2013 pode ser um ano assombroso para o Vasco da Gama

Um dos clubes mais tradicionais do Brasil vive um momento simplesmente aterrorizante, é difícil encontrar algum torcedor vascaíno otimista diante da atual situação do time. Muitos já falam em um possível rebaixamento em 2013 e eu aviso: O futuro pode ser ainda pior.
escudo do Vasco da Gama, o gigante da colina
Por: André Salgueiro Lima

Ainda mais estranho é observar a forma que o Vasco da Gama chegou a esta situação, em 2011 o time era respeitado e tinha um bom elenco, foi campeão da Copa do Brasil e vice do campeonato brasileiro disputando o título até a última rodada, no início de 2012 o gigante da colina esteve bem, passou pela fase de grupos da Libertadores da América e foi derrotado na fase eliminatória, justamente pelo Corinthians que sagrou-se campeão da competição, no campeonato brasileiro o time teve bom início, permanencendo no G4 durante muitas rodadas da competição, até que os problemas começaram...

O craque Juninho cujo contrato terminou jogará nos EUA em 2013
Juninho é um dos ídolos do clube, com contrato encerrado teve de procurar novas oportunidades na carreira indo para os EUA.

Bom, sejamos justos, nem todos os problemas começaram em 2012 muitos deles já existiam a alguns anos, sob a superfície das boas campanhas mas agora chegaram a superfície, finalmente, a crise bateu a porta de São Januário.

Não conheço de perto qual a situação real do problema que vive o Vasco da Gama, mas parece bastante claro que a diretoria tem feito um péssimo trabalho. O momento trágico do clube pode ser atribuído a má administração, e é claro que surge também a desconfiança se houve também uma má fé proveniente de pessoas que tem poder sobre as decisões do clube.

Quem acompanha mesmo que de longe o Vasco já sabe sobre a perda de vários jogadores do elenco no meio do ano e da saída de outro grupo de jogadores nesse final de ano.

Não vou entrar em detalhes sobre o plantel, se o problema fosse só o plantel seria algo mais fácil de se resolver, o problema é que o clube está afundado em dívidas e não tem demonstrado capacidade gerencial para lidar com o problema e gerir o time de forma competente.

A torcida manteve o apoio ao Vasco mesmo no mau momento
Quando o time caiu para segunda divisão o clube contou com o apoio da torcida e já no ano seguinte retornou a série A do campeonato brasileiro

Esse é um momento realmente terrível para a instituição, é difícil ver a luz, pelo contrário, parece que a cada dia o Vasco caminha para as trevas. No início deste artigo eu escrevi que o Vasco pode sofrer o rebaixamento no próximo ano, sim, e que na verdade, pode ser até pior.

O que pode ser pior que o rebaixamento para um clube de grande porte? Ser rebaixado é algo que pode acontecer com qualquer grande time que viva uma situação ruim e acabe rebaixado, mas o grande time poderá se reerguer e voltar a divisão de topo, o que assusta não é o rebaixamento de divisão, o que preocupa no Vasco é a possibilidade de ser diminuído e tornar-se pequeno.

E digo isso baseado no momento que vive o futebol brasileiro, vários novos estádios por todo Brasil, contratos de patrocínio maiores, mais publicidade, jogadores ilustres sendo repatriados, jogadores de qualidade, jogadores estrangeiros, times de qualidade, enfim, esse pode ser um momento de transição para o futebol brasileiro, e para a administração dos clubes brasileiros, e se tudo der certo, não haverá mais lugar para a falta de profissionalismo no futebol. Os grandes vão despontar a nível mundial enquanto outros ficarão estagnados.

Isso não é uma previsão, acho até improvável que isso aconteça, não estou desejando o fracasso ao Vasco, pelo contrário, eu torço pela recuperação do Vasco e gostaria de ver o clube da cruz de malta sob a gerência de um grupo de pessoas realmente profissionais.

E ainda para jogar sal na ferida, o torcedor do Vasco ainda assiste o rival Flamengo fazendo preparativos para o que pode ser uma grande temporada, uma temporada de transição de comando e que parece dar sinais de uma boa gestão financeira do time. Será?

títulos campeonato nacional do Vasco da Gama
Time de tradição, conquistou o campeonato nacional em 4 edições

Apesar de tudo, o Vasco tem ainda um grande patrimômio, que vai além do estádio, dos ginásios e do próprio elenco de futebol, o vasco tem a sua história, sua marca e a sua torcida gigantesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário