Conheça melhor o clube, com uma visão panorâmica do: Borussia Dortmund

VISÃO PANORÂMICA DO: BORUSSIA DORTMUND

Saudações leitores do blog Visão de Jogo. Hoje, começamos um projeto bem interessante de uma forma nunca vista. Vamos pesquisar intensamente sobre clubes que a mídia não dá muitas informações, sendo que, colocaremos as matérias de forma bem explicada e ao mesmo tempo bem curta, para não haja cansaço na leitura. Além de fotos, vídeos e outras informações.
Para começar com o pé direito, falaremos sobre o Borussia Dortmund, da Alemanha.

Por: Paulo Pimenta Machado

Panoramo Borussia Dortmund, estrutura, ídolos, torcida, títulos

O Clube:

Fundação: 19 de dezembro de 1909
Cidade: Dortmund
Primeiro Título: Copa da Vestefália, derrotando o Schalke 04 por 3 a 2.
Primeiro Título Nacional: Temporada 1955/1956.
Títulos Nacionais: 8 Campeonatos Alemães, 3 Copas da Alemanha e 4 Supercopas da Alemanha.
Primeiro Título Europeu: Recopa Europeia, em cima do Liverpool.
Títulos Europeus: Liga dos Campeões da Europa, Copa UEFA.
Primeiro Título (e único) Intercontinental: Em 1997 em cima do Cruzeiro.
Mascote: Abelha.
Maior Rival: Schalke 04


Patrimônio:

Estádio: Signal Iduna Park.

Uma das mais importantes arenas do futebol: Signal Iduna Park

Foi construído com o intuito de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1974. Inaugurado em 1971, no dia 2 de abril, “O Templo” – Apelido dado carinhosamente pela torcida por causa do seu tamanho (80 mil pessoas) – abrigou milhares de torcedores depois do título da Copa UEFA. O Estádio sediou as Copas de 1974 e 2006./

Torcida: Sua gigantesca torcida é uma marca carimbada do clube. Na temporada passada, teve a maior média de público do mundo, com 80.400 torcedores presentes, com um taxa de 98,9% do estádio (Números válidos para o Campeonato Alemão). O número de sócios chega a aproximadamente 60 mil. Para a sua torcida – Grande parte católica – o Borussia é mais que um clube, é a sua segunda religião. Em dia de jogo, a cidade para pra ver o clube jogar, com o Estádio frequentemente lotado, a opção é beber uma bela cerveja alemã nos bares mais próximos do “Templo”.

Planejamento da Torcida do Borussia, fantástico.

Centro de Treinamento: C.T de qualidade impressionante. Revela talentos de uma forma impressionante. Além de aproveitar recursos tecnológicos de última geração, para lapidar mais e mais os seus diamantes. Abaixo, uma “engenhoca” que melhora os jogadores, com reflexos e passe com precisão:

 Mustafa Amini, jogador da Seleção de base da Áustria, de 19 anos.
  
Ídolos: A categoria de base deu frutos importantes ao Borussia Dortmund, jogadores que marcaram a história com títulos e com muitas alegrias a apaixonada torcida de Dortmund, além daqueles, que foram contratados do clube, pelo excelente trabalho dos olheiros espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Jogadores que encerraram a carreira

August Lenz: Primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Alemã em 1936.
Heinrich Kwiatkowski: Grande goleiro da década de 1950. Foi o primeiro jogador do clube a ser campeão mundial, no ano de 1954.
Alfred Kelbassa: Marcou gols nas duas finais, que deram os primeiros títulos nacionais ao Borussia.
Lothar Emmerich: Lenda do clube. Fez o gol da conquista do clube na Recopa Europeia, além de ser artilheiro em duas edições seguidas do Campeonato Alemão, de 65/66 e 66/67, com 31 e 28 gols, respectivamente.
Hans Tilkowski: Eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão em 1965, o excelente goleiro participou do grupo, que foi vice-campeão na Copa do Mundo da Inglaterra.
Andreas Möller: Grande jogador. Möller foi campeão mundial com a seleção Alemã em 1990, ano que voltou ao seu antigo clube, o Frankfurt. Voltou ao Dortmund em seu maior momento da carreira, em 1994-2000. Conquistou títulos importantes como dois 2 campeonatos alemães e 1 Liga dos Campeões da Europa. Porém, logo em seguida, foi para o maior rival da equipe o Schalke 04.

Möller é ídolo no Borussia e um dos personagens marcantes do futebol
 Andreas Möller além de ídolo do Borussia é uma das figuras marcantes na história do esporte tanto na Alemanha quanto a nível global.

Matthias Sammer: Melhor jogador de futebol europeu, no ano em que o clube foi campeão da Liga dos Campeões da Europa. Lembrado sempre Dortmund, Sammer foi campeão do primeiro campeonato após a reunificação das Alemanhas Oriental e Ocidental.
Lars Ricken: Para encerrar a parte dos ex-jogadores, falar de Borussia Dortmund é sinônimo de Lars Ricken, o único clube que o jogador atuou, foi o da sua cidade, desde 1990 até 2009. Foi ele um dos autores dos gols históricos da única conquista de Liga dos Campeões da Europa. Naquele nervoso 3 x 1 contra o Juventus de Zidane e Del Piero.

Jogadores ainda em atividade:

Thomas Rosicky: Jogou no clube, de 2001 até 2006, antes de ser vendido ao Arsenal, atuou a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
Mário Götze: Apelidado pela lenda alemã Franz Beckenbauer de “Messi Alemão” Götze é o grande destaque da equipe, inclusive, foi convocado para disputar a Eurocopa de 2012.
Lewandoski: Atuou na Eurocopa de 2012. É o grande responsável pelos gols da equipe na atual temporada.
Mats Hümmels: Depois de temporadas como coadjuvante no Bayern de Munique, se transferiu em 2009 para o clube, onde é o grande nome da seleção Alemã.
Shinji Kagawa: Foi vendido no início da temporada, para o Manchester United por 15 milhões de Euros, mas diferente de Möller, a torcida compreendeu. Fez história no clube, sendo o principal jogador da dobradinha, – Nome dado quando o clube conquista Copa e Campeonato Alemão – da temporada de 2011/2012.

Brasileiros:

Dedé: Lateral-Esquerdo, jogou praticamente o século todo pela equipe.
Amoroso: Foi um dos responsáveis pelo título da temporada de 2000/2001.
Ewerthon: Jogador ágil, jogou no ínicio do século no clube, com boas atuações, encantou a fantástica torcida do Borussia.
Felipe Santana: O atual xerife do clube faz dupla de zaga com o ídolo Hummels, fazendo uma das melhores duplas do futebol Alemão.

Atual Situação do clube:

O time é forte, o trio ofensivo composto por Reus, Götze e Lewandoski, está fazendo estragos na UEFA Champions League e na Bundesliga. Atualmente, está em 2º lugar do grupo da morte na Champions. Já na Bundesliga, se encontra em uma posição mais delicada, está em 4º colocado, a nove pontos do líder Bayern.

Autor: Paulo Pimenta Machado, colunista do blog Visão de jogo e dono do blog: Forasteiro Nordestino.

2 comentários:

  1. Fantástico, Excelente texto André.

    ResponderExcluir
  2. Diego na verdade o texto é do Paulo, eu atualizei agora fazendo referência a autoria, fiquei bastante sem graça de ter esquecido. Eu também gostei do texto e da ideia em si que tambem veio dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário