Bundesliga 2012/2013 - Expectativas para a primeira divisão alemã

Atualmente o ranking de coeficiente dos clubes da UEFA aponta os alemães em 3º lugar da europa, atrás apenas de Inglaterra e Espanha, tal posição permite que mais times tenham chances de participação nos torneios continentais: UEFA Champions League e UEFA Europa League, além de valorizar os resultados obtidos pelos times alemães recentemente.

Falar sobre a Bundesliga é falar sobre um campeonato nacional de muita tradição, de uma nação apaixonada por futebol e cuja seleção nacional já conquistou 3 Copas do Mundo. Paixão essa que se reflete em estádios cheios de torcedores, nos últimos anos a torcida alemã tem sido um espetáculo a parte nas grande arenas de futebol.

Ainda que essa seja uma das ligas mais fortes e tradicionais do mundo, a Bundesliga perde para outras ligas nacionais em alguns aspectos, o campeonato alemão não possui o brilho emanado pelas super estrelas do futebol, bem como, não tem muitos times de grande reconhecimento global, com a exceção do Bayern de Munique.

Assim como no Brasil, jogadores jovens que apareçam como grandes promessas no futebol são frequentemente aliciados e contratados por clubes com um maior potencial financeiro, capazes de atrair tais jogadores, o que de certa forma enfraquece sutilmente o campeonato.

Ribery e Robben, extremos ofensivos
Foto: Frank Ribery (esquerda) e Arjen Robben (direita).

A sensação da Alemanha é o Bayern de Munique, em termos de peças individuais é a equipe com o melhor elenco do campeonato, vem fazendo boas campanhas na UEFA Champions League, sendo vice-campeão europeu na última temporada, o Bayern é um dos motivos para a posição atual da Alemanha no coeficiente dos clubes europeus.

A base da seleção alemã é o time do Bayern em si, no elenco aparecem os destaques nacionais: O goleiro Neuer; os defensores: P. Lahm, Badstuber e J. Boateng; meio-campistas: Schweinsteiger e Kroos; Atacante: Mario Gomez e Muller. Não bastassem os talentos nacionais, o Bayern conta ainda com as super-estrelas os extremos F. Ribery e A. Robben, além de jogadores consistentes e de qualidade: Pizarro, Tymoshchuk e Van Buyten.

Apesar do excelente time e campanhas de sucesso, o time de Munique terminou a última temporada com um gosto amargo na boca, ao ser vice-campeão europeu (derrotado pelo Chelsea), vice-campão alemão (ficando atrás do Dortmound) e vice também na copa da alemanha (vencido pelo Dortmound). A missão do Bayern para essa temporada é de mostrar em campo a superioridade que o time tem no papel, apresentando solidez e regularidade que lhe tem faltado para conseguir erguer a taça.

Robert Lewandowski centroavante de área
Foto: Robert Lewandowski, centroavante do Borussia Dortmund

Tendo conquistado os dois títulos nacionais da última temporada é justo considerar o Borussia Dortmund como um dos favoritos também para esse ano. Porém, um peso para essa nova temporada é a perda de jogadores relevantes o astro japonês Shinji Kagawa meio-campo ofensivo transferido para o Manchester United em uma transferência de valor elevado, perderam também o argentino Lucas Barrios contratado pelo futebol chinês.

Para amenizar as perdas o Borussia trouxe o jovem meio-campo de nacionalidade brasileira e alemã Leonardo Bittencourt, sendo este uma aposta para os próximos anos, e também contratou Marco Reus atleta jovem e muito talentoso. O time conta também com Hummels um defensor de qualidade, no meio-campo a experiência de Kehl e a juventude de Mario Götze e no ataque um centroavante devastador Robert Lewandowski.

Naldo jogará pelo Wolfsburg
Naldo, zagueiro brasileiro assina pelo Wolfsburg

Possivelmente o Wolfsburg apareça como terceira ou quarta força entre os clubes alemães, possivelmente conseguindo uma vaga na próxima UCL, o clube investiu pesado em contratações trazendo o lateral ofensivo Fágner ex-Vasco, Naldo do Werder bremen além de Olic, Vaclav Pilar, Bas Dost, Emanuel Pogatetz sofrendo também com a perda de Petr Jirácek e Mario Mandzukic.

Um time carregado de vários jogadores de diferentes nacionalidades, o brasileiro antigo "menino da vila belmiro" Diego e um destaque no setor de criação. O elenco do Wolfsburg está cheio de jogadores qualificados ainda que não sejam "craques", tem uma boa profundidade no plantel, isso é, podem lidar bem com problemas de suspensão e contusões leves.

C Metzelder zagueiro alemão do Schalke 04


Acima, foto: O zagueiro Cristoph Metzelder que já defendeu o Real Madrid, um dos jogadores marcantes da história recente do futebol alemão, servindo a sua seleção em diversas ocasiões inclusive participando em Copa do Mundo.  

O Schalke 04 pode ficar entre os 4 melhores clubes da Alemanha, contam com bons jogadores em todos os setores do campo a defesa tem o veterano Metzelder que já teve seus melhores dias, porém, continua sendo bom jogador ao lado do zagueiro grego Kiryakos Papadopoulos, no meio-campo conseguiram Affelay emprestado junto ao Barcelona, no ataque contrataram um atacante alto Chinedu Obasi que deverá ser companheiro de ataque do holandês Huntelaar. O Schalke participará da Uefa Champions League 2012/2013 já aparecendo bem recentemente nesta competição.

O Leverkusen pode surpreender, conta com alguns bons jogadores como o zagueiro veterano Friedrich, aliado aos jovens Bender e André Schürrle, o clube saiu as compras no mercado de transferências contratando novos rostos veremos se a combinação dará resultado para o Bayern Leverkusen no decorrer da temporada.

O Werder Bremen tem um time razoável que também foi bastante alterado com transferências, perderam Marko Marin seu destaque, além de Cláudio Pizarro que foi contratado pelo Bayern, Naldo pro Wolfsburg e Wesley repatriado pelo Palmeiras. O time conseguiu o empréstimo de uma jovem promessa belga Kevin de Bruyne e Nils Petersen. Trouxeram de forma definitiva entre outros nomes o zagueiro grego Papastathopoulos. O novo Werder Bremen 2012/2013 com vários "estrangeiros" pode apresentar perigo figurando entre as equipes do topo da Bundesliga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário