Expectativas e resultados da Euro 2012 (parte 1)

Demorei um pouco mais do que esperava pra fazer essas postagens, mas aí vai, uma breve espanação sobre  o que eu esperava e o que atingiram as 16 seleções que participaram da Euro 2012. Serão duas postagens: a primeira tratando das seleções eliminadas até as quartas de finais e a segunda sobre as 4 equipes que foram semi-finalistas, vice e campeã do torneio.

GRUPO A:
República Checa - Classificada - Eliminada nas quartas de finais
Grécia - Classificada - Eliminada nas quartas de finais
Rússia - Eliminada na fase de grupos
Polônia - Eliminada na fase de grupos

Grupo B
Alemanha - Classificada - Semi-finalista
Portugal - Classificada - Semi-finalista
Dinamarca - Eliminada na fase de grupos
Holanda - Eliminada na fase de grupos

Grupo C
Espanha - Classificada - Campeã
Itália - Classificada - Vice-Campeã
Croácia - Eliminada na fase de grupos
Irlanda - Eliminada na fase de grupos

Grupo D
Inglaterra - Classificada - Eliminada nas quartas de finais
França - Classificada - Eliminada nas quartas de finais
Ucrânia - Eliminada na fase de grupos
Suécia - Eliminada na fase de grupos

ELIMINADOS NA FASE DE GRUPOS

No grupo A, a Polônia teria dificuldades para passar já que a meu ver não tem um bom time, salvo pelo atacante de área Lewandowslki (Borussia Dortmund) e pelo goleiro Szczesny (Arsenal) foram eliminados com 2 empates e 1 derrota, o grupo terminou bastante nivelado, bastaria uma vitória contra os checos no último jogo que a Polônia se classificaria como 1ª do grupo eliminando a própria República Checa que ficaria com apenas 3 pontos. Não foi uma grande surpresa a eliminação dos poloneses.

Já o desempenho da Rússia foi algo um pouco desapontante pra mim, esses sim tinham um bom time com bons jogadores em todos os setores do campo, um excelente jogador como meia ofensivo Dzagoev, vários jogadores com bom controle de bola, bons atacantes. Ainda tinham a seu favor o entrosamento, visto que a base da seleção eram de jogadores do CSKA e Zenit já acostumados a jogar entre si. Seria uma equipe capaz de brigar pelo menos até as sem-finais não fossem eliminados tão prematuramente, Rússia e Grécia ficaram com 4 pontos e como o critério de desempate usado foi o do confronto direto a Grécia seguiu adiante na competição.

Antes do primeiro jogo eu imaginava Rússia classificada em primeiro lugar do grupo com a República checa em segundo, no entanto, passaram República checa e Grécia.  

No grupo B, a Alemanha já entrou com status de favorita e comprovou isso em campo vencendo as três partidas, a Holanda seria em tese a segunda equipe mais forte sendo vice-campeã mundial em 2010, os holandeses tiveram um desempenho terrível perdendo todos os jogos, ainda que os adversários fossem equipes de bom nível esses resultados foram muito abaixo das expectativas.

Enquanto a Holanda decepcionou, Portugal cumpriu seu trabalho vencendo a Dinamarca e a própria equipe holandesa, já os dinamarqueses obtiveram 1 vitoria e 2 derrotas, tinham uma equipe com jogadores fracos e alguns medianos no meio de um grupo com Alemanha, Holanda e Portugal a eliminação já era esperada.

Já o grupo C não teve grandes surpresas, Itália e Espanha eram as favoritas a conquistar as vagas e o fizeram, o primeiro jogo do grupo por coincidência foi uma antecipação da final, Espanha e Itália empataram em um jogo equilibrado. nos jogos seguintes a Espanha venceu seus adversários e os italianos tiveram um certo drama (tipicamente italiano) empataram contra a Croácia e depois venceram a seleção da Irlanda.

A Irlanda perdeu todos os jogos, na minha opinião eram o plantel mais fraco do grupo e seriam mesmo eliminados com facilidade, não que os irlandeses sejam horríveis, a seu favor eu destacaria uma boa capacidade nas bolas aéreas de alguns de seus jogadores e os times adversários eram bastantes fortes.

A Croácia veio com um bom time, eu particularmente respeito muito essa seleção e o esforço que fazem para levar bons times nas competições que participam mesmo com várias adversidades, nessa euro não foi diferente, tinham um bom time, com algumas limitações é claro, em destaque, o meia Luka Modric fez grandes jogos e apareceu ainda mais para o mundo, os croatas podem se despedir com orgulho sendo eliminados pelas duas equipes que foram finalistas da competição.

Por fim, no grupo D temos duas seleções com grande tradição no futebol, França e Inglaterra a quem seriam apontados como favoritas para seguir as quartas de finais, porém, a minha previsão era a classificação de Ucrânia e França.

Apesar da classificação das duas seleções mais tradicionais do grupo, os resultados foram bastante irregulares a Inglaterra empatou com a França e venceu os dois jogos seguinte pela vantagem mínima, os franceses venceram os ucranianos e perderam pros suecos, já os suecos perderam pros ucranianos. (embolado não acha?), no final, a Inglaterra ficou com 7 pontos, França 4, Ucrânia e Suécia 3.

O elenco da Suécia era mediano com destaque pro centroavante Zlatan Ibrahimovic penso que atuaram bem, venceram a França e por pouco não se classificaram. Quanto a ucrânia, pra mim especialmente foi um pouco menos do que a expectativa, o plantel era bom com jogadores bastante técnicos em especial o meia Eugene Konoplianka, ainda contam com os experientes Shevchenko e Voronin na frente, e o médio de marcação/zagueiro Tymoshchuk. Talvez tenha faltado um pouco mais de qualidade no setor defensivo para que avançassem, ou talvez, pouco mais de sorte.

ELIMINADOS NAS QUARTAS DE FINAL

A República Checa chegou as quartas de finais e perdeu para Portugal por 1 a 0, as duas equipes tinham valores relativamente equilibrados, os checos tinham a estrela do goleiro P. Cech enquanto o adversário contava com C. Ronaldo. Os portugueses jogaram bem essa euro com boa marcação na saída de bola adversária o que atrapalhou bastante o jogo técnico do meio campo da Rep. Checa (e também incomodou bastante os espanhóis no jogo seguinte).

A Grécia tem jogadores medianos no máximo, pra mim foi até uma surpresa passarem pela fase de grupos, mas o que me chama a atenção nas seleções gregas é a determinação dos atletas em campo, me lembram verdadeiros guerreiros, talvez seja essa aplicação que supera alguma deficiência de qualidade técnica, foram eliminados pela fortíssima Alemanha por um placar de 4 a 2.

França e Espanha levaram ao campo duas seleções com grandes valores, a meu ver a Espanha tem a vantagem dos jogadores que se conhecem bem, quase todos convocados ou do Barça ou do Real, e que já jogam juntos a um bom tempo e foram campeões mundiais. Enquanto a França tem os talentos espalhados entre vários times da europa, além de apresentarem desempenhos instáveis, às vezes eliminados de forma vexatória e outras marcando história com grandes exibições. Apesar de derrotados e de apresentarem uma performance não mais que mediana na primeira fase, eu gosto muito da qualidade dos jogadores franceses em termos individuais.

O último jogo das quartas de finais colocou frente a frente Itália e Inglaterra, a partida foi decidida nos pênaltis (italianos sempre conseguindo as coisas de forma dramática) onde a azurra venceu a disputa, apesar de ficarem e 0 a 0 no tempo normal, a Itália dominou o jogo criando várias chances de gol que foram desperdiçadas. A Inglaterra, há tempos vive com problemas em sua seleção, o povo cobra bastante por um bom time, se discute sobre o técnico e sobre os convocados que por vezes tem problemas entre si, outro problema é quanto a oportunidade para jogadores ingleses já que a Premier League conta com jogadores do mais alto nível de todos os cantos do mundo, a oportunidade para jogadores nacionais aparecerem fica reduzida principalmente para os jovens subirem ao time principal. Algo que eu vejo a algum tempo é uma certa apatia nas seleções inglesas.

No próximo post falarei sobre os  times que foram até as duas últimas fases da maior competição européia de seleções, EUROCOPA 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário