Olimpíadas 2012 - Expectativas para seleção brasileira de futebol masculino


Há décadas o futebol brasileiro aguarda por uma medalha de ouro nas olimpíadas, o país do futebol, os hexa campeões do mundo, dos craques do passado, dos craques milionários, o Brasil de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldos, mesmo com tudo isso ainda falta o título olímpico.

Essa situação lembra um pouco o que o sentimento que o Corinthians passava com a libertadores, um grande clube nacional com projeção mundial, que no entanto, jamais havia conquistado o título da libertadores da América, conquista que obtiveram recentemente.

Ao que tudo indica, esse é o momento!

Até porque, esse ano o Corinthians levou a libertadores, o Botafogo trouxe Seedorf, Espanha se afirmou como seleção de referência mundial, e ainda tem aquele papo dos Maias, esses fatos podem ser sinais de algo... Tá bem, parei com a brincadeira.

Falando francamente, sem bairrismo, acredito que a seleção olímpica deste ano vencerá a competição. Não digo isso por ser brasileiro, basta analisar um pouco os grupos e as equipes que vão participar, penso que assim como eu, muitos também acreditam que esse ano o Brasil será medalha de ouro no futebol masculino.

São 16 selecionados nacionais, compostos por atletas de no máximo 23 anos comportando apenas 3 exceções a essa regra, estas 16 equipes ficam dividas em 4 grupos que disputam a primeira fase, desses grupos 2 equipes se classificam para a fase eliminatória, o “mata-mata”.

O motivo dessa confiança é o plantel convocado, um time muito bom e que ainda deixou de fora outros grandes jogadores de grande potencial.

Marcelo é um lateral esquerdo chama muita atenção pela sua movimentação e projeções no ataque, é um jovem jogador titular do Real Madrid em quase todos os jogos. Enquanto na lateral direita temos o Rafael, jogador do igualmente forte Manchester United.

Thiago Silva

O zagueiro Thiago Silva de 27 anos acaba de entrar pra história como o valor mais alto já gasto em uma transferência de um zagueiro, Thiago atuou pelo Milan nos últimos anos e agora é mais uma das estrelas recém contratadas pelo Paris Saint Germain.

No meio temos jogadores jovens que foram destaques no brasileirão: Ganso e Oscar dois jogadores talentosos e muito valorizados, Casemiro e Lucas do São Paulo e Rômulo que foi contratado pela equipe do Spartk deixando o Vasco da Gama.

Ainda contando com o meia de contensão Sandro, outro meia Giuliano ambos atuando em times europeus.

Hulk

Como os dois extremos que compõe o 4-3-2-1 do Mano Menezes, temos na ponta esquerda o astro, superstar Neymar e do lado direito Hulk. Eu fiquei até um pouco surpreso com a receptividade que a torcida recebeu o Hulk na seleção, um jogador que não atuava nos gigantes europeus e com estilo de jogo bastante vinculado a força física, coisa que normalmente não agrada aos brasileiros.

Dentro da área pelo que se viu nos amistosos que antecederam a convocação, parece que Leandro Damião será o titular, tendo ainda o Alexandre Pato.

Dos jogadores que vão para as olimpíadas temos alguns atletas que foram parte da equipe campeã mundial na categoria sub-20 em 2011, são eles: Danilo, Juan, Alex Sandro, Bruno Uvini e Oscar, esse último acertou sua transferência para o campeão europeu Chelsea.

O elenco escolhido está bastante forte com vários jogadores que são destaques ou do campeonato brasileiro ou de ligas européias, a qualidade do time é o fator principal para minha confiança nessa conquista, o outro ponto é a falta de adversários a altura, entre as 16 seleções, creio que somente 3 delas possam apresentar atletas de qualidade semelhante a do Brasil, se incluirmos algumas zebras, talvez 5 times possam figurar na competição.

No próximo post falarei sobre os principais rivais e jogadores para se ter em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário