Comentários sobre as ligas nacionais de futebol


O segundo semestre de 2012 está com vários importantes eventos de futebol, em junho tivemos a Eurocopa, e no finalzinho de julho começaram as olimpíadas, e ainda, temos as principais ligas de futebol europeias se aproximando!

Cada país tem a sua cultura, costumes e situações diferentes, naturalmente, o mesmo ocorre com o futebol. Hoje nós temos uma certa uniformidade em relação aos campeonatos, regras e organizações que gerem o futebol em cada país, mas ainda assim, temos relevantes diferenças entre os campeonatos.

Escrevi esse artigo para mostrar como são disputadas as principais ligas nacionais de futebol ao redor do mundo.

AS TRÊS GRANDES LIGAS EUROPÉIAS


 ESPANHA

La Liga, o campeonato espanhol tem várias das maiores estrelas do futebol internacional, o campeonato espanhol está com muito prestígio atualmente devido aos jogadores, e também do sucesso dos clubes e da seleção em disputas internacionais.

Equipes: 20
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

ITÁLIA

Outro campeonato extremamente tradicional na Europa, com times muito fortes e vários importantes jogadores internacionais. Nos últimos anos tem sido um campeonato bastante competitivo, nivelado em alto nível.

Equipes: 20
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

INGLATERRA

A Premier League inglesa provavelmente é o campeonato que tem o maior valor de investimentos financeiros necessários para manter as várias equipes de elencos milionários, um campeonato muito tradicional, várias equipes tem torcedores espalhados em todo mundo.

Equipes: 20
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

LIGAS FORTES E TRADICIONAIS DA EUROPA


ALEMANHA

A bundesliga 2012/2013 começa em agosto e termina em maio, o campeonato alemão vem chamando atenção não só pelo espetáculo em campo, tem sido também um sucesso de público nos estádios com médias de expectadores invejáveis.

Equipes: 18
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

FRANÇA

A França que tem vários craques de futebol também tem um belo campeonato nacional, muito embora, alguns dos melhores jagores franceses atuem em outras ligas européias, algo marcante no campeonato francês é a presença de atletas com base no continente africano, além de outras contratações da américa latina.

Equipes: 20
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

HOLANDA

A Eredivise é a primeira divisão do futebol holandês, um campeonato tradicional com times de grande importância histórica, atualmente, essa liga revela muitos jogadores que acabam sendo contratados por times das maiores ligas europeias.

Equipes: 18
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

PORTUGAL

O Campeonato português é outra liga tradicional na Europa, vários times de Portugal contam com a participação de jogadores brasileiros.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

OUTRAS LIGAS EUROPÉIAS


RÚSSIA

Anteriormente, o campeonato russo tinha início em março e terminando em dezembro, realizando todos os jogos durante o mesmo ano. Em 2011 o formato do torneio mudou para adaptar-se as grandes ligas europeias, nesse ano (2011), fizeram um tipo de adaptação do torneio que incluiu uma fase de pontos corridos seguida de uma fase eliminatória, de forma que a competição terminasse em maio do ano seguinte, tal como as outras ligas mais importantes do continente.

Agora, com o calendário ajustado, o campeonato russo começou em julho pouco dias atrás, e terá seu final em maio de 2013.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

UCRÂNIA

O que os russos fizeram em 2011 os ucranianos já haviam feito em 1992, logo após o fim da União Soviética o campeonato ucraniano foi desenvolvido e seu calendário de jogos seguia o padrão comum de outros países, a começar no segundo semestre de um ano até meados do ano seguinte.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

BÉLGICA

Os belgas já conhecem e praticam o futebol há várias décadas, ainda que a Jupiler Pro League seja parte de um “terceiro escalão” europeu, os clubes belgas são responsáveis por revelar ao mundo além dos jogadores nacionais, jogadores de outros países incluindo também atletas naturais de países africanos, alguns jogadores que hoje atuam nas grandes ligas foram formados na Bélgica.

Estranho mesmo é o formato da competição que começa utilizando o sistema normal de pontos corridos, e num segundo momento inicia uma nova apuração por pontos corridos entre grupos de acordo com sua classificação anterior.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos complexos.

REPÚBLICA TCHECA

Outra nação de muita tradição no futebol mas que não tem um campeonato de grande projeção, os times tchecos revelam jogadores notáveis que frequentemente são contratados por clubes das grandes e médias ligas européias.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

DEMAIS LIGAS DO REINO UNIDO


ESCÓCIA

A Premier League é a primeira divisão do campeonato escocês, com apenas 12 times e com um sistema estranho de competição. Todos os times se enfrentam 3 vezes, após essas 33 partidas, a tabela é dividida ao meio, e os 6 primeiros times jogam 5 partidas entre si, da mesma forma, os 6 times da parte de baixo da tabela se enfrentam uma vez. A classificação final se dá com a somatória dos pontos nesses 38 jogos. A data de início e término da competição acompanha o padrão de julho até maio.

Equipes: 12
Sistema: Pontos corridos alternativo. São realizadas 33 rodadas onde todos jogam contra todos 3 vezes, além de 5 jogos adicionais.

PAÍS DE GALES

Os galeses possuem uma liga nacional própria que inclusive serve como meio classificatório para a UEFA Champions League, porém, alguns dos principais clubes do País de Gales participam de ligas inglesas.

Equipes: 12

 IRLANDA DO NORTE E IRLANDA ( A irlanda não faz parte do reino unido, mas eu inclui aqui pra facilitar a organização do post).

Ambos os países tem uma população que adora futebol, porém, são mais inclinados para dar atenção a liga inglesa do que as próprias ligas nacionais.


PRINCIPAIS LIGAS DA AMÉRICA DO SUL


BRASIL

Aqui no Brasil como vocês sabem termos o nosso campeonato brasileiro, a liga nacional tem mudado quase que acompanhando o momento econômico do país, atualmente o futebol brasileiro paga salários bastante elevados, alguns times mantém gastos semelhantes aos de clubes médios europeus, ou mesmo, alguns jogadores e técnicos especificamente recebem um salário bastante elevado comparado ao que era antes.

Algo que chama atenção no campeonato brasileiro é a imprevisibilidade, sendo quase impossível apontar um vencedor antes do campeonato começar, esse aspecto dá um charme maior a competição. Uma competição nacional que toma uma proporção quase continental, devido ao vasto território brasileiro.

A liga brasileira apresenta um calendário diferente do europeu, devido a razões climáticas e culturais, o campeonato brasileiro tem início em maio e término em dezembro, cada equipe disputando 38 jogos, em meio ao campeonato Brasileiro frequentemente ocorrem competições internacionais da seleção brasileira, como neste ano ocorre com a olimpíadas, em outras ocasiões ocorre com a Copa do Mundo, Copa das Confederações, etc, alguns times sofrem com desfalques de jogadores importantes que estão servindo a seleção.

Outra crítica quanto ao calendário do futebol brasileiro é referente a grande quantidade de jogos os times disputam durante uma temporada, além do campeonato brasileiro, existem ainda os campeonatos estaduais, a copa do Brasil e possivelmente um torneio continental caso o clube tenha conseguido essa classificação.

Por fim, uma terceira crítica que pesa contra o calendário está relacionada a dificuldade de harmonizar-se com a janela de transferências dos clubes europeus, que ocorre duas vezes no ano, uma no início da temporada entre meados de maio a agosto e outra no intervalo de dezembro e janeiro, nessa época o campeonato brasileiro já está em curso.

Ainda que pesem essas críticas, a liga nacional brasileira é um grande atrativo para a população, um povo apaixonado por futebol e torce bastante pro seu time de coração. Esse torneio também é conhecido por ser uma grande vitrine de jogadores, frequentemente um atleta chama atenção de clubes internacionais com poder aquisitivo e que buscam jogadores de qualidade.

Equipes: 20
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

ARGENTINA

Argentina e Brasil são reconhecidamente as duas maiores potências do futebol latino-americano, na minha opinião, o campeonato brasileiro é ligeiramente mais qualificado que o dos rivais hermanos, o que não faz desta uma liga fraca.

A temporada de futebol na argentina possui dois torneios ( Apertura e Clausura ), ou seja, são dois campeonatos nacionais por ano. O calendário acompanha as datas europeias, em julho/agosto começa o torneio apertura com 19 jogos que termina em dezembro. Em fevereiro do ano seguinte tem início o torneio clausura e os outros 19 jogos que se encerram em maio. Porém, a partir de 2013 será realizada uma final em campo neutro envolvendo o vencedor do torneio inicial com o do torneio final, ficando somente um campeão.

Equipes: 20
Sistema: pontos corridos em turno de 19 jogos (apertura) + pontos corridos em returno de 19 jogos (clausura). A partir de 2013 será realizada uma final entre o melhor dos torneios.

LIGAS ASIÁTICAS


JAPÃO

A J-League é o resultado da popularização do futebol no Japão. É um campeonato de qualidade mediana sem grandes craques, conta com a presença de vários jogadores internacionais, vários deles de nacionalidade brasileira, a J-League também revela jogadores japoneses para o mercado europeu.

O calendário da J-League diverge do padrão europeu, começando em março e terminando em dezembro, o campeonato começa e termina em um único ano.

Equipes: 18
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

CHINA

A CSL (Chinese Super League) é a liga de futebol da China. Os chineses estão investindo pesado no futebol, com a contratação de atletas e treinadores estrangeiros a tendência é que essa liga cresça e o futebol fique ainda mais difundido, considerando também que a China sempre teve grande tradição esportiva.

Equipes: 16
Sistema: Turno e returno no sistema de pontos corridos.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL


EUA

Embora o nosso futebol (lá conhecido como soccer) seja mais popular entre as mulheres, o futebol masculino também vem se popularizando no país, a Major League Soccer é a primeira divisão do futebol dos Estados Unidos e do Canadá.

Seguindo os padrões americanos a MLS tem o seu formato diferente dos padrões de futebol habituais, existe uma fase com dois grupos chamados de conferência Leste e Oeste, através destes jogos os melhores clubes chegam a fase eliminatória que vai até a final chamada de MLS Cup.

Equipes: 19
Sistema: Conferências + Play-offs.

MÉXICO

A temporada de futebol no México também está crescendo e vem revelando jogadores nacionais para ligas europeias grandes e médias. Jogam os torneios apertura e clausura.

Equipes: 18
Sistema: Turno e returno, apertura e clausura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário