Análise da 7ª rodada do campeonato português


sexta rodada do campeonato português, análise


 Confira a análise da 7ª rodada do campeonato português, destaques e resultados.




Leia e saiba tudo que aconteceu nesta rodada do campeonato português, quais jogadores foram decisivos, os resultados e a crônica completa de cada jogo.


Por: Francisco Bacelar Costa

 
Beira-mar 0 vs 2 Paços de Ferreira

Os pacenses acabaram por justificar a vitória, por fruto de um segundo tempo bem melhor do que o primeiro. Os ateltas do Beira-mar, por outro lado, parecem resignados à condição de lanterna vermelha do campeonato. O técnico Ulisses Morais, que confiava na vitória da sua equipa perderia a aposta que disse que faria no lançamento do jogo.
Apesar das estatísticas se dividirem, o Paços foi mais maduro e eficaz que o Beira-Mar.
No Beira-Mar são visíveis as preocupações defensivas. O 1º golo do Paços é consequência de falhas defensivas do Beira-Mar, quanto ao 2º gol tratou-se de um contra-ataque aproveitado da melhor maneira pelo adversário.

Homem do jogo: Arturo Alvarez, em 25 minutos fez uma assistência e um gol, tendo total influência no resultado.

Olhanense 2 vs 2 Moreirense

Jogo emotivo, embora de pouca qualidade, com o Olhanense a correr sempre atrás do prejuízo, frente a um Moreirense sem grandes argumentos técnicos mas muito disciplinado.
Na parte final do jogo que já estava empatado, os algarvios forçaram o andamento e estiveram perto do triunfo; contudo, a igualdade apresenta-se como um desfecho condizente com o que foi o jogo.
Momento do jogo: Tiago Targino foi derrubado dentro da área por Diego Gaúcho e o Olhanense conseguiu empatar o jogo, que, pelas incidências até então, estava a ser muito complicado.
Merecendo destaque pelo Moirense: Pablo Olivera com um gol e uma assistência. Continua em alta o uruguaio, que no domingo já tinha infernizado a vida ao Sporting com dois golos. Dessa vez contra o olhanense continuou com a saga, marcando o primeiro da sua equipa, e assistindo Ghilas, no segundo. Outro destaque foi Ghilas. A aparência pesada é ilusória, que o digam os defensores do Olhanense, que pareceram lentos quando o francês arrancava. Para o desgaste dos algarvios ser completo, o atacante sabe jogar com o corpo e isso foi determinante no segundo gol da equipe, quando ganhou por duas vezes no corpo-a-corpo com Nuno Reis.

Homem do jogo: Rui Duarte, incontornável, é o maestro da equipa do Olhanense. E hoje foi o seu goleador. A técnica refinada permite-lhe ganhar espaços onde eles não existem. Esteve no lance do pênalti que deu o empate à sua equipa, quando tentou passar a bola por cima de Anilton, convertendo-o depois de forma exemplar. Tal como quando foi chamado a converter a segunda grande penalidade, a quatro minutos do final. Agora com um remate rasteiro enganando Ricardo Ribeiro.

Vitória de Guimarães 2 vs 1 Vitória de Setúbal

Num jogo entre duas equipes de meio da tabela do campeonato português, mas com um Guimarães favorito não só por jogar em casa, no Estádio D. Afonso Henriques, mas também pelo seu passado recente.
As estatísticas foram bastante equilibradas e num jogo marcado pelas 2 expulsões de Soudani (Guimarães) e de Jorge Luiz (Setúbal), e pelos vários cartões amarelos mostrados às 2 equipas, a equipa da casa levou a melhor, com golos de Toscano e João Ribeiro, contra apenas um tento dos Sadinos, apontado por Meyong.
-A equipa da casa foi mais inoportuna e marcou 2 dos 6 remates direccionados à baliza, contra apenas 1 dos Sadinos que por 8 vezes tentaram.
-Não foi um jogo com um nível de intensidade por aí além, nem sempre bem disputado devido ao enorme nível de agressividade das 2 equipas.

Homem do jogo: Marcelo Toscano, reapareceu e mostrou a sua qualidade, tinha andado desaparecido neste inicio de época mas voltou para mostrar que tem qualidade e capacidade para ser titularíssimo nesta equipa.

Gil Vicente 0 vs 3 SL Benfica

Jorge Jesus arriscou e foi a Barcelos onde o Porto perdeu pontos esta temporada, com um onze que nunca tinha apresentado antes, entre as novidades, a jovem promessa encarnada, André Gomes que se fez sua estreia. Juntamente com essa novidade, o lateral esquerdo Luisinho, que também estreou no campeonato e teve marca direta no resultado, na altura aumentando o placar para 2-0 aos 27’.
Um Benfica que entra em campo imprimindo grande pressão conseguiu ainda nos primeiros cinco minutos inaugurar o marcador pelo Brasileiro Lima, com um belo gesto técnico de cabeça.
Contudo, no segundo tempo os encarnados desaceleraram e aquilo que poderia ter sido uma goleada expressiva acabou em 3-0, resultado que vinha do primeiro tempo.
Olhando para o Gil, não tiveram coesão defensiva como vinham fazendo ao longo dos jogos, e com um Adriano Facchini totalmente apagado, viu-se em desvantagem aos 3’ de jogo e sem capacidade para reagir no jogo contra o sério candidato ao título SL Benfica.

Homem do jogo: Lima, mais do que um matador é um jogador fundamental na estrutura encarnada. Soube sempre perceber o que precisava a sua equipa e dar dimensão ao ataque encarnado. O papel desempenhado por Rodrigo em Moscou coube a Lima em Barcelos e pode-se dizer que selou mais uma grande exibição.

Estoril 1 vs 2 FC Porto

O Estoril muito bem organizado entrou forte no jogo e ainda dentro dos primeiros 10’ de jogo conseguiu adiantar-se no marcador com um gol em que Helton teve responsabilidade direta.
Numa primeira parte muito morta do Porto, O Esstoril parecia mais próximo do segundo do que o Porto para o empate, mas nem uma coisa nem outra aconteceu, e a primeira parte terminava com o campeão nacional em desvantagem.
Numa segunda parte dança ao ritmo de Jackson “Cha Cha Cha” Martínez o Porto deu a volta por cima e selou uma vitória importantíssima rumo ao tricampeonato.
Olhando para os golos dos Dragões, o primeiro surge de um grande lance individual do avançado colombiano Jackson que com um cruzamento atrasado para Varela lhe ofereceu um golo fácil. O segundo surge numa bola parada, com o colombiano a voar ao encontro da bola e com uma cabeçada impressionante a desviou do goleiro, acabando por fazer o gol da virada.

Homem do jogo: Jackson Martínez, porque mais uma vez foi decisivo e porque teve um melhor começo na Europa que Falcao que em 11 jogos tinha apontado 8 gols, agora Cha Cha Cha bate essa marca com 9 golos em 11 jogos. Números que deixam água na boca aos Portistas.

Sporting 0 vs 0 Acadêmica

No último jogo de Oceano Cruz como treinador dos leões (passando agora a adjunto de Franky Vercauteren), os torcedores esperavam uma vitória depois de alguns maus resultados conseguidos anteriormente entre eles a eliminação da Taça de Portugal e a derrota contra o Genk na Bélgica.
Oceano mexeu na equipe mas não mexeu na sua estrutura táctica, procurou dar um choque no time com a entrada de Valentín Viola, um atacante de centro caindo para uma das alas.
Olhando para a Académica, observamos uma equipa sólida tática e emocionalmente, mas acima de tudo muito irreverente.
Numa primeira parte não bem jogada, com falta de hipóteses de golo e de jogadas espetaculares, criava-se um clima de instabilidade emocional nos adeptos leoninos.
No segundo tempo, o jogo ficou mais rápido, em que as condições climatéricas em nada ajudaram (chuva intensa que inundou o gramado de Alvalade), prevaleceu o resultado nulo, numa segunda parte bem melhor jogada. De notar que nesta segunda metade, belíssimas intervenções por parte de ambos os goleiros em situações claras de gol.
Olhando para as estatísticas do jogo, vê-se perfeitamente a diferença da clareza das ideias e da coesão de jogo da Académica, comparando com o Sporting que teve mais posse de bola, 59%, contra 41% dos estudantes.
A Briosa teve 7 chutes a gol contra apenas 3 do Sporting; Os leões tiveram 3 remates pra fora contra 10 da Académica (números que refletem os espaços deixados abertos pelos defensores leoninos). Novamente os de Coimbra a terem mais escanteios… Em contra partida, o Sporting cometeu mais faltas (17), contra apenas 12 dos jogadores da Académica, que fez valer o seu “título” de “Rei dos Empates”.

Homem do jogo: Impossível de apenas apontar um, porque verdadeiramente os dois goleiros estiveram em grande nível, daí que o destaque vá para os dois goleiros portugueses: Rui Patricio (Sporting) e Ricardo (Académica).

Rio Ave 2 vs 1 Nacional da Madeira

Num jogo disputado no Estádio dos Arcos em Vila do Conde, o time da casa, que tem este ano como treinador o ex-goleiro do FC Porto Nuno Espírito Santo, levaram a virória contra os madeirenses comandados por Manuel Machado.
Um Rio Ave com mais posse de bola, ideia clara de jogo de Nuno para a sua equipe, estiveram em desvantagem apartir do minuto 36 com um gol do Brasileiro Diego Barcellos, camisa 10 dos madeirenses. O empate surgiu ao minuto 59 na conversão de um pênalti por João Tomás, experiente avançado português de 37 anos. O gol da vitória só foi apontado mesmo quando já no apagar das luzes, decorria o minuto 89 quando Tarantini deu a vitória aos Vilacondensses.
Num jogo que fica marcado pela expulsão de Manuel da Costa aos 58’ e também pela forma de jogar dos homens de Nuno, que adotaram um modelo de posse, contra um modelo claro de transição dos homens de Manuel Machado.

Homem do jogo: Tarantini, mais uma vez decisivo. Não fez um jogo fabuloso mas apareceu quando a equipa mais precisava e carimbou os 3 pontos para os nortenhos.

Marítimo 0 vs 2 Sporting de Braga

Resposta de grande nível do Braga após a desilusão de Manchester, com grande mentalidade souberam administrar a pressão do e conseguiram responder da melhor forma por Éder que ao minuto 59 adiantou os homens de José Peseiro no marcador e ao minuto 89 num lance extremamente complicado mas que a equipa de arbitragem chefiada por Olegário Benquerença decidiu muito bem ao validar gol, apontado novamente por Éder.
Ao Marítimo continua faltando um pouco mais de eficácia e eficiência ofensiva que aparenta estar bastante mais lenta que na época passada.
Um jogo bastante suado e bem disputado por duas das melhores equipes portuguesas na atualidade, não fossem ambas representantes portugueses na Europa (Braga na Liga dos Campeões e Marítimo na Liga Europa).

Homem do jogo: Éder, mais uma vez estava lá para dar os 3 pontos e está a revelar-se um belíssimo atacante tendo já sido chamado por Paulo Bento para a seleção Portuguesa.


Por: Francisco Bacelar Costa que também escreve na página do facebook: Futebol - relatórios e táticas, clique aqui, para acessar a página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário