brasil e Argentina ficaram de fora das semi-finais, onde estiveram: Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Georgios Samaras grécia atacante
Georgios Samaras. Atacante grego
Mundial de Clubes:
E quem lembra daquele jogo entre Mazembe e Internacional no Mundial de Clubes de 2010? O time brasileiro foi derrotado por 2 a 0.


Doumbia jogador marfinense de muita qualidade
Seydou Doumbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário