Análise da 13ª rodada do campeonato português

Confira a análise da 13ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.

destaques da rodada do campeonato portugues

Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.


Por: Francisco Bacelar Costa

FC Porto 1 vs 0 Nacional da Madeira

Antes do clássico da Luz, Vitor Pereira escalou os seus titulares habituais, utilizando James mesmo após o colombiano apresentar algumas queixas durante a semana, quanto a Manuel Machado escalou um 4-2-3-1, mas a novidade foi mesmo a inclusão de Diego Barcellos caído na esquerda, algo que o técnico dos Madeirenses alterou com o decorrer do jogo.
O Porto ficou algo aquém das expectativas a nível exibicional, mas o golpe de cabeça do suspeito de costume decidiu um jogo que lança o Porto para o clássico da Luz.

Homem do jogo: Jackson Martínez, fundamental.


Estoril 1 vs 3 Benfica

Jesus escolheu uma boa equipa para jogar contra os homens de Marco Silva e aquilo que é habitual no Benfica de Jesus, a grande intensidade, velocidade e a pressão alta deram resultado.
Por outro lado vimos um Estoril algo apático após um grande jogo com o Porto. A equipe teve alguns problemas no que diz respeito à organização defensiva e à transição ofensiva. Belíssima equipe que foi surpreendido pela organização encarnada.

Homem do jogo: Cardozo, não marcou tanto mas foi decisivo.

Sporting 0 vs 1 Paços de Ferreira

No último jogo de Franky Vercauteren como treinador dos leões (o que eleva para 4 os treinadores este ano, algo que não é normal). O Sporting que até entrou bem, e que tiveram nas costas de Capel o gol, lance que esbarrou no poste da baliza de Cássio.
O super-Paços de Paulo Fonseca, este se revelou algo insatisfeito pela prestação da sua equipe, que lhe procura dar uma mentalidade de posse marcou numa jogada de contra-ataque fatal por Hurtado. Este 4-3-3 de Paulo Fonseca que muitas vezes se desdobra num 4-2-3-1, com Luiz Carlos a baixar e a jogar mais próximo de André Leão que até esteve muito apagado.

Homem do jogo: Josué, fez um super jogo. Grande preponderância na equipa, ainda viu Patrício negar-lhe um gol fantástico.

SC Braga 1 vs 0 Moreirense

Não foi o melhor jogo do Braga nem de Éder que desperdiçou algumas oportunidades de gol que em condições normais. Baiano no lado direito da defesa e Haas como central foram as novidades no onze titular e foram duas boas surpresas e que não comprometeram, estranhamente a posse não foi tão desequilibrada como se esperava.
O Moreirense entrou com Ghilas como referência, mas estranhamente começaram a pressionar um pouco mais alto, a tentar disputar a posse e não tanto em transições rápidas, como é habitual nesta equipe pela velocidade e pela explosividade dos seus jogadores.

Homem do jogo: Hugo Viana, importantíssimo neste Braga, equilibra e cria como ninguém nesta equipe, é desconcertaste e magico a velo jogar.

Acadêmica 4 vs 2 V. Setúbal

Estranhamente uma Acadêmica em 4-4-2, com Edinho e Salim Cissé na frente, apresentou-se mais vocacionada para o ataque, fortíssimo a criando chances de gol, mas o problema foi concretizá-las. Com 2 atacantes marcou o suficiente e tem em Makelele um fantástico jogador, lê o jogo na perfeição e equilibra-o como poucos.
Este Setúbal apareceu um pouco apático e só reagiu aos 67' por Cristiano após a saída de Nélson Pedroso e a entrada de Bruninho. José Mota terá algum trabalho para realizar, visto que já está na zona de rebaixamento e o time demonstra muitos problemas defensivamente.

Homem do jogo: Edinho, hat-trick... Diz tudo não diz?

Rio Ave 0 vs 1 Olhanense

Num dos jogos mais equilibrados desta jornada, entre o 5º e o 8º separados, agora por 4 pontos, tivemos dois modelos distintos. Um modelo a privilegiar a posse (Rio Ave) e outro a velocidade e as transições (Olhanense).
O último jogo de Sérgio Conceição como técnico dos algarvios acabou com a vitoria da sua equipe, em bloco baixo, em velocidade e movimentos diagonais. Enquanto que o Rio Ave no primeiro jogo do campeonato sem João Tomás não encontrou soluções ofensivas, pode passar por Bebé (empréstimo do Manchester United) que não é um centroavante mas vai disfarçando.

Homem do jogo: Targino, golo decisivo, fundamental nas transições, grande entrega e capacidade física.

Gil Vicente 0 vs 0 V. Guimarães

Num jogo muito parado e sem gols, sem nenhuma equipe exercendo o domínio, prevaleceu a eficácia defensiva dos Gilistas contra a passividade dos Vitorianos.
O jogo teve o aliciante da estreia de Vitor Vinha que se mostrou bastante bem na conjuntura coletiva da equipe e fisicamente, foi talvez a melhor notícia para Paulo Alves num jogo que contou com apenas 7 finalizações na direção do gol e 40 (!) faltas.

Homem do jogo: Escolha difícil, por isso vou escolher não o homem do jogo, mas o melhor que jogo mostrou... A organização defensiva num jogo em que o ataque esteve péssimo, em 27 remates, 20 foram fora do alvo!


Marítimo 1 vs 1 Beira-mar

Num jogo em que ambas as equipes mostraram coisas muito positivas, com 2 modelos diferentes. Um Marítimo tipicamente de posse (60%) contra um Beira-mar a privilegiar a velocidade e mobilidade dos seus homens mais adiantados. Para se ver o notório equilíbrio, as duas equipes estão empatadas pontualmente.
O Marítimo teve mais hipóteses de gol e mais intensidade constante de jogo, contra os rasgos dos Aveirenses que se mostraram muito equilibrados, o trabalho de Ulisses Morais começa a dar resultado.

Melhor em campo: Danilo Dias - Desconcertante, mágico.

Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário