A indolência de Palmeiras e Corinthians em 2012, um defeito típico do brasileiro

Indolência, sinônimo de preguiça, é um dos 7 pecados capitais segundo a igreja católica, se caracteriza pela falta empenho, dedicação em relação a alguma atividade, ou a própria vida. A indolência tem sido o pecado de Palmeiras e Corinthians no campeonato brasileiro de 2012.

Paulinho meio campo Corinthiano
 Foto: Paulinho, jogador de meio-campo do Corinthians.

Barcos comandante do ataque do Palmeiras
Foto: H. Barcos, atacante do Palmeiras.

O Corinthians conquistou esse ano a Libertadores da América maior campeonato de futebol da américa latina enquanto o Palmeiras pouco tempo depois obteve o título da Copa do Brasil, com as conquistas os dois times parecem ter se dados por satisfeitos por toda temporada, hoje o Corinthians ocupa a 10ª posição do campeonato e o Palmeiras na 18ª, ou seja, se o campeonato terminasse dessa forma, o Palmeiras sofreria o rebaixamento.

Apesar de perder alguns valores do elenco que foram negociados recentemente, o time corinthiano ainda é bastante forte em relação ao campeonato brasileiro, pela qualidade da equipe deveria estar ao menos entre os seis primeiros times, já o Palmeiras, ainda que tenha um plantel visivelmente mais fraco que o rival também não deveria figurar entre as quatro últimas equipes do torneio.

Considerando também que o último jogo da Copa do Brasil foi em 12/07, o último jogo da libertadores em 5/07, enquanto o brasileirão teve início em 19/05. Ambas as competições já terminaram há bastante tempo, e quanto a Copa Sul-Americana o Corinthians sequer participa e o palmeiras jogou apenas duas partidas, tais observações afastam a "desculpa" de justificar o mal desempenho no brasileiro devido ao clube disputar várias competições ao mesmo tempo.

Segue uma lista dos campões da Copa do Brasil e da Libertadores da América nos últimos 5 anos, constando a colocação em que o clube terminou no campeonato brasileiro da respectiva temporada:

Vencedor da Copa do Brasil 2011: Vasco da Gama, classificação na última rodada do brasileirão: 2º lugar.
Vencedor da Copa do Brasil 2010: Santos, classificação na última rodada do brasileirão: 8º lugar.
Vencedor da Copa do Brasil 2009: Corinthians, classificação na última rodada do brasileirão: 10º lugar.
Vencedor da Copa do Brasil 2008: Sport, classificação na última rodada do brasileirão: 11º lugar.
Vencedor da Copa do Brasil 2007: Fluminense, classificação na última rodada do brasileirão: 3º lugar.
Vencedor da Copa Libertadores 2011: Santos, classificação na última rodada do brasileirão: 10º lugar.
Vencedor da Copa Libertadores 2010: Internacional, classificação na última rodada do brasileirão: 7º lugar.
Vencedor da Copa Libertadores 2009: Não foi conquistada por um time brasileiro.
Vencedor da Copa Libertadores 2008: Não foi conquistada por um um time brasileiro.
Vencedor da Copa Libertadores 2007: Não foi conquistada por um um time brasileiro.

Os dois times ressaltados em negrito, Vasco da Gama em 2011 e Fluminense em 2007 foram exceções a essa "regra", equipes que venceram a Copa do Brasil e fizeram um belo papel no campeonato brasileiro do mesmo ano, o Vasco de 2011 inclusive fez uma bela campanha na Sul-americana torneio que disputou em paralelo ao campeonato nacional.

Essa preguiça é um mal tipicamente brasileiro, estamos habituados a ouvir que brasileiro que é brasileiro deixa tudo pra última hora, sabemos que o povo é passivo politicamente. Olha aí o exemplo da Copa do Mundo e Olimpíadas cujas obras e preparativos caminham em passos lentíssimos, provavelmente ficarão prontas somente na última hora.

Em alguns casos nota-se uma falta de profissionalismo no futebol brasileiro, essa apatia que por vezes aparece nos clubes e seleções, jogadores e outros profissionais ligados ao futebol que gozam de uma remuneração invejável para a suprema maioria da população brasileira, e que frequentemente não agem com o devido profissionalismo, o que também é um desrespeito ao torcedor que espera o melhor do seu time, ainda que a equipe não mostre um espetáculo em campo, ao menos o torcedor espera uma equipe trabalhadora, que se esforce para honrar a camisa do time e o salário que recebem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário