O Internacional-RS não aprende com os próprios erros e contrata Dunga como técnico



Internacional errou ao escolher Dunga como treinador

Em 2012 o Inter investiu mais uma vez, montou um bom time que deveria ser um forte candidato ao título brasileiro e garantir a vaga para libertadores, e qual foi o resultado? O time terminou a competição em um medíocre 10º lugar na competição. E o que esperar para 2013 com Dunga no comando?

Por: André Salgueiro Lima


Essa campanha do brasileiro de 2012 teve como comandante o técnico Fernandão ex-jogador do Inter, diga-se de passagem um centroavante muito bom, e ídolo da torcida colorada. Fernandão NUNCA havia atuado na função de treinador. Seu primeiro jogo no comando da equipe foi em 22 de julho de 2012.

Quando Fernandão assumiu o Internacional o clube já havia sido eliminado da Libertadores (em maio), tendo enfrentado o forte Fluminense nas oitavas de finais, o time gaúcho levou a pior nos dois confrontos que tiveram o placar agregado de 2-1 para o tricolor carioca.

Já no campeonato brasileiro o Inter estava em 7º colocado, tendo decorrido 10 rodadas, isso é, aproximadamente 25% do campeonato.

Fernandão ex-jogador atacante do Inter

Fui fã do atleta Fernandão como jogador e acho que ele pode sim fazer uma carreira de sucesso como treinador, contudo, não há como concordar em contratá-lo como treinador do Internacional sem ter passado por nenhuma experiência deste gênero antes.

E para 2013 a direção do Inter foi buscar um substituto para Fernandão, o nome escolhido foi Dunga, assim como seu substituto, um ídolo do time com história de sucesso no futebol e também com pouca experiência como treinador.

Como treinador a única experiência de Dunga foi no comando da seleção brasileira, obteve o título da Copa das Confederações, Copa América e uma medalha de bronze nas olimpíadas. Deixando o cargo em 2010 após a Copa do Mundo que a seleção brasileira foi eliminada pela Holanda.

Após o insucesso na Copa de 2010 Dunga foi severamente criticado pela crítica e pela torcida, porém, não acho que ele fez um mal trabalho em si. Ele foi convidado, assumiu o cargo e deu o melhor de si. Errôneo é contratar alguém que nunca exerceu uma função justamente em seu nível mais alto, de maior cobrança e maior exigência técnica. Após 2010, Dunga não treinou mais nenhum clube.

Dunga novo técnico do Inter-RS, Internacional

O Internacional repete o erro, contratando um antigo ídolo do clube como jogador mas que não possui comprovada capacidade técnica para exercer a função de treinador.

Isso não é uma crítica para Fernandão ou Dunga. Se uma pessoa recebe uma boa oferta de trabalho, com algo que gosta e por um salário bastante razoável é claro que ela vai aceitar, e quem não aceitaria? O erro é de dirigentes de futebol que demonstram o amadorismo e incompetência ainda presente no futebol brasileiro.

2 comentários:

  1. Discordo André! Acho que o Dunga vai dar muito certo no Inter, tem uma filosofia já implantada na mente dele, diferente do que via no Falcão e no Fernandão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, não tenho nada contra o Dunga e ele até pode dar certo no Inter sim como você diz. O que eu chamo atenção é a forma que ele chegou lá, considerando que ele teve somente uma experiência no cargo de treinador.

    Pode dar certo? Claro. Mas seria muito mais profissional contratar um técnico que já tenha ganho experiência e demonstrado sua capacidade nessa função. Profissionais deveriam ser escolhidos pelo seu currículo, histórico, méritos. Nesse momento, Dunga é alguém que fica bonito para exibir na vitrine.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário